A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28188 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_02bc0d9e59184934e377e67168811af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28188 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridadeResolução de problemasDificuldades de aprendizagemGeometriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de cariz investigativo tem como objetivo compreender como os alunos de uma turma de 7.º ano resolvem problemas envolvendo polígonos. Para levar a cabo esta investigação formulei dois grupos de questões orientadoras a que me proponho responder: i) Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas? Existe uma relação entre as estratégias utilizadas e os problemas propostos?; ii) Que tipos de dificuldades evidenciam os alunos na resolução de problemas e como procuram ultrapassá-las? O estudo apresentado decorreu no ano letivo 2014/2015 no âmbito da minha prática letiva supervisionada da unidade “Figuras geométricas”, na escola E.B. 2,3 de Fernando Pessoa, seguindo um paradigma interpretativo e uma abordagem qualitativa. Embora todos os alunos estivessem envolvidos no estudo foi dada especial atenção a dois pares de alunos. Os dados recolhidos são provenientes de vários instrumentos: i) observação de aulas, incluindo o registo áudio e registos escritos realizados pela minha colega de estágio; ii) recolha documental contendo as produções dos alunos e documentos oficiais, e iii) entrevistas aos pares selecionados. Os resultados do estudo evidenciam que os alunos recorrem a estratégias variadas na resolução de problemas envolvendo polígonos. Entre as mais frequentes encontram-se a simplificação do problema, tentativa e erro e construção de um novo esquema, sendo esta última utilizada tanto como estratégia exclusiva como complementar. Os alunos tendem a utilizar mais do que uma estratégia de resolução para o mesmo problema, sendo possível afirmar que existem relações entre as características do problema e a estratégia utilizada pelos alunos. O estudo revela ainda que a maior dificuldade dos alunos prende-se com a comunicação matemática, evidenciando dificuldades em fundamentar os seus raciocínios por escrito. Para ultrapassar esta e outras dificuldades os alunos apoiam-se em realizações de problemas realizados anteriormente, ainda que continuem muito dependentes do auxílio da professora.This investigative nature report aims to understand how 7th grade students of a specific class solve polygon related problems. In order to carry out this investigation I proposed myself to answer two guideline group of questions: i) what type of strategies are used by students in problem solving? Is there any link between those strategies and the proposed problems?; ii) what type of difficulties were demonstrated by students and how did they tried to overcome them. This study was developed during the academic year of 2014/2015 within my supervised practice teaching unit “Geometric Figures” in E.B 2, 3 de Fernando Pessoa School. It follows a interpretative paradigm and qualitative approach. The study, although evolving everyone in the class, focused on two pair of students. Collected data came from different instruments: i) classroom observation including the audio and written recording (some made by my co-worker); ii) document collection containing student’s productions and official documentation, and iii) interviewing the selected students. We can extrapolate from the study that students use a multitude of strategies regarding polygon related problem solving. Simplification, trial-error and new scheme construction are within the most common strategies, being the last one used as much as exclusive as complementary. Students tend to use more that one strategy for the same problem. It is therefore acceptable to establish a link between the problem’s nature, and the strategy used by students. The study also concludes that mathematical communication is the major endeavour students have to face, for they struggle to explain in written their reasoning. In order to overcome these difficulties students tend to support themselves in previous problems, even though they still strongly depend on teacher’s help.Santos, Leonor, 1949-Simão, IsabelRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Filipa Alexandra Sales, 1992-2017-06-26T15:41:58Z20162016-10-072016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28188TID:201695073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:19:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:25.008625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
title |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade Ferreira, Filipa Alexandra Sales, 1992- Resolução de problemas Dificuldades de aprendizagem Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
title_full |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
title_sort |
A resolução de problemas envolvendo polígonos : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade |
author |
Ferreira, Filipa Alexandra Sales, 1992- |
author_facet |
Ferreira, Filipa Alexandra Sales, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonor, 1949- Simão, Isabel Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Filipa Alexandra Sales, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Dificuldades de aprendizagem Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resolução de problemas Dificuldades de aprendizagem Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-07 2016-01-01T00:00:00Z 2017-06-26T15:41:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28188 TID:201695073 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28188 |
identifier_str_mv |
TID:201695073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134364947185664 |