Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Joana Rosa Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41812
Resumo: O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas.
id RCAP_026472188d334308d4fb3a7694796bb0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridadeEvidência HistóricaConsciência HistóricaCompetência NarrativaMetodologia de Trabalho por ProjetoAula Expositiva DialogadaEnsino Básico 2º CicloO presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumLopes, Joana Rosa Antunes2022-09-14T11:15:34Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41812203060288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T02:15:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:44.594487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
title Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
spellingShingle Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
Lopes, Joana Rosa Antunes
Evidência Histórica
Consciência Histórica
Competência Narrativa
Metodologia de Trabalho por Projeto
Aula Expositiva Dialogada
Ensino Básico 2º Ciclo
title_short Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
title_full Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
title_fullStr Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
title_sort Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
author Lopes, Joana Rosa Antunes
author_facet Lopes, Joana Rosa Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Joana Rosa Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Evidência Histórica
Consciência Histórica
Competência Narrativa
Metodologia de Trabalho por Projeto
Aula Expositiva Dialogada
Ensino Básico 2º Ciclo
topic Evidência Histórica
Consciência Histórica
Competência Narrativa
Metodologia de Trabalho por Projeto
Aula Expositiva Dialogada
Ensino Básico 2º Ciclo
description O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T11:15:34Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41812
203060288
url http://hdl.handle.net/10400.26/41812
identifier_str_mv 203060288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130353034592256