Transição circular: análise da perceção dos designers de moda face à utilização de materiais têxteis sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruna Filipa Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69420
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
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spelling Transição circular: análise da perceção dos designers de moda face à utilização de materiais têxteis sustentáveisCircular transition: analysis of fashion designers perception of the use of sustainable textile materialsDesigner de modaEconomia circularMateriais têxteis sustentáveisMudança pró-circularSustentabilidadeFashion designerCircular economySustainable textile materialsPro- circular changeSustainabilityCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaNas últimas duas décadas, o consumo médio anual de têxteis, ao nível mundial, aumentou de 7kg para 13kg por pessoa, atingindo o limiar de 100 milhões de toneladas (Shirvanimoghaddam et al., 2020). Destes, mais de dois terços vão para aterros sanitários no final do seu uso e apenas cerca de 15% são reciclados (Shirvanimoghaddam et al., 2020). Neste contexto, vários estudos científicos confirmam que a natureza da cultura da moda rápida e descartável resulta em sérias preocupações ambientais, sociais e económicas (Ellen MacArthur Foundation, 2017). Assim, motivada pela necessidade de implementação de uma Economia Circular, em alternativa à atual economia linear tradicional (produção, uso, descarte), e pelo facto das decisões tomadas durante a fase do design serem responsáveis por 80 a 90% dos custos ambientais e económicos (Vecchi, 2020), a presente investigação tem como objetivo explorar a perceção dos designers de moda relativamente à utilização de materiais têxteis sustentáveis nas suas futuras criações. Recorrendo ao modelo de Mudança Pró-Circular de Muranko, Andrews, Newton, Chaer, & Proudman (2018), um modelo que identifica um conjunto de variáveis capazes de caraterizar um indivíduo com sendo pró-circular, foi aplicada uma metodologia quantitativa com o objetivo de avaliar os antecedentes da intenção de comportamento do designer de moda e, por consequência, prever a sua intenção. Foram elaborados dois questionários, com o propósito de aferir se se revelariam diferenças nas restantes variáveis devido à presença de Mensagens Persuasivas. Obtiveram-se 210 respostas, 105 em cada um. Os resultados permitiram avaliar quais os antecedentes que influenciam a intenção de comportamento pró-circular do designer de moda bem como identificar quais as variáveis mais significativas dessa relação.Over the last two decades, the average annual consumption of textiles worldwide has increased from 7kg to 13kg per person, reaching the threshold of 100 million tons (Shirvanimoghaddam et al., 2020). Of these, more than two thirds go to landfills at the end of their use and only about 15% are recycled (Shirvanimoghaddam et al., 2020). In this context, several scientific studies confirm that the nature of the fast and disposable fashion culture results in serious environmental, social and economic concerns (Ellen MacArthur Foundation, 2017). Thus, motivated by the need to implement a Circular Economy, as an alternative to the current traditional linear economy (production, use, disposal), and considering that the decisions made during the design phase are responsible for 80 to 90% of the environmental and economic costs (Vecchi, 2020), the present investigation aims to explore the perception of fashion designers regarding the use of sustainable textile materials in their future creations. Using the Pro-Circular Change model of Muranko, Andrews, Newton, Chaer, & Proudman (2018), a model that identifies a set of variables capable of characterizing an individual as being pro-circular, a quantitative methodology was applied with the objective to assess the antecedents of the fashion designer's pro-circular behavior intention and, consequently, to predict this intention. Two questionnaires were prepared in order to assess whether differences in the remaining variables would be revealed due to the presence of Persuasive Messages. 210 responses were obtained, 105 in each. The results allowed us to assess which antecedents influence the fashion designer's pro-circular behavior intention as well as to identify which are the most significant variables of the studied relationships.Sá, ElisabeteUniversidade do MinhoOliveira, Bruna Filipa Lopes20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69420por202536327info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:02.510289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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