Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
Resumo: Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.
id RCAP_023b8017039d10168b9c2d4d9692fd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino BásicoPortuguêsEscrita criativaPoesiaPortugueseCreative writingPoetryEste relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.The main aim of this dissertation is to study how students can improve writing skills through poetry. This study was brought up in the Prática de Ensino Supervisionada II area and it involves a 5th grade class and the Portuguese Language subject. The problem statement relies on three guiding questions: 1) How does poetry influence creative writing? 2) How does the writing of poetry develop creativity? 3 ) What kinds of activities do help the development of creative writing? In order to comply with these objectives, a qualitative methodology was chosen and observations, written documents (especially the students’ written productions) and photographs were used. These sources allowed the researcher to answer the problem statement, to study it and to get to conclusions regarding the influence of poetry in creative writing skills. Throughout this study several types of activities were taken in which all the students participated. Since poetry is linked to emotions and sensations, the poetry writing can be an important starting point to develop creative writing and creativity. In a general way, this dissertation concluded that in a first stage the writing activities should be guided and then the complexity should be gradually increased so that students can become more autonomous.2017-06-26T15:43:04Z2017-03-23T00:00:00Z2017-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1875TID:201708787porLopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:16Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:35.288206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
title Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
Português
Escrita criativa
Poesia
Portuguese
Creative writing
Poetry
title_short Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_sort Uma visão da escrita criativa através da poesia no 2.º ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
author_facet Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Patrícia Alexandra Marinho Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Português
Escrita criativa
Poesia
Portuguese
Creative writing
Poetry
topic Português
Escrita criativa
Poesia
Portuguese
Creative writing
Poetry
description Este relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, envolvendo uma turma de 5º ano, na área disciplinar de Português e, teve como foco principal trabalhar a escrita criativa através da poesia. Desta forma, foram propostas três questões de orientação: 1) Como a poesia influencia a escrita criativa?; 2) De que forma a escrita de poemas desenvolve a criatividade; 3) Que tipo de atividades ajudam a desenvolver a escrita criativa?. Para desenvolver este estudo elegeu-se uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se a observações, documentos escritos, em particular as produções escritas dos alunos e, registos fotográficos. A recolha dos documentos acima mencionados permitiu responder às questões-problema, analisar e tirar conclusões acerca da influência da poesia na escrita criativa. Através deste estudo, em que o principal objetivo foi trabalhar a escrita criativa através da poesia, foram desenvolvidas atividades bastante diversificadas, de modo a que todos os alunos conseguissem participar. Como a poesia está ligada às emoções e sensações, a escrita de poemas poderá ser um bom ponto de partida para o desenvolvimento da escrita criativa e da criatividade. De uma forma geral, foi observado que numa fase inicial as atividades de escrita devem ser mais orientadas, para depois se aumentar o grau de dificuldade, tornando os alunos cada vez mais autónomos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26T15:43:04Z
2017-03-23T00:00:00Z
2017-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
TID:201708787
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1875
identifier_str_mv TID:201708787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131530940907520