Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41812 |
Resumo: | O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas. |
id |
RCAP_026472188d334308d4fb3a7694796bb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridadeEvidência HistóricaConsciência HistóricaCompetência NarrativaMetodologia de Trabalho por ProjetoAula Expositiva DialogadaEnsino Básico 2º CicloO presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumLopes, Joana Rosa Antunes2022-09-14T11:15:34Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41812203060288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-29T02:15:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:44.594487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
title |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade Lopes, Joana Rosa Antunes Evidência Histórica Consciência Histórica Competência Narrativa Metodologia de Trabalho por Projeto Aula Expositiva Dialogada Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
title_full |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
title_sort |
Aprendizagens em História e as estratégias pedagógicas. Um estudo com alunos/as do 6.º ano de escolaridade |
author |
Lopes, Joana Rosa Antunes |
author_facet |
Lopes, Joana Rosa Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Joana Rosa Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evidência Histórica Consciência Histórica Competência Narrativa Metodologia de Trabalho por Projeto Aula Expositiva Dialogada Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Evidência Histórica Consciência Histórica Competência Narrativa Metodologia de Trabalho por Projeto Aula Expositiva Dialogada Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado durante o estágio curricular, no ano letivo de 2020-2021, no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, do 6.º ano de escolaridade no 2.º Ciclo do Ensino Básico O estudo centrou-se no domínio dos conceitos de segunda ordem envolvendo diferentes estratégias educativas – Aula Expositiva Dialogada e Metodologia de Trabalho por Projeto –, relativamente a conteúdos referentes ao Estado Novo. Pretendeu-se apurar de que forma eram mobilizadas, apreendidas e exploradas as noções históricas considerando a aplicação de distintas metodologias educativas. Em termos metodológicos mobilizaram-se diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados –observação e inquérito por questionário – recorrendo à análise de conteúdo para o seu tratamento. Constatou-se, naturalmente, que o tempo despendido e o envolvimento das crianças variou consoante a metodologia mobilizada, mesmo considerando que se trabalhou com duas turmas que apresentam diferentes níveis de aproveitamento e interesse nas temáticas exploradas, verificou-se que, em ambos os casos, se desenvolveram competências históricas e se mobilizaram os conceitos de segunda-ordem subjacentes às tarefas propostas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14T11:15:34Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41812 203060288 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41812 |
identifier_str_mv |
203060288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130353034592256 |