As crianças como mercado influenciador : a influência das crianças na tomada de decisão dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Mariana Pereira Campos e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19319
Resumo: O segmento infantil é um mercado cada vez mais forte e importante para as marcas. O potencial deste mercado pode oferecer uma grande oportunidade a ser explorada pelos marketeers, visto que envolve grandes valores monetários devido à influência que as crianças têm sobre os pais. A crescente importância do marketing infantil foi um dos principais motivos para a concretização desta investigação. O principal objetivo deste trabalho é avaliar a influência das crianças na tomada de decisão de compra dos pais, numa perspetiva parental. Além disso, pretende-se avaliar se fatores como a idade e género da criança, estado civil e rendimento dos pais, afetam a influência exercida das mesmas nos pais. Será ainda analisado o poder que os agentes de socialização têm sobre as crianças e também as categorias de produtos em que a influência é maior. O método de recolha de dados utilizado nesta investigação foi o inquérito por questionário, de forma a recolher dados quantitativos. O questionário engloba essencialmente perguntas fechadas para uma melhor compreensão e comparação. Na totalidade obteve-se 200 respostas válidas. Relativamente aos principais resultados obtidos, concluiu-se que as crianças conseguem realmente influenciar a decisão dos pais e que a opinião destas é muito importante. Os agentes de socialização mais influentes são a família e a publicidade. Em relação à idade, foi possível perceber que quanto mais velha a criança maior a influência. Além disso, no que diz respeito ao género, confirmou-se que as meninas influenciam mais do que os meninos. Foi também possível concluir que filhos de pais solteiros influenciam mais, tal como de pais com rendimentos superiores.
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