O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6570 |
Resumo: | O mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial. |
id |
RCAP_02959552004cb34c08861bb7d77d5ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”The timeless character in design of graphic brands - redesign case study of the project "TAMAR"Design gráficoMarcas gráficasCaráter atemporalMetodologiaGraphic designGraphic brandsTimeless characterMethodologyO mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial.ABSTRACT: The current market for graphic brands has undergone major updates in language around the redesign of major brands, to make them more modern and durable. But the changes in turn are always simple and punctual so that the identity already developed and created by the time of use of the mark is not lost. In this case, the timeless character becomes important for the new development, causing the characteristics of these visual languages to remain and connue to endure the adjectives and visual messages that they pass. The present study seeks an example of how to accomplish this redesign while maintaining timelessness, using parameters of the timeless character of the brand and making it continue with its aIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, João Carlos Riccó Plácido daGames, Vitor GustavoPaschoarelli, Luis CarlosSilva, José Carlos Plácido da2019-06-21T00:18:17Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6570porSILVA, João Carlos Riccó Plácido da [et al.] (2019) - O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-7.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:38Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:12.389551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” The timeless character in design of graphic brands - redesign case study of the project "TAMAR" |
title |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
spellingShingle |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” Silva, João Carlos Riccó Plácido da Design gráfico Marcas gráficas Caráter atemporal Metodologia Graphic design Graphic brands Timeless character Methodology |
title_short |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
title_full |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
title_fullStr |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
title_full_unstemmed |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
title_sort |
O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR” |
author |
Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
author_facet |
Silva, João Carlos Riccó Plácido da Games, Vitor Gustavo Paschoarelli, Luis Carlos Silva, José Carlos Plácido da |
author_role |
author |
author2 |
Games, Vitor Gustavo Paschoarelli, Luis Carlos Silva, José Carlos Plácido da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Carlos Riccó Plácido da Games, Vitor Gustavo Paschoarelli, Luis Carlos Silva, José Carlos Plácido da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Marcas gráficas Caráter atemporal Metodologia Graphic design Graphic brands Timeless character Methodology |
topic |
Design gráfico Marcas gráficas Caráter atemporal Metodologia Graphic design Graphic brands Timeless character Methodology |
description |
O mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-21T00:18:17Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6570 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, João Carlos Riccó Plácido da [et al.] (2019) - O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Vol. XII, nº 23, p. 1-7. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130833718607872 |