O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Beatriz Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78484
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_94514a30fed22b9be3aa338b41fa9184
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78484
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino BásicoThe snare drum grip: implementation of strategies for the technical development of the percussionist. A research with students from 1st grade to 9th gradeCaixaDesenvolvimento técnicoGripPercussãoTécnica de caixaPercussionSnare drumSnare drum techniqueTechnical developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do projeto de estágio da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, tendo sido realizado no Conservatório de Música do Porto. A investigação teve como principais objetivos relevar a importância da correção do grip nas baquetas de caixa e, ainda, reunir diversas estratégias para a sua melhor aprendizagem. Desta forma, a problemática do presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na seguinte estratégia implementada: a inclusão de um acessório de controlo do grip nas baquetas de caixa, colocado na zona da sua pega. Partindo do princípio de que a técnica é uma componente essencial no desenvolvimento do instrumentista, pode dizer-se que uma aprendizagem menos eficiente na fase inicial dos estudos, pode causar limitações futuras de difícil debelação. Da mesma forma, para que se possa evitar um conjunto de lesões associadas aos movimentos repetidos, é crucial que os alunos aprendam a técnica correta dos instrumentos desde um estádio inicial e, sendo possível, de uma forma simples e interativa. No caso da implementação do acessório de controlo do grip nas baquetas, o principal objetivo seria compreender qual o seu impacto na técnica dos alunos no curto espaço de tempo de implementação do projeto. Através dos dados recolhidos no questionário aplicado a professores de Percussão, foi possível aferir que a maioria dos docentes afirma que, com a utilização do acessório de auxílio nas baquetas de caixa, poderá existir um impacto positivo na técnica de caixa dos alunos. No que diz respeito aos dados recolhidos nos questionários destinados os alunos, foi possível aferir que estes revelaram melhorias com a adição do acessório, tanto no grip como também no movimento da baqueta e, consequentemente, do resultado final da performance.The present Internship Report was developed in the context of the Supervised Pedagogical Practice internship project of the Master’s Degree in Music Education of University of Minho, and it was held at Music Conservatory of Porto. The main objectives of the research were to emphasize the importance of the grip correction in the snare drumsticks and also to gather several strategies for its better learning. Therefore, the issue of this pedagogical intervention project was focused on the following implemented strategy: the inclusion of a grip control accessory in the drumsticks, placed in the grip area. Assuming that technique is an essential component in the development of the instrumentalist, it can be stated that a less efficient learning at the initial phase of studies can cause future limitations difficult to overcome. Likewise, in order to avoid a number of injuries associated with repeated movements, it is crucial that students learn the correct technique of the instruments form an early stage and, if possible, in a simple and interactive way. In the case of the implementation of the grip control accessory on the drumsticks, the main objective would be to understand what impact it would have on the students’ technique in the short timeframe of the project’s implementation. Through the data collected in the questionnaire applied to percussion pedagogues, it was possible to appraise that most teachers say that, with the use of the helpful accessory for the drumsticks, there may be a positive impact on the technique of the students. The data collected from the student questionnaires, allowed us to assess that students improved when using the accessory, both in the grip and in the movement of the drumstick as, consequently, in the final result of the performance.Aroso, NunoUniversidade do MinhoMartinho, Beatriz Gonçalves2021-11-122021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78484por202996573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:30.706412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
The snare drum grip: implementation of strategies for the technical development of the percussionist. A research with students from 1st grade to 9th grade
title O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
spellingShingle O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Martinho, Beatriz Gonçalves
Caixa
Desenvolvimento técnico
Grip
Percussão
Técnica de caixa
Percussion
Snare drum
Snare drum technique
Technical development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
title_full O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
title_fullStr O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
title_sort O grip de caixa: implementação de estratégias para o desenvolvimento técnico do percussionista. Um estudo com alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
author Martinho, Beatriz Gonçalves
author_facet Martinho, Beatriz Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Beatriz Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Caixa
Desenvolvimento técnico
Grip
Percussão
Técnica de caixa
Percussion
Snare drum
Snare drum technique
Technical development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Caixa
Desenvolvimento técnico
Grip
Percussão
Técnica de caixa
Percussion
Snare drum
Snare drum technique
Technical development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12
2021-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78484
url https://hdl.handle.net/1822/78484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132922880458752