Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38034 |
Resumo: | A crescente procura dos automóveis movidos a gasolina/gasóleo pode agravar atual crise energética e ambiental, apresentando uma maior dependência do petróleo e um nível mais alto das emissões de dióxido de carbono. Neste contexto, uma transição para a mobilidade elétrica é uma solução sustentável para mitigar o impacto negativo sobre o ambiente e a segurança energética. Nos últimos anos, as vendas globais de automóveis elétricos têm mostrado um crescimento acentuado, no entanto a sua quota de mercado mundial ainda é inferior a 10%. Para acelerar a difusão dos carros elétricos, torna-se crucial compreender o que leva ou impede o consumidor a comprar este tipo de veículos. Assim, o presente estudo visa melhorar e reforçar a base de conhecimento sobre o comportamento dos consumidores em relação à compra de veículos elétrico, investigando os antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, bem como o seu impacto. Para este efeito, a presente dissertação utiliza um método de revisão sistemática da literatura, que permite uma representação sumária do tópico. Um total de 68 artigos publicados entre 1994 e 2022 foram analisados. Os resultados representam as conclusões sobre os anos e as fontes de publicação, a localização geográfica dos autores correspondentes e dos estudos, a metodologia e os métodos usados, as perspetivas teóricas adotadas. Para além disso, foi desenvolvida uma classificação dos antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, na qual as variáveis destacadas foram categorizadas em três grupos: Características do consumidor, Características de veículos elétricos, Políticas relacionadas com veículos elétricos. A informação sobre o impacto de cada um dos antecedentes foi apresentada nas tabelas das respetivas categorias, bem como no modelo resumo. Por fim, o presente estudo representa uma valiosa contribuição académica e prática, indicando orientações para futuras investigações e recomendações para desenvolvimento das estratégias e políticas mais eficazes, que permitirão aumentar a penetração de veículos elétricos no mercado automóvel a nível mundial. |
id |
RCAP_02b3296052e6c5c4d3acc92d32e02844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literaturaIntenção de compraVeículo elétricoAntecedenteRevisão sistemática da literaturaMobilidade sustentávelA crescente procura dos automóveis movidos a gasolina/gasóleo pode agravar atual crise energética e ambiental, apresentando uma maior dependência do petróleo e um nível mais alto das emissões de dióxido de carbono. Neste contexto, uma transição para a mobilidade elétrica é uma solução sustentável para mitigar o impacto negativo sobre o ambiente e a segurança energética. Nos últimos anos, as vendas globais de automóveis elétricos têm mostrado um crescimento acentuado, no entanto a sua quota de mercado mundial ainda é inferior a 10%. Para acelerar a difusão dos carros elétricos, torna-se crucial compreender o que leva ou impede o consumidor a comprar este tipo de veículos. Assim, o presente estudo visa melhorar e reforçar a base de conhecimento sobre o comportamento dos consumidores em relação à compra de veículos elétrico, investigando os antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, bem como o seu impacto. Para este efeito, a presente dissertação utiliza um método de revisão sistemática da literatura, que permite uma representação sumária do tópico. Um total de 68 artigos publicados entre 1994 e 2022 foram analisados. Os resultados representam as conclusões sobre os anos e as fontes de publicação, a localização geográfica dos autores correspondentes e dos estudos, a metodologia e os métodos usados, as perspetivas teóricas adotadas. Para além disso, foi desenvolvida uma classificação dos antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, na qual as variáveis destacadas foram categorizadas em três grupos: Características do consumidor, Características de veículos elétricos, Políticas relacionadas com veículos elétricos. A informação sobre o impacto de cada um dos antecedentes foi apresentada nas tabelas das respetivas categorias, bem como no modelo resumo. Por fim, o presente estudo representa uma valiosa contribuição académica e prática, indicando orientações para futuras investigações e recomendações para desenvolvimento das estratégias e políticas mais eficazes, que permitirão aumentar a penetração de veículos elétricos no mercado automóvel a nível mundial.The increasing demand for gasoline/diesel fueled cars can escalate the current energy and environmental crisis with an increased dependence on oil and higher carbon dioxide emissions. In this context, a transition to electric mobility is a sustainable solution to mitigate the negative impact on the environment and energy security. In recent years, global sales of electric cars have shown strong