Estratégia de inovação nos serviços de apoio às empresas : caso de estudo abobadilha cerâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carmen de Jesus Alves Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3377
Resumo: A presente dissertação propõe-se analisar as características de uma estratégia de inovação nos serviços de apoio às empresas, aplicada ao subsector da abobadilha cerâmica. Tem por objectivo perceber a forma como os prestadores de serviço encaram a sua actividade, tendo em consideração por um lado, a sua envolvente externa pela análise da actividade dos concorrentes e pela auscultação das necessidades dos clientes, e por outro a sua envolvente interna pela análise da área das operações com a introdução de reajustes, como resposta às solicitações dos clientes. A compreensão da envolvente externa antecipa as oportunidades de negócio, alerta para as respostas dos concorrentes e a reacção dos clientes a novas situações. A aposta na envolvente interna possibilita às entidades reforçarem as suas vantagens competitivas, pela apresentação de propostas de valor mais ajustadas às necessidades do cliente, e com maior controlo na gestão das operações inerentes à prestação do serviço. Suportado na revisão da bibliografia mais relevante para o presente trabalho, foi realizado um estudo de caso apoiado na realidade de um conjunto de entidades, com o objectivo de confirmar e aplicar as questões teóricas mais relevantes identificadas nesta dissertação e a viabilidade de participação dos prestadores de serviço seleccionados, num projecto baseado no Modelo de Estratégia de Inovação nos Serviços de Apoio às Empresas. ABSTRACT: The purpose of this dissertation is to analyze the characteristics of an innovation strategy in the company support services, applied to the ceramics arch brick sub sector. It has the objective of understanding how service providers face their activity, taking into consideration on one hand, the external environment through the analysis of the competitors activity and monitoring the customer’s needs; and on the other hand, its internal environment though analysing the operation area with the introduction of readjustments, in response to the requirements of their customers. The comprehension of the external environment anticipates business opportunities, alerts for the response of the competitors and the reaction of customers to new situations. Focussing in the internal environment allows entities to reinforce their competitive advantages, by presenting valued proposals better adjusted to the customers needs, and with a higher control on the management of the operations around service provision. Sustained on the most relevant bibliographic revision for the this work, a case study was conducted supported by the reality of a number of entities, with the objective of confirming and put into practice the most relevant theories identified in this dissertation, as well as the viability of the selected service providers to participate in a project based on the Model of Strategyof Innovation in the Business Support Services.
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