Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10161 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias. |
id |
RCAP_026075f9902165184bcebe7f1a1a842a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idadeEnsino da músicaDidática da percussãoIniciação à leituraMotivaçãoProcesso criativoMarimbaCaixaMusic educationDidatic percussionReading initiationMotivationCreative processSnare drumO presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.The present internship report is the final result of the working process developed along the present academic year, on the context of the Masters in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In this work, spanned along three chapters, one tried to systematize and reflect about the Educational Practice. The first chapter focus on the data gathering, description and reflexion about the educational context at Academia de Música de Costa Cabral. In this first section, there is an analysis on the role of the educator and the formative evaluation in the learning process of children aged 5 to 8 years old. The second chapter refers to the Supervised Educational Practice, detailing both the theoretical and practical components of the internship I did at Academia de Música de Costa Cabral. This chapter also contains a brief afterthought about the usefulness of the creative process in the classroom. The chore of the last chapter is the investigation project developed that contemplated the elaboration of a method/exercise book for students initiating their practice in percussion, as a proposal to complement their classes. This process enabled the thinking about the motivation needed to teach. The final considerations allow to confirm a strong reliability in the project, making way for the continuous research of new teaching materials and strategies.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, André Filipe da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantiago, Luís Felipe Batista2017-07-31T18:46:31Z2017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10161TID:201721317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.316302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
title |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
spellingShingle |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade Santiago, Luís Felipe Batista Ensino da música Didática da percussão Iniciação à leitura Motivação Processo criativo Marimba Caixa Music education Didatic percussion Reading initiation Motivation Creative process Snare drum |
title_short |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
title_full |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
title_fullStr |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
title_full_unstemmed |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
title_sort |
Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade |
author |
Santiago, Luís Felipe Batista |
author_facet |
Santiago, Luís Felipe Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Manuel António Veríssimo de Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Dias, André Filipe da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Luís Felipe Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Didática da percussão Iniciação à leitura Motivação Processo criativo Marimba Caixa Music education Didatic percussion Reading initiation Motivation Creative process Snare drum |
topic |
Ensino da música Didática da percussão Iniciação à leitura Motivação Processo criativo Marimba Caixa Music education Didatic percussion Reading initiation Motivation Creative process Snare drum |
description |
O presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31T18:46:31Z 2017-07-19 2017-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10161 TID:201721317 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10161 |
identifier_str_mv |
TID:201721317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552658116902912 |