Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875 |
Resumo: | Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos. |
id |
RCAP_023b8017039d10168b9c2d4d9692fd1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino BásicoPortuguêsEscrita criativaPoesiaPortugueseCreative writingPoetryEste relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.The main aim of this dissertation is to study how students can improve writing skills through poetry. This study was brought up in the Prática de Ensino Supervisionada II area and it involves a 5th grade class and the Portuguese Language subject. The problem statement relies on three guiding questions: 1) How does poetry influence creative writing? 2) How does the writing of poetry develop creativity? 3 ) What kinds of activities do help the development of creative writing? In order to comply with these objectives, a qualitative methodology was chosen and observations, written documents (especially the students’ written productions) and photographs were used. These sources allowed the researcher to answer the problem statement, to study it and to get to conclusions regarding the influence of poetry in creative writing skills. Throughout this study several types of activities were taken in which all the students participated. Since poetry is linked to emotions and sensations, the poetry writing can be an important starting point to develop creative writing and creativity. In a general way, this dissertation concluded that in a first stage the writing activities should be guided and then the complexity should be gradually increased so that students can become more autonomous.2017-06-26T15:43:04Z2017-03-23T00:00:00Z2017-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1875TID:201708787porLopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:35.288206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
title |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira Português Escrita criativa Poesia Portuguese Creative writing Poetry |
title_short |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico |
author |
Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira |
author_facet |
Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Escrita criativa Poesia Portuguese Creative writing Poetry |
topic |
Português Escrita criativa Poesia Portuguese Creative writing Poetry |
description |
Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26T15:43:04Z 2017-03-23T00:00:00Z 2017-03-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875 TID:201708787 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875 |
identifier_str_mv |
TID:201708787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131530940907520 |