Aliança estratégica como catalisador de negócios: Plano de negócios UP (União de Produtores)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alho, Fernando Manuel Jorge da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31229
Resumo: Ao longo do último decénio, a distribuição transformou-se consideravelmente, beneficiando de inovações tecnológicas que possibilitaram novas formas de compra, estimuladas, mais recentemente, pela pandemia COVID-19. Consequentemente, o e-commerce, em particular o alimentar, registou um notável crescimento. O processo logístico associado à distribuição alimentar tem-se complexificado, com a importação de produtos que percorrem milhares de quilómetros, impactando no ambiente, na saúde e na segurança alimentar. Perante este contexto de transformação disruptiva, a reaproximação dos produtores aos consumidores poderá melhorar o fluxo de informação sobre as necessidades mútuas, nomeadamente da qualidade e da sustentabilidade produtiva, reforçando a relação de confiança e, simultaneamente, permitindo a redução de custos. O presente plano de negócios foca-se na criação de uma aliança de produtores portugueses, que facilite o desenvolvimento de negócios, aproxime os consumidores, promova a partilha de recursos e potencie o crescimento e a criação de valor dos seus associados. O associativismo constitui uma solução financeiramente acessível, de risco reduzido, proporcionando acesso a negócios, informação e volume, enfatizando as dimensões do branding e do marketing, inalcançáveis individualmente. A União de Produtores (UP) concentrar-se-á no desenvolvimento de um conjunto de iniciativas inovadoras, alavancando e capitalizando as potencialidades resultantes do efeito de escala e da diversidade de conhecimento e de capacitação dos seus associados. Releva-se, destas ações, a criação de um supermercado online assente numa plataforma tecnologicamente evoluída, a implementação de uma estratégia comercial, estruturada numa política diferenciada de marketing e no desenvolvimento logístico facilitador de um serviço de qualidade, em prazos concorrenciais e a custo reduzido.
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