Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17672 |
Resumo: | Este artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar sua condução e a análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área da Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, destacando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual). |
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Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en MatemáticasActive Methodologies as a Strategy for Meaningful Learning in MathematicsMetodologias Ativas como estratégia para a aprendizagem significativa em MatemáticaAt Active MethodologiesMeaningful LearningDigital TechnologiesEn Metodologías ActivasAprendizaje SignificativoTecnologías DigitalesMetodologias AtivasAprendizagem SignificativaTecnologias DigitaisEste artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar sua condução e a análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área da Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, destacando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).Este artigo discute sobre o uso das Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de aprendizagens significativas, baseado na dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Investigação Baseada no Design para orientar a sua condução e a análise dos resultados, a investigação foi realizada com duas turmas de 9º ano em Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos das tecnologias digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados apontam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos estudantes, evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).Este artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar seu desenvolvimento e análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área de Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, baseado na constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, evidenciando a ocorrência de aprendizagens significativas nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).Federal University of Grande Dourados (UFGD)2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1767210.30612/tangram.v6i4.17672TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 6 n. 4 (2023); 161-1822595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17672/9895https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDamian, Pâmela Veridiane da SilvaKaiber, Carmen Teresa2024-02-16T12:38:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17672Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2024-02-16T12:38:38Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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