Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Luís Felipe Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10161
Resumo: O presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.
id RCAP_026075f9902165184bcebe7f1a1a842a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idadeEnsino da músicaDidática da percussãoIniciação à leituraMotivaçãoProcesso criativoMarimbaCaixaMusic educationDidatic percussionReading initiationMotivationCreative processSnare drumO presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.The present internship report is the final result of the working process developed along the present academic year, on the context of the Masters in Music Teaching at Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. In this work, spanned along three chapters, one tried to systematize and reflect about the Educational Practice. The first chapter focus on the data gathering, description and reflexion about the educational context at Academia de Música de Costa Cabral. In this first section, there is an analysis on the role of the educator and the formative evaluation in the learning process of children aged 5 to 8 years old. The second chapter refers to the Supervised Educational Practice, detailing both the theoretical and practical components of the internship I did at Academia de Música de Costa Cabral. This chapter also contains a brief afterthought about the usefulness of the creative process in the classroom. The chore of the last chapter is the investigation project developed that contemplated the elaboration of a method/exercise book for students initiating their practice in percussion, as a proposal to complement their classes. This process enabled the thinking about the motivation needed to teach. The final considerations allow to confirm a strong reliability in the project, making way for the continuous research of new teaching materials and strategies.Campos, Manuel António Veríssimo deFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daDias, André Filipe da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantiago, Luís Felipe Batista2017-07-31T18:46:31Z2017-07-192017-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10161TID:201721317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.316302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
title Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
spellingShingle Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
Santiago, Luís Felipe Batista
Ensino da música
Didática da percussão
Iniciação à leitura
Motivação
Processo criativo
Marimba
Caixa
Music education
Didatic percussion
Reading initiation
Motivation
Creative process
Snare drum
title_short Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
title_full Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
title_fullStr Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
title_full_unstemmed Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
title_sort Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idade
author Santiago, Luís Felipe Batista
author_facet Santiago, Luís Felipe Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Dias, André Filipe da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Luís Felipe Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Didática da percussão
Iniciação à leitura
Motivação
Processo criativo
Marimba
Caixa
Music education
Didatic percussion
Reading initiation
Motivation
Creative process
Snare drum
topic Ensino da música
Didática da percussão
Iniciação à leitura
Motivação
Processo criativo
Marimba
Caixa
Music education
Didatic percussion
Reading initiation
Motivation
Creative process
Snare drum
description O presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31T18:46:31Z
2017-07-19
2017-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10161
TID:201721317
url http://hdl.handle.net/10400.22/10161
identifier_str_mv TID:201721317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473385619456