Arquitetura com Sentidos Projeto de Escola Inclusiva para Jovens com Perturbação do Espetro do Autismo em Brejoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Diana Isabel Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12978
Resumo: Entende-se a escola como o espaço que ocupa maior destaque nos primeiros 18 anos de vida de cada ser humano. Atendendo a esse aspeto, e ao direito intrínseco de cada criança e jovem à educação, propõe-se, com esta investigação, o desenvolvimento de uma escola inclusiva, que responda, fisicamente, a todas as necessidades dos mais variados tipos de crianças e com as mais diversas patologias físicas e/ou psíquicas. Neste âmago, este estudo irá focar-se especialmente no projeto de uma escola que responderá às necessidades de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo. Para tal, elementos como a cor, luz/sombra, materialidade, exposição à natureza, texturas, composição física do espaço, entre outros, serão analisados num contexto geral, assim como no da perturbação, de maneira que seja possível compreender de que modo os fatores ambientais influenciam o modo como se sente, trabalha ou se vive o espaço. As conclusões dessa investigação serão o mote para o desenvolvimento da proposta arquitetónica para a Escola Secundária da Brejoeira, cujo objetivo é a integração e verdadeira inclusão de todos os jovens, em especial, dos autistas. Pretende-se que a escola se assuma como um meio sensível, para o autista, e sensibilizador, para a restante comunidade escolar, ao mesmo tempo que propicie um ambiente positivo de restauro, produtividade e criatividade.
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