A experiência do livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraton, Inari Jardani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28529
Resumo: O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor.
id RCAP_02c73237070172c196d403a874f9cb87
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A experiência do livroUma análise de design editorial do livro S.Livro SExperiência de leituraProjeto gráficoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor.Instituto Politécnico de TomarMoreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumFraton, Inari Jardani2019-05-16T12:29:07Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.26/28529TID:202231020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:56.704507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A experiência do livro
Uma análise de design editorial do livro S.
title A experiência do livro
spellingShingle A experiência do livro
Fraton, Inari Jardani
Livro S
Experiência de leitura
Projeto gráfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A experiência do livro
title_full A experiência do livro
title_fullStr A experiência do livro
title_full_unstemmed A experiência do livro
title_sort A experiência do livro
author Fraton, Inari Jardani
author_facet Fraton, Inari Jardani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Luís Filipe Cunha
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraton, Inari Jardani
dc.subject.por.fl_str_mv Livro S
Experiência de leitura
Projeto gráfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Livro S
Experiência de leitura
Projeto gráfico
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso, buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J. J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim. Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui, além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa beneficiar o leitor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-05-16T12:29:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/28529
TID:202231020
url http://hdl.handle.net/10400.26/28529
identifier_str_mv TID:202231020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133631729369088