A gestão de risco de crédito no processo de vendas: estudo de caso: pequenas e médias empresas do distrito do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12564 |
Resumo: | Esta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júri |
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A gestão de risco de crédito no processo de vendas: estudo de caso: pequenas e médias empresas do distrito do PortoRisco de créditoGestão de riscoAceitação do clientePolíticas de créditoCredit riskCredit policyRisk managementClient acceptanceAuditoriaEsta versão não contém as críticas e sugestões dos elementos do júriO elevado número de pequenas e médias empresas no tecido empresarial português e as suas dificuldades estruturais em matéria de prazos excessivos de recebimentos representam um dos fatores mais críticos de falta de competitividade do mercado (Machado-da-Silva & Barbosa, 2002). Daí que o objetivo da presente dissertação tenha sido o de tentar perceber de que forma é realizada a gestão do risco de crédito no processo de vendas nas pequenas e médias empresas do distrito do Porto. Esta dissertação foi dividida em duas partes: a revisão da literatura e o estudo empírico. A revisão da literatura começou pela abordagem do conceito de gestão de risco e a problemática da gestão dos riscos de negócio, a sua aplicação ao processo de concessão de crédito de uma empresa, e termina com a identificação dos parâmetros que definem uma pequena e média empresa. De acordo com Kock (1993), a análise de crédito consiste essencialmente na análise do risco de incumprimento no pagamento, na qual o analista de crédito se esforça por avaliar a capacidade e o desejo que o cliente tem para pagar a dívida. A opção metodológica foi escolhida com o intuito de obter resultados para a realização do estudo. Assim, por um lado, a metodologia quantitativa foi utilizada de forma a obter resultados concretos e fiáveis. Por outro lado, o método qualitativo pretendeu complementar e comprovar a metodologia quantitativa. Os resultados obtidos transmitem a ideia de que o risco de crédito é uma das principais preocupações da pequena e média empresa, e que o estabelecimento de critérios no processo de aceitação de novos clientes e/ou de encomendas pode ajudar à diminuição do mesmo. Uma grande parte das empresas afirmou possuir políticas de crédito e reconheceram que a existência de políticas de crédito adequadas, pode ajudar à concretização dos objetivos.The large number of small and medium-sized enterprises in the Portuguese business fabric and their structural difficulties regarding the excessive receipt deadlines represent one of the most critical factors of the market’s lack of competitiveness (Machado-da-Silva & Barbosa, 2002). As such, the purpose of the present dissertation is to understand how credit risk management is carried out in the sales process of small and medium-sized enterprises in the district of Porto. This dissertation is divided into two parts: the literature review and the empirical study. The literature review begins exploring the concept of risk management and the issue of business risk management, its application to the credit process of a firm, and ends up clarifying the definition of small and medium-sized enterprises. According to Kock (1993), the credit analysis consists essentially in the analysis of the default risk in payment, in which the credit analyst strives to evaluate the client’s capacity and desire to pay the debt. The methodological option was chosen in order to obtain results for the study. Thus, on one hand, the quantitative methodology was used in order to obtain concrete and reliable results. On the other hand, the qualitative methodology sought to complement and prove the quantitative one. The results obtained conveyed the idea that the credit risk is one of the main concerns of a small and medium-sized enterprise, and that establishing criteria for the process of accepting new clients and orders can help to reduce it. A significant share of firms affirms to have credit policies, correctly defined according to the sector where they operate. Firms consider that having adequate credit policies can help to achieve goals.Mendes, Carlos Manuel AntunesDias, Alcina Augusta de Sena PortugalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBessa, Sílvia Cristina Pereira dos Santos2019-01-07T11:38:05Z2018-10-182018-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12564TID:202104575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:52.286163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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