Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820
Resumo: Numa sociedade global cada vez mais competitiva em que aos avanços tecnológicos se dão a um nível frenético, acredita-se que a escola, para alcançar os objetivos e metas educacionais a que se propõe, tenha que adaptar as metodologias de ensino aprendizagem tornando-as apelativas para as crianças. A leitura e a escrita são competências elementares a adquirir pelas crianças no ensino básico, assim como o desenvolvimento da criatividade é essencial para que as crianças desenvolvam uma consciência crítica e ativa das suas aprendizagens. Nesse contexto, promover o gosto pela leitura e escrita de uma forma criativa, apelando também ao desenvolvimento da criatividade das crianças, tornou-se o desejo inerente à construção deste estudo investigativo. A presente dissertação expõe um trabalho investigativo no âmbito da promoção da criatividade e do gosto pela leitura e escrita, construído nos moldes de uma oficina de escrita criativa - aplicando metodologias de estudo e práticas da poesia concreta e experimental - em contexto escolar, nomeadamente, em três turmas do 1º ciclo do ensino básico (2º, 3º e 4º anos de escolaridade), pertencentes ao Centro Escolar de Vila Cova. O tipo de metodologia utilizado foi a investigação-ação. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando questionários e entrevistas. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que a oficina de escrita implementada contribui para promover o desenvolvimento criativo das crianças em estudo, assim como o seu gosto pela leitura e escrita. Neste sentido, este estudo parece ser uma proposta válida, capaz de servir de exemplo de boas práticas de ensino fomentadoras da criatividade e promotoras da escrita e leitura nas crianças do ensino básico.
id RCAP_916d963b0eba40fc7908699df441f3cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEBCriatividadeEscrita e leituraEscrita criativaPoesia concreta/experimentalCreativityWriting and readingCreative writingConcrete poetry/experimentalNuma sociedade global cada vez mais competitiva em que aos avanços tecnológicos se dão a um nível frenético, acredita-se que a escola, para alcançar os objetivos e metas educacionais a que se propõe, tenha que adaptar as metodologias de ensino aprendizagem tornando-as apelativas para as crianças. A leitura e a escrita são competências elementares a adquirir pelas crianças no ensino básico, assim como o desenvolvimento da criatividade é essencial para que as crianças desenvolvam uma consciência crítica e ativa das suas aprendizagens. Nesse contexto, promover o gosto pela leitura e escrita de uma forma criativa, apelando também ao desenvolvimento da criatividade das crianças, tornou-se o desejo inerente à construção deste estudo investigativo. A presente dissertação expõe um trabalho investigativo no âmbito da promoção da criatividade e do gosto pela leitura e escrita, construído nos moldes de uma oficina de escrita criativa - aplicando metodologias de estudo e práticas da poesia concreta e experimental - em contexto escolar, nomeadamente, em três turmas do 1º ciclo do ensino básico (2º, 3º e 4º anos de escolaridade), pertencentes ao Centro Escolar de Vila Cova. O tipo de metodologia utilizado foi a investigação-ação. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando questionários e entrevistas. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que a oficina de escrita implementada contribui para promover o desenvolvimento criativo das crianças em estudo, assim como o seu gosto pela leitura e escrita. Neste sentido, este estudo parece ser uma proposta válida, capaz de servir de exemplo de boas práticas de ensino fomentadoras da criatividade e promotoras da escrita e leitura nas crianças do ensino básico.In an increasingly competitive global society in which the technological advances occur at a frenetic level , it is believed that the school to achieve the educational goals and objectives that are proposed , has to adapt teaching methodologies learning making them appealing for children. Reading and writing are basic skills to be acquired by children in primary education, and the development of creativity is essential for children to develop a critical and active awareness of their learning. In this context, promote a love of reading and writing in a creative way, also calls for the development of creativity of children, became the desire inherent in the construction of this investigative study. This dissertation presents a investigative work in the context of promoting creativity and the love of reading and writing, built along the lines of a creative writing workshop - applying methodologies of study and practice of concrete and experimental poetry - in schools, in particular, three classes of the 1st cycle of basic education (2nd, 3rd and 4th years of schooling), belonging to the school Centre Vila Cova. The type of methodology used was research - action. Research in this field use of several instruments for data collection, focusing on questionnaires and interviews. It was verified by the results obtained, the writing workshop implemented contributes to promoting the creative development of children in the study, as well as their love of reading and writing. Thus, this study seems to be a valid proposal, able to serve as an example of good practice in teaching fomenting creativity and promoters of reading and writing in primary school children.2017-03-29T11:55:13Z2016-07-24T00:00:00Z2016-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1820TID:201668009porPenalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:18Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:16.957240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
title Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
spellingShingle Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho
Criatividade
Escrita e leitura
Escrita criativa
Poesia concreta/experimental
Creativity
Writing and reading
Creative writing
Concrete poetry/experimental
title_short Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
title_full Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
title_fullStr Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
title_full_unstemmed Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
title_sort Contributos da escrita criativa na fomentação da criatividade e no gosto pela escrita e leitura: Uma investigação-ação no 1º CEB
author Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho
author_facet Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penalva, Cátia Brígida Pinto de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Escrita e leitura
Escrita criativa
Poesia concreta/experimental
Creativity
Writing and reading
Creative writing
Concrete poetry/experimental
topic Criatividade
Escrita e leitura
Escrita criativa
Poesia concreta/experimental
Creativity
Writing and reading
Creative writing
Concrete poetry/experimental
description Numa sociedade global cada vez mais competitiva em que aos avanços tecnológicos se dão a um nível frenético, acredita-se que a escola, para alcançar os objetivos e metas educacionais a que se propõe, tenha que adaptar as metodologias de ensino aprendizagem tornando-as apelativas para as crianças. A leitura e a escrita são competências elementares a adquirir pelas crianças no ensino básico, assim como o desenvolvimento da criatividade é essencial para que as crianças desenvolvam uma consciência crítica e ativa das suas aprendizagens. Nesse contexto, promover o gosto pela leitura e escrita de uma forma criativa, apelando também ao desenvolvimento da criatividade das crianças, tornou-se o desejo inerente à construção deste estudo investigativo. A presente dissertação expõe um trabalho investigativo no âmbito da promoção da criatividade e do gosto pela leitura e escrita, construído nos moldes de uma oficina de escrita criativa - aplicando metodologias de estudo e práticas da poesia concreta e experimental - em contexto escolar, nomeadamente, em três turmas do 1º ciclo do ensino básico (2º, 3º e 4º anos de escolaridade), pertencentes ao Centro Escolar de Vila Cova. O tipo de metodologia utilizado foi a investigação-ação. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando questionários e entrevistas. Verificou-se, através dos resultados obtidos, que a oficina de escrita implementada contribui para promover o desenvolvimento criativo das crianças em estudo, assim como o seu gosto pela leitura e escrita. Neste sentido, este estudo parece ser uma proposta válida, capaz de servir de exemplo de boas práticas de ensino fomentadoras da criatividade e promotoras da escrita e leitura nas crianças do ensino básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-24T00:00:00Z
2016-07-24
2017-03-29T11:55:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820
TID:201668009
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1820
identifier_str_mv TID:201668009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131528156938240