growth, however their global market share is still less than 10%. To accelerate the diffusion of electric cars, it becomes crucial to understand what drives or prevents consumers to buy this type of vehicles. Therefore, this study aims to improve and deepen the knowledge about the electric vehicles purchasing consumer behavior by investigating the antecedents of the electric vehicle purchase intention and their impacts. For this purpose, this dissertation uses a systematic literature review method, which provides a summary representation of the topic. A total of 68 articles published between 1994 and 2022 were analyzed. The results represent conclusions regarding the years and sources of publication, the geographical location of the corresponding authors and studies, the methodology and methods used, and the theoretical perspectives adopted. Moreover, a classification of the antecedents of electric vehicle purchase intention was developed, in which the main variables were categorized into three groups: Consumer characteristics, Electric vehicle characteristics, Electric vehicle related policies. Information about the impact of each of the antecedents was presented in the tables of the respective categories, as well as in the summary model. Finally, this study represents a rich academic and practical contribution, indicating orientations for future research and recommendations for developing the more effective strategies and policies, which will help accelerate the market penetration of electric vehicles worldwide.2024-12-16T00:00:00Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38034porIvanova, Gulnazinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:12:51Zoai:ria.ua.pt:10773/38034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:15.505319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
title |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura Ivanova, Gulnaz Intenção de compra Veículo elétrico Antecedente Revisão sistemática da literatura Mobilidade sustentável |
title_short |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos na perspetiva do consumidor: uma revisão sistemática da literatura |
author |
Ivanova, Gulnaz |
author_facet |
Ivanova, Gulnaz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivanova, Gulnaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intenção de compra Veículo elétrico Antecedente Revisão sistemática da literatura Mobilidade sustentável |
topic |
Intenção de compra Veículo elétrico Antecedente Revisão sistemática da literatura Mobilidade sustentável |
description |
A crescente procura dos automóveis movidos a gasolina/gasóleo pode agravar atual crise energética e ambiental, apresentando uma maior dependência do petróleo e um nível mais alto das emissões de dióxido de carbono. Neste contexto, uma transição para a mobilidade elétrica é uma solução sustentável para mitigar o impacto negativo sobre o ambiente e a segurança energética. Nos últimos anos, as vendas globais de automóveis elétricos têm mostrado um crescimento acentuado, no entanto a sua quota de mercado mundial ainda é inferior a 10%. Para acelerar a difusão dos carros elétricos, torna-se crucial compreender o que leva ou impede o consumidor a comprar este tipo de veículos. Assim, o presente estudo visa melhorar e reforçar a base de conhecimento sobre o comportamento dos consumidores em relação à compra de veículos elétrico, investigando os antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, bem como o seu impacto. Para este efeito, a presente dissertação utiliza um método de revisão sistemática da literatura, que permite uma representação sumária do tópico. Um total de 68 artigos publicados entre 1994 e 2022 foram analisados. Os resultados representam as conclusões sobre os anos e as fontes de publicação, a localização geográfica dos autores correspondentes e dos estudos, a metodologia e os métodos usados, as perspetivas teóricas adotadas. Para além disso, foi desenvolvida uma classificação dos antecedentes da intenção de compra de veículos elétricos, na qual as variáveis destacadas foram categorizadas em três grupos: Características do consumidor, Características de veículos elétricos, Políticas relacionadas com veículos elétricos. A informação sobre o impacto de cada um dos antecedentes foi apresentada nas tabelas das respetivas categorias, bem como no modelo resumo. Por fim, o presente estudo representa uma valiosa contribuição académica e prática, indicando orientações para futuras investigações e recomendações para desenvolvimento das estratégias e políticas mais eficazes, que permitirão aumentar a penetração de veículos elétricos no mercado automóvel a nível mundial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13T00:00:00Z 2022-12-13 2024-12-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38034 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137735752024064 |