A experiência do livro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28529 |
Resumo: | O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor. |
id |
RCAP_02c73237070172c196d403a874f9cb87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28529 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A experiência do livroUma análise de design editorial do livro S.Livro SExperiência de leituraProjeto gráficoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumFraton, Inari Jardani2019-05-16T12:29:07Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/28529TID:202231020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:56.704507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência do livro Uma análise de design editorial do livro S. |
title |
A experiência do livro |
spellingShingle |
A experiência do livro Fraton, Inari Jardani Livro S Experiência de leitura Projeto gráfico Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
A experiência do livro |
title_full |
A experiência do livro |
title_fullStr |
A experiência do livro |
title_full_unstemmed |
A experiência do livro |
title_sort |
A experiência do livro |
author |
Fraton, Inari Jardani |
author_facet |
Fraton, Inari Jardani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Luís Filipe Cunha Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fraton, Inari Jardani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro S Experiência de leitura Projeto gráfico Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Livro S Experiência de leitura Projeto gráfico Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-05-16T12:29:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28529 TID:202231020 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28529 |
identifier_str_mv |
TID:202231020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133631729369088 |