Percepciones de los formadores profesores y de los estudiantes de educación física de las Universidades Públicas de México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González Villalobos, Martín Francisco
Data de Publicação: 2016
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15028
Resumo: Esta tese teve como objetivo analisar, à luz da teoria da socialização ocupacional, as percepções que os formadores de professores de educação física, têm sobre as questões estruturais da educação física enquanto disciplina obrigatória no currículo escolar e analisar a maneira como essas percepções podem influenciar os conhecimentos, as percepções e os processos de pensamento dos estudantes candidatos a professores. O estudo envolveu 202 formadores de professores e 572 estudantes do último ano de estudo, de 12 programas de formação em educação física, pertenecente a universidades públicas do México. A informação foi recolhida através de questionários com perguntas de resposta fechada e aberta. Os dados foram tratados com recurso à estatística descritiva e à classificação automática (análise de agrupamento), e para as questões de resposta aberta utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Para os formadores, o principal objetivo da educação física é promover o gosto pela prática regular de atividades físicas e garantir a compreensão de sua importância como fator de saúde. Os estudantes valorizaram em primeira ordem os objetivos relacionados com o desenvolvimento motor e / ou desenvolvimento das capacidades condicionais e de coordenação. Os formadores e os estudantes reconheceram que o bom professor de educação física deve possuir uma vasta gama de competências, mas os formadores valorizaram mais à pratica profissional de acordo com princípios éticos e morais, enquanto que os estudantes destacaram a competência científica e pedagógica. No geral, pouco mais da metade dos professores universitários consideraram que a formação de professores em educação física nas universidades mexicanas era boa ou muito boa. Porém, 40% dos formadores indicaram que a qualidade da formação prestada não é suficiente, pelo que a consideramos como fraca ou reduzida. Três quartos dos estudantes percepcionaram-se como preparados para assumir as funções de professor de educação física. Os dados são notáveis, especialmente porque a imagem que eles têm dos programas de formação dos professores de educação física, em várias das suas dimensões formativas, foram mencionados e criticados pontualmente, e por vezes severamente.
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A informação foi recolhida através de questionários com perguntas de resposta fechada e aberta. Os dados foram tratados com recurso à estatística descritiva e à classificação automática (análise de agrupamento), e para as questões de resposta aberta utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Para os formadores, o principal objetivo da educação física é promover o gosto pela prática regular de atividades físicas e garantir a compreensão de sua importância como fator de saúde. Os estudantes valorizaram em primeira ordem os objetivos relacionados com o desenvolvimento motor e / ou desenvolvimento das capacidades condicionais e de coordenação. Os formadores e os estudantes reconheceram que o bom professor de educação física deve possuir uma vasta gama de competências, mas os formadores valorizaram mais à pratica profissional de acordo com princípios éticos e morais, enquanto que os estudantes destacaram a competência científica e pedagógica. No geral, pouco mais da metade dos professores universitários consideraram que a formação de professores em educação física nas universidades mexicanas era boa ou muito boa. Porém, 40% dos formadores indicaram que a qualidade da formação prestada não é suficiente, pelo que a consideramos como fraca ou reduzida. Três quartos dos estudantes percepcionaram-se como preparados para assumir as funções de professor de educação física. Os dados são notáveis, especialmente porque a imagem que eles têm dos programas de formação dos professores de educação física, em várias das suas dimensões formativas, foram mencionados e criticados pontualmente, e por vezes severamente.This thesis aimed to analyze, in light of the theory of occupational socialization, the physical education teacher educators´ perceptions have on the structural issues of physical education as compulsory subject in the school curriculum and analyze the way these perceptions may influence perceptions, knowledge and thought processes of students teacher candidates. The study involved 202 teachers and 572 students of the last grade, belonging to Physical Education Teacher Education from 12 public universities in Mexico. The information was collected through questionnaires with closed and open questions. The data were treated with descriptive statistics resources and the automatic classification (cluster analysis) as well as was for open questions the content analysis technique was used. For physical education teacher’s educators, the main purpose of physical education is to promote a taste for the regular practice of physical activities and ensure understanding of its importance as a health factor. Students value first order related to motor development and / or development of conditional and coordination abilities. Both, teacher educators and students recognize that good PE teacher must possess a wide range of skills, but the most prominent for teacher educators is that concerning the performance in accordance with ethical and moral principles, while students note that scientific and pedagogical competence. Overall, slightly more than half of teacher educators tend to consider physical education teacher education in mexican universities as good or very good. Although there is a percentage of 40% who believe that the quality of the teacher education provided is not sufficient, so they assess as fair or weak. Three-quarters of students have a perception of themselves as teachers prepared for Physical Education. The data is noteworthy, especially because the image they have of the program in several of his formative dimensions, which have been mentioned and criticized in a timely manner and sometimes severely.Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro daRepositório da Universidade de LisboaGonzález Villalobos, Martín Francisco2018-03-03T15:26:04Z20162016-01-01T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15028TID:101251211spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T19:01:58Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/15028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T19:01:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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