Plano de negócios: empresa de comércio electrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Paula Marise Martins Jorge
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1948
Resumo: O crescimento exponencial da internet potenciou profundas alterações nos comportamentos dos consumidores, dando origem a uma nova forma de comprar, o comércio electrónico. Neste trabalho é elaborado o plano de negócios da empresa G2R que propõe a comercialização de equipamentos para motociclistas exclusivamente através de uma loja online. A proposta da empresa é inovadora em Portugal pela quase inexistência de pure players 1 no mercado nacional e pela limitada oferta dos produtos comercializados pela empresa. No plano de negócios é feita a análise SWOT da empresa, indo um pouco mais além com a SWOT sistémica (que permite incorporar o factor tempo à análise), são definidos os objectivos, estratégia e acções para os próximos anos. A estratégia da empresa inclui a internacionalização para ao Brasil, mercado cuja análise foi considerada. O Marketing-Mix é descrito à luz da teoria para empresas de serviços, acrescentando as parcerias aos 7 Ps já conhecidos. É feita uma análise profunda aos recursos necessários para a implementação, dando relevância ao Website, ponto de contacto entre a empresa e os clientes. Abordamos ainda a necessidade de controlo do negócio e as ferramentas existentes para este fim. Da análise financeira do negócio concluímos que a perspectiva de crescimento das vendas é bastante positiva, que as necessidades de financiamento são baixas e que a estrutura de custos fixos é leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade elevada com um VAL2 de 49.933, uma TIR3 66,42% e um payback de 4 anos do ponto de vista do investidor.
id RCAP_02302882c1ea969123757d71125566bb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios: empresa de comércio electrónicoPlano de negócioComércio electrónicoWebsiteMotociclistaBusiness plane-commerceMotorcycleO crescimento exponencial da internet potenciou profundas alterações nos comportamentos dos consumidores, dando origem a uma nova forma de comprar, o comércio electrónico. Neste trabalho é elaborado o plano de negócios da empresa G2R que propõe a comercialização de equipamentos para motociclistas exclusivamente através de uma loja online. A proposta da empresa é inovadora em Portugal pela quase inexistência de pure players 1 no mercado nacional e pela limitada oferta dos produtos comercializados pela empresa. No plano de negócios é feita a análise SWOT da empresa, indo um pouco mais além com a SWOT sistémica (que permite incorporar o factor tempo à análise), são definidos os objectivos, estratégia e acções para os próximos anos. A estratégia da empresa inclui a internacionalização para ao Brasil, mercado cuja análise foi considerada. O Marketing-Mix é descrito à luz da teoria para empresas de serviços, acrescentando as parcerias aos 7 Ps já conhecidos. É feita uma análise profunda aos recursos necessários para a implementação, dando relevância ao Website, ponto de contacto entre a empresa e os clientes. Abordamos ainda a necessidade de controlo do negócio e as ferramentas existentes para este fim. Da análise financeira do negócio concluímos que a perspectiva de crescimento das vendas é bastante positiva, que as necessidades de financiamento são baixas e que a estrutura de custos fixos é leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade elevada com um VAL2 de 49.933, uma TIR3 66,42% e um payback de 4 anos do ponto de vista do investidor.The exponential growth on the internet empowered profound changes in the consumer’s behaviour, giving origin to a new way to buy, the e-commerce. In this study the business plan for G2R is developed, this firm proposes to sell all types of motorcycle gear exclusively by an online shop. This proposition is especially innovative considering the near inexistence of pure players1 in the national market and because of the lack of offer in Portugal of the sold products. In this business plan we make the SOWT analysis, and we go a bit further with the Systemic SWOT (allows us to incorporate the time factor), define the objectives, strategy and actions for the next years. The firm´s strategy includes the internationalization to Brazil, market also analyzed in this study. The Marketing-mix is described in this business plan according to the existing theory for service companies, adding the partnerships to the known 7 Ps. The resources needed for the implementation are analyzed, giving relevance to the website, first contact point to the customer. The control of the business is also defined, along with the existing tools for that purpose. From the financial analysis of the business we conclude that the perspective of growth in revenue is very positive, the need for founding is low and the fixed cost structure is light. The conclusions are that the Project has a high profitability, with a NPV2 of 49.933, an IRR3of 66,42% and a payback of 4 years, from the investors point of view.2010-07-21T10:59:07Z2010-07-21T00:00:00Z2010-07-212009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1948porSimões, Paula Marise Martins Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:14.616843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
title Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
spellingShingle Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
Simões, Paula Marise Martins Jorge
Plano de negócio
Comércio electrónico
Website
Motociclista
Business plan
e-commerce
Motorcycle
title_short Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
title_full Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
title_fullStr Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
title_full_unstemmed Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
title_sort Plano de negócios: empresa de comércio electrónico
author Simões, Paula Marise Martins Jorge
author_facet Simões, Paula Marise Martins Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Paula Marise Martins Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócio
Comércio electrónico
Website
Motociclista
Business plan
e-commerce
Motorcycle
topic Plano de negócio
Comércio electrónico
Website
Motociclista
Business plan
e-commerce
Motorcycle
description O crescimento exponencial da internet potenciou profundas alterações nos comportamentos dos consumidores, dando origem a uma nova forma de comprar, o comércio electrónico. Neste trabalho é elaborado o plano de negócios da empresa G2R que propõe a comercialização de equipamentos para motociclistas exclusivamente através de uma loja online. A proposta da empresa é inovadora em Portugal pela quase inexistência de pure players 1 no mercado nacional e pela limitada oferta dos produtos comercializados pela empresa. No plano de negócios é feita a análise SWOT da empresa, indo um pouco mais além com a SWOT sistémica (que permite incorporar o factor tempo à análise), são definidos os objectivos, estratégia e acções para os próximos anos. A estratégia da empresa inclui a internacionalização para ao Brasil, mercado cuja análise foi considerada. O Marketing-Mix é descrito à luz da teoria para empresas de serviços, acrescentando as parcerias aos 7 Ps já conhecidos. É feita uma análise profunda aos recursos necessários para a implementação, dando relevância ao Website, ponto de contacto entre a empresa e os clientes. Abordamos ainda a necessidade de controlo do negócio e as ferramentas existentes para este fim. Da análise financeira do negócio concluímos que a perspectiva de crescimento das vendas é bastante positiva, que as necessidades de financiamento são baixas e que a estrutura de custos fixos é leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade elevada com um VAL2 de 49.933, uma TIR3 66,42% e um payback de 4 anos do ponto de vista do investidor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-07-21T10:59:07Z
2010-07-21T00:00:00Z
2010-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1948
url http://hdl.handle.net/10071/1948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134741475098624