Metodologías Activas como Estrategia para el Aprendizaje Significativo en Matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damian, Pâmela Veridiane da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kaiber, Carmen Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/17672
Resumo: Este artigo discute a utilização de Metodologias Ativas no ensino de Matemática como alternativa para a construção de uma aprendizagem significativa, a partir da dissertação de mestrado “Unidades de Ensino Potencialmente Significativas: possibilidades de aprendizagem em matemática”. Utilizando uma abordagem qualitativa e os princípios da Pesquisa Baseada em Design para orientar sua condução e a análise dos resultados, a pesquisa foi realizada com duas turmas de 9º ano de Estância Velha (RS/Brasil) em 2022. A pesquisa teve como objetivo investigar e implementar um projeto de ensino e aprendizagem na área da Matemática com recursos tecnológicos digitais e diferentes metodologias, a partir da constituição de unidades de aprendizagem potencialmente significativas, na perspectiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Os resultados indicam que as metodologias ativas estimularam a dedicação e o comprometimento dos alunos, destacando a ocorrência de aprendizagem significativa nos três níveis (representacional, proposicional e conceitual).
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