As narrativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3014 |
Resumo: | A disciplina de História e Geografia de Portugal deve ser encarada como uma disciplina que possibilita ao aluno conhecer o passado, para que, a partir dele, se possa perspetivar o futuro. Ao centrar-se na formação da pessoa e na sua inserção na vida social, esta disciplina facilitará a integração do aluno na sociedade e conduzi-lo-á à descoberta de uma identidade comum. Neste sentido, o professor de História deve potenciar o desenvolvimento do espírito crítico dos seus alunos, para que se tornem cidadãos com uma participação ativa na vida social e política. Desta forma, atualmente, um dos maiores desafios que se coloca aos docentes e à escola diz respeito à adequação das estratégias do processo do ensino e aprendizagem, de modo a tornarem as suas aulas mais motivadoras, tendo em conta os pontos de interesse dos seus alunos e a sua faixa etária. Não obstante, é importante que as aulas sejam encaradas como um elemento construtivo do processo educativo e que permitam a realização de aprendizagens significativas por parte dos alunos. É neste contexto que surge a narrativa como recurso didático, a partir da qual os alunos têm a possibilidade de experienciar atividades diversas. Assim, o estudo que se apresenta pretende perceber o contributo da narrativa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal, na perspetiva de que a construção de narrativas pelos alunos potencia a consolidação dos conteúdos e, ao mesmo tempo, permite o desenvolvimento de competências ao nível da escrita do português e da organização das ideias, promovendo aprendizagens significativas, e, ainda, o despertar da curiosidade intelectual dos alunos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de três aulas lecionadas a uma turma do 5ª ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Os seus resultados permitiram perceber as potencialidades da utilização da narrativa enquanto recurso didático e a criatividade que hoje se exige ao professor para selecionar estratégias e desenvolver recursos que motivem os alunos nas suas aprendizagens. Palavras-chave: História e Geografia de Portugal, estratégia de ensino e aprendizagem, recursos didáticos, narrativa |
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As narrativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 5º ano de escolaridadeEnsino da História e Geografia de PortugalEnsino Básico (2º ciclo) - 5º anoRecursos educativosA disciplina de História e Geografia de Portugal deve ser encarada como uma disciplina que possibilita ao aluno conhecer o passado, para que, a partir dele, se possa perspetivar o futuro. Ao centrar-se na formação da pessoa e na sua inserção na vida social, esta disciplina facilitará a integração do aluno na sociedade e conduzi-lo-á à descoberta de uma identidade comum. Neste sentido, o professor de História deve potenciar o desenvolvimento do espírito crítico dos seus alunos, para que se tornem cidadãos com uma participação ativa na vida social e política. Desta forma, atualmente, um dos maiores desafios que se coloca aos docentes e à escola diz respeito à adequação das estratégias do processo do ensino e aprendizagem, de modo a tornarem as suas aulas mais motivadoras, tendo em conta os pontos de interesse dos seus alunos e a sua faixa etária. Não obstante, é importante que as aulas sejam encaradas como um elemento construtivo do processo educativo e que permitam a realização de aprendizagens significativas por parte dos alunos. É neste contexto que surge a narrativa como recurso didático, a partir da qual os alunos têm a possibilidade de experienciar atividades diversas. Assim, o estudo que se apresenta pretende perceber o contributo da narrativa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal, na perspetiva de que a construção de narrativas pelos alunos potencia a consolidação dos conteúdos e, ao mesmo tempo, permite o desenvolvimento de competências ao nível da escrita do português e da organização das ideias, promovendo aprendizagens significativas, e, ainda, o despertar da curiosidade intelectual dos alunos. Esta investigação foi desenvolvida a partir de três aulas lecionadas a uma turma do 5ª ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Os seus resultados permitiram perceber as potencialidades da utilização da narrativa enquanto recurso didático e a criatividade que hoje se exige ao professor para selecionar estratégias e desenvolver recursos que motivem os alunos nas suas aprendizagens. Palavras-chave: História e Geografia de Portugal, estratégia de ensino e aprendizagem, recursos didáticos, narrativa2024-07-30T00:00:00Z2021-07-30T00:00:00Z2021-07-302021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3014TID:202751031porSilva, Diana Catarina Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.840609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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