O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Teresa Maria da Cunha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77816
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
id RCAP_02c458ec93c59d5e5d33cf07dd38f7c0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemáticaVideo in an active knowledge building methodology in mathematicsConhecimento matemáticoFerramentas digitaisMetodologias ativasVídeoMathematics knowledgeDigital toolsActive methodologiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Este estudo surge da perceção de que os alunos apresentam baixa motivação perante um ensino tradicional meramente expositivo, bem como dificuldades de aprendizagem e insucesso na disciplina de matemática. A escola enfrenta novos desafios, apresentando-se a tecnologia educativa como recurso para promover aprendizagens significativas, através do uso de metodologias ativas no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. Neste estudo pretende-se investigar qual o impacto do vídeo na construção do conhecimento matemático, em particular, investigar qual o impacto na resolução de problemas e na comunicação matemática da utilização do vídeo como recurso educativo na sala de aula de matemática. A revisão de literatura dá conta de documentos orientadores para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, esclarece sobre ferramentas digitais e metodologias ativas e apresenta potencialidades do vídeo educativo e enquanto ferramenta digital no ensino da matemática. O estudo segue uma metodologia qualitativa, num estudo de caso num ambiente de investigação-ação crítica, levado a cabo, com alunos do 12º ano, na disciplina de matemática, tendo sido construídos vídeos pelos alunos. Os dados foram recolhidos através da observação participante, da técnica de inquérito por questionário e da análise documental. Para a análise de dados recorreu à análise descritiva e interpretativa de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização do vídeo envolveu os alunos na construção da sua aprendizagem, tendo sido possível resolver problemas e comunicar a respetiva resolução. Sugerem ainda uma utilização, com sucesso, dos vídeos na construção do conhecimento matemático, sendo uma estratégia a considerar, numa metodologia ativa, para melhorar a motivação dos alunos para a matemática, possibilitando o desenvolvimento das competências previstas, podendo contribuir para a melhoria do sucesso da disciplina.This study arises from the perception that students have low motivation towards a purely expository traditional teaching, as well as learning difficulties and failure in the subject of mathematics. The school faces new challenges, presenting educational technology as a resource to promote meaningful learnings, using active methodologies in the development of the teaching-learning process. In this study we intend to investigate the impact of video on the construction of mathematics knowledge, in particular, investigate the impact on problem solving and mathematics communication of using video as an educational resource in the mathematics classroom. The literature review gives an account of guiding documents for the development of the teaching-learning process, clarifies about digital tools and active methodologies, and presents the potential of educational video and as a digital tool in the teaching of mathematics. The study follows a qualitative methodology, in a case study in an environment of critical action-research, carried out with 12th grade students, in the subject of Mathematics, having made videos by the students. Data were collected through participant observation, the questionnaire inquiry technique and document analysis. For data analysis, descriptive and interpretive content analysis was used. The results obtained show that the use of video involved students in the construction of their learning, making it possible to solve problems and communicate the respective resolution. They also suggest a successful use of videos in the construction of mathematical knowledge, as a strategy to be considered, in an active methodology, to improve students' motivation for mathematics, enabling the development of expected skills, which may contribute to improving success of the discipline.Oliveira, Lia RaquelUniversidade do MinhoMoreira, Teresa Maria da Cunha20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77816por202981320info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:23.715842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
Video in an active knowledge building methodology in mathematics
title O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
spellingShingle O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
Moreira, Teresa Maria da Cunha
Conhecimento matemático
Ferramentas digitais
Metodologias ativas
Vídeo
Mathematics knowledge
Digital tools
Active methodologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
title_full O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
title_fullStr O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
title_full_unstemmed O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
title_sort O video numa metodologia ativa de construção do conhecimento em matemática
author Moreira, Teresa Maria da Cunha
author_facet Moreira, Teresa Maria da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lia Raquel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Teresa Maria da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento matemático
Ferramentas digitais
Metodologias ativas
Vídeo
Mathematics knowledge
Digital tools
Active methodologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento matemático
Ferramentas digitais
Metodologias ativas
Vídeo
Mathematics knowledge
Digital tools
Active methodologies
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77816
url https://hdl.handle.net/1822/77816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202981320
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132907193761792