Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14668
Resumo: No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test.
id RCAP_027f72cfc077f72859c53d0ef8fe4edd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolarTinturariaCorantesCompostos orgânicosLigação químicaEspetro electromagnéticoAtividade experimentalEnsino da químicaDyeingDyeOrganic compoundsChemical bondElectromagnetic spectrumExperimental activityChemistry teachingNo ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test.Universidade de Évora2015-06-02T11:23:02Z2015-06-022012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14668http://hdl.handle.net/10174/14668porDepartamento de Químicateses@bib.uevora.pt307Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:47.742978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
title Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
spellingShingle Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
Tinturaria
Corantes
Compostos orgânicos
Ligação química
Espetro electromagnético
Atividade experimental
Ensino da química
Dyeing
Dye
Organic compounds
Chemical bond
Electromagnetic spectrum
Experimental activity
Chemistry teaching
title_short Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
title_full Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
title_fullStr Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
title_full_unstemmed Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
title_sort Tinturaria tradicional - uma abordagem em contexto escolar
author Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
author_facet Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Helena Traquete Carvalho Botelho da Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Tinturaria
Corantes
Compostos orgânicos
Ligação química
Espetro electromagnético
Atividade experimental
Ensino da química
Dyeing
Dye
Organic compounds
Chemical bond
Electromagnetic spectrum
Experimental activity
Chemistry teaching
topic Tinturaria
Corantes
Compostos orgânicos
Ligação química
Espetro electromagnético
Atividade experimental
Ensino da química
Dyeing
Dye
Organic compounds
Chemical bond
Electromagnetic spectrum
Experimental activity
Chemistry teaching
description No ensino de Química fala-se na “abordagem do quotidiano” e pretende-se “mostrar” ao aluno fenómenos químicos com que ele possa estar familiarizado. Nesta perspetiva, e considerando que o Programa de Química do 10º ano do Ensino Secundário contempla o estudo do espetro eletromagnético, da ligação covalente e uma abordagem simples sobre os compostos orgânicos, propõem-se neste trabalho um conjunto de atividades no âmbito da tinturaria tradicional que permitem exemplificar a importância que estes conceitos assumem no dia a dia e que constituem uma maneira diferente de abordar estes temas no ensino de Química. Os alunos efetuaram tingimento de fibra de lã com corantes naturais: índigo com e sem a presença de redutor em meio básico; garança, casca de cebola e pau campeche utilizando como mordentes alúmen e sulfato de cobre em concentrações diferentes e recorrendo a métodos de tingimento diferentes. Traçaram-se também os espetros de absorção molecular das soluções de mordentes e das soluções padrão de alguns dos cromóforos constituintes dos corantes utilizados, com e sem mordente, que foram relacionados com a cor da solução e, por fim, com a cor da lã tingida e o modo como se estabelece a ligação fibra de lã-mordente-cromóforo. O impacto deste trabalho no processo de aprendizagem foi avaliado através de observação de aula, relatório, teste teórico-prático, e questionário fornecidos aos alunos; ABSTRACT: An everyday life approach is promoted in Chemistry teaching and students are expected to be confronted with chemical phenomena that are familiar to them in their daily lives. Within this scope and taking into consideration that the 10th Form Chemistry Curriculum of Secondary Education includes studying the electromagnetic spectrum, covalent bonding and a simple focus on organic compounds, a set of activities on traditional dyeing are used to exemplify the importance of these concepts in daily life, which constitutes a different way of approaching these subjects in Chemical teaching. The students applied natural dyes to wool fibre: indigo (both with and without the presence of reducing agents), madder (Rubia tinctorum L.), onion, yellow skin, (Allium cepa L.) and campeachy wood (Haematoxylum campechianum L.), using alum and copper sulfate as a mordant in different concentrations and in different dyeing processes. Molecular absorption spectra were also drawn both of mordant and pattern solutions of some chromophores of these dyes (with and without mordant), which were then compared both with the colour of the solution and with the colour of the dyed wool and eventually with the way how the wool fibre-mordant-chromophore bond is set. The impact of the task on the students’ learning process was assessed using direct observation, an activity report, a quiz and a theoretical and practical test.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-02T11:23:02Z
2015-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14668
http://hdl.handle.net/10174/14668
url http://hdl.handle.net/10174/14668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Química
teses@bib.uevora.pt
307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561781014528