As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Branco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104057
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_26a9b1f4e8bb346369ab9b87d1109984
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104057
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridadeHistorical sources in the context of the History classroom: a study with the 9th year of schoolingFontes históricasEvidência histórica3º Ciclo do Ensino BásicoCompetências históricasHistóriaHistorical sourcesHistorical evidence3rd Cycle of Basic EducationHistorical competencesHistoryRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe present study, entitled “Historical sources in the context of the History classroom: a study with the 9th year of schooling”, was carried out within the scope of the supervised pedagogical internship, which takes place in the second year of the Master in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, taught at the Faculty of Arts of the University of Coimbra.This work was guided by the following research question “What is the importance that the analysis and mobilization of historical sources assumes in the context of the classroom?”, aiming to understand if students develop historical and transversal skills through the exploration and analysis of sources, as well as how to record the progress noted in the class under study.The objectives to which it was intended to respond are: 1) Identify how the analysis of historical sources contributes to the development of historical competences in students; 2) Assess the influence that the analysis of historical sources exerts on the development of transversal skills in students, such as critical thinking; 3) Evaluate the evolution of students, through formative assessment methods.This study is composed of three fundamental chapters, a first characterizing the pedagogical internship and the work developed during the school year, the second a theoretical framework about evidence and historical sources in the classroom context, and the third concerning the pedagogical experience carried out and the discussion of the results obtained.For the application of the pedagogical experience outlined and that is the subject of this report, several activities were carried out with a heterogeneous class, from the 9th grade of schooling, starting from the completion of an initial survey, to ascertain the students' conceptions of historical source and their mobilization in the classroom and developing class tasks, mostly collaborative work, which involved exploration and direct contact with the sources.The registered trend was a slight improvement over the various activities carried out, revealing the contributions that these tasks of working with historical sources in the classroom allow to achieve, as well as their motivating factor, mentioned by the students, although they maintain the treatment of the historical source. as a source of information and do not try to use it as evidence.O presente estudo, intitulado “As fontes históricas no contexto de sala de aula de História: um estudo com o 9º ano de escolaridade”, foi realizado no âmbito do estágio pedagógico supervisionado, que decorre no segundo ano do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, ministrado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Este trabalho foi norteado pela seguinte questão de investigação “Qual a importância que a análise e mobilização das fontes históricas assume no contexto de sala de aula?”, almejando compreender se os alunos desenvolvem competências históricas e transversais através da exploração e análise de fontes, assim como registar a evolução notada na turma em estudo. Os objetivos de investigação aos quais se pretendeu dar resposta foram: 1) Identificar de que forma a análise de fontes históricas contribui para o desenvolvimento das competências históricas nos alunos; 2) Avaliar a influência que a análise de fontes históricas exerce no desenvolvimento de competências transversais nos alunos, tais como o pensamento crítico; 3) Avaliar a evolução nos alunos, através de métodos de avaliação formativa. Este estudo é composto por três capítulos fundamentais, um primeiro de caracterização do estágio pedagógico e do trabalho desenvolvido durante o ano letivo no estabelecimento de ensino, o segundo de enquadramento teórico acerca da evidência e das fontes históricas em contexto de sala de aula, e o terceiro relativo à experiência pedagógica levada a cabo e a discussão dos resultados obtidos.Para a aplicação da experiência pedagógica delineada e que é alvo do presente relatório, foram conduzidas diversas atividades com uma turma heterogénea, do 9º ano de escolaridade, partindo do preenchimento de um inquérito inicial, no sentido de apurar a conceção de Fonte Histórica dos alunos e a sua mobilização em sala de aula e desenvolvendo tarefas de aula, na sua maioria de trabalho colaborativo, que envolvessem a exploração e contacto direto com as fontes. A tendência registada foi de uma ligeira melhoria ao longo das diversas atividades realizadas, revelando os contributos que estas tarefas de trabalho de fontes históricas em sala de aula permitem alcançar assim como o seu fator motivador, referido pelos discentes, embora mantenham o tratamento da fonte histórica como manancial de informação e não procurem trabalhá-la como evidência.2022-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104057http://hdl.handle.net/10316/104057TID:203125266porSoares, Inês Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:38:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104057Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:46.876237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
Historical sources in the context of the History classroom: a study with the 9th year of schooling
title As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
spellingShingle As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
Soares, Inês Branco
Fontes históricas
Evidência histórica
3º Ciclo do Ensino Básico
Competências históricas
História
Historical sources
Historical evidence
3rd Cycle of Basic Education
Historical competences
History
title_short As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
title_full As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
title_fullStr As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
title_sort As Fontes Históricas no contexto de sala de aula de História: Um estudo com o 9º ano de escolaridade
author Soares, Inês Branco
author_facet Soares, Inês Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Inês Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes históricas
Evidência histórica
3º Ciclo do Ensino Básico
Competências históricas
História
Historical sources
Historical evidence
3rd Cycle of Basic Education
Historical competences
History
topic Fontes históricas
Evidência histórica
3º Ciclo do Ensino Básico
Competências históricas
História
Historical sources
Historical evidence
3rd Cycle of Basic Education
Historical competences
History
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104057
http://hdl.handle.net/10316/104057
TID:203125266
url http://hdl.handle.net/10316/104057
identifier_str_mv TID:203125266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099787481088