A resolução de problemas e a literatura infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30326 |
Resumo: | Este estudo, realizado no âmbito da Matemática, mais concretamente, na área da resolução de problemas, tem como principal objetivo compreender o contributo da Literatura Infantil no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o estudo, pretende-se caracterizar as estratégias de resolução de problemas que os alunos mais utilizam, identificar as fases de resolução de problemas, propostas por Polya, que os alunos percorrem, bem como entender a sua perceção face à associação da resolução de problemas a histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em duas secções principais. A primeira secção aborda a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de tarefa e de problema. Esclarece as fases de resolução de problemas propostas por Polya e algumas das estratégias de resolução mais utilizadas por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por último, aborda a importância da resolução de problemas na aprendizagem da matemática. A segunda secção da revisão da literatura discute o contributo das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos. O estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa, inserