O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Games, Vitor Gustavo, Paschoarelli, Luis Carlos, Silva, José Carlos Plácido da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6570
Resumo: O mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial.
id RCAP_02959552004cb34c08861bb7d77d5ec4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”The timeless character in design of graphic brands - redesign case study of the project "TAMAR"Design gráficoMarcas gráficasCaráter atemporalMetodologiaGraphic designGraphic brandsTimeless characterMethodologyO mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial.ABSTRACT: The current market for graphic brands has undergone major updates in language around the redesign of major brands, to make them more modern and durable. But the changes in turn are always simple and punctual so that the identity already developed and created by the time of use of the mark is not lost. In this case, the timeless character becomes important for the new development, causing the characteristics of these visual languages to remain and connue to endure the adjectives and visual messages that they pass. The present study seeks an example of how to accomplish this redesign while maintaining timelessness, using parameters of the timeless character of the brand and making it continue with its aIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, João Carlos Riccó Plácido daGames, Vitor GustavoPaschoarelli, Luis CarlosSilva, José Carlos Plácido da2019-06-21T00:18:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6570porSILVA, João Carlos Riccó Plácido da [et al.] (2019) - O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-7.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.389551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
The timeless character in design of graphic brands - redesign case study of the project "TAMAR"
title O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
spellingShingle O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Design gráfico
Marcas gráficas
Caráter atemporal
Metodologia
Graphic design
Graphic brands
Timeless character
Methodology
title_short O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
title_full O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
title_fullStr O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
title_full_unstemmed O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
title_sort O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
author Silva, João Carlos Riccó Plácido da
author_facet Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Games, Vitor Gustavo
Paschoarelli, Luis Carlos
Silva, José Carlos Plácido da
author_role author
author2 Games, Vitor Gustavo
Paschoarelli, Luis Carlos
Silva, José Carlos Plácido da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Carlos Riccó Plácido da
Games, Vitor Gustavo
Paschoarelli, Luis Carlos
Silva, José Carlos Plácido da
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Marcas gráficas
Caráter atemporal
Metodologia
Graphic design
Graphic brands
Timeless character
Methodology
topic Design gráfico
Marcas gráficas
Caráter atemporal
Metodologia
Graphic design
Graphic brands
Timeless character
Methodology
description O mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21T00:18:17Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6570
url http://hdl.handle.net/10400.11/6570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, João Carlos Riccó Plácido da [et al.] (2019) - O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-7.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130833718607872