Relatório final de estágio pedagógico realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolo, Dora Alexandra Mateus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13177
Resumo: Numa base reflexiva, o relatório final de estágio expõe experiências do estágio pedagógico em que pretendi integrar crenças e conhecimentos profissionais/académicos adquiridos anteriormente. O estágio pedagógico expôs uma realidade da profissão docente à qual ainda não tinha acedido diretamente. Neste período de formação pessoal e profissional tomei consciência de que o quotidiano do professor não está preenchido por uma aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino, mas pela sua atuação num largo espetro de situações, dentro de um ambiente complexo e dinâmico. A complexidade do contexto real propôs-me desafios no âmbito da intervenção pedagógica, da inclusão no ensino, da relação entre os vários elementos da comunidade escolar, assim como de intervenção junto de alunos em risco de abandono escolar, com insucesso escolar ou pertencentes a grupos minoritários. A reflexão na e sobre a ação, dentro das diferentes dimensões de atuação propostas pelo modelo de formação inicial, despertou-me para a urgência de a escola e, em particular cada professor ao nível da sala de aula, combaterem a iniquidade no acesso, participação e resultados em contexto educativo, face à realidade social e económica que atravessámos. A educação física enquanto disciplina de valor inquestionável na educação integral das crianças e jovens tem um potencial relacionado com os conteúdos, as situações de aprendizagem propostas, a forma de organização das aulas e mesmo com os princípios de diferenciação de ensino, inclusão, ecletismo de experiências e flexibilidade de percursos de aprendizagem preconizados nos programas oficiais, que permitem combater a exclusão e iniquidade. Numa educação física idealizada tendo como base as relações humanas e a competência pedagógica, científica e humana do professor, os alunos podem desenvolver competências que no futuro lhes permitam serem e sentirem-se cidadãos saudáveis, livres, autónomos, conhecedores, produtivos e com poder de decisão, pelo que consigo encontrar na disciplina uma relevante função educativa, inclusiva e emancipadora.
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Neste período de formação pessoal e profissional tomei consciência de que o quotidiano do professor não está preenchido por uma aplicação mecânica de estratégias de organização e gestão do ensino, mas pela sua atuação num largo espetro de situações, dentro de um ambiente complexo e dinâmico. A complexidade do contexto real propôs-me desafios no âmbito da intervenção pedagógica, da inclusão no ensino, da relação entre os vários elementos da comunidade escolar, assim como de intervenção junto de alunos em risco de abandono escolar, com insucesso escolar ou pertencentes a grupos minoritários. A reflexão na e sobre a ação, dentro das diferentes dimensões de atuação propostas pelo modelo de formação inicial, despertou-me para a urgência de a escola e, em particular cada professor ao nível da sala de aula, combaterem a iniquidade no acesso, participação e resultados em contexto educativo, face à realidade social e económica que atravessámos. A educação física enquanto disciplina de valor inquestionável na educação integral das crianças e jovens tem um potencial relacionado com os conteúdos, as situações de aprendizagem propostas, a forma de organização das aulas e mesmo com os princípios de diferenciação de ensino, inclusão, ecletismo de experiências e flexibilidade de percursos de aprendizagem preconizados nos programas oficiais, que permitem combater a exclusão e iniquidade. Numa educação física idealizada tendo como base as relações humanas e a competência pedagógica, científica e humana do professor, os alunos podem desenvolver competências que no futuro lhes permitam serem e sentirem-se cidadãos saudáveis, livres, autónomos, conhecedores, produtivos e com poder de decisão, pelo que consigo encontrar na disciplina uma relevante função educativa, inclusiva e emancipadora.In a reflective base, this final report presents the experiences of teaching practice that integrated the beliefs and knowledge previously acquired. The teaching practice exposed a reality of teaching profession to which I had not accessed directly. This personal and professional learning period taught me that daily teachers’ work is not filled only by a mechanical application of teaching management strategies, but by a performance in a broad spectrum of situations, within a complex and dynamic environment. The complexity of school context proposed challenges within the pedagogical intervention, inclusive education, network of relationships between the elements of school and local community, as well as the intervention with students at risk of dropout, students exposed to school failure or belonging to minority groups. Reflection within the different dimensions of action proposed by the teachers’ initial training model, awakened me to the urgency of the school and in particular each teacher, fighting inequity in access, participation and results at an educational level, given the social and economic reality we are experiencing. In the integral education of children and youth, physical education has a unquestionable value and a potential related to the content, learning situations proposed, organization of physical education classes and even in the principles of learning differentiation, flexibility of learning routes and learning eclecticism present in official physical education programs that allow combat the exclusion and iniquity. A physical education based on human relationships and teachers’ pedagogical, scientific and human competence help students develop skills that allow them, in the future, to be and feel healthy, free, independent, knowledgeable and productive. This potential attribute to physical education an educational, inclusive and emancipatory function.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaCarolo, Dora Alexandra Mateus2017-02-16T14:42:57Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13177TID:201614901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:32Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:12.068689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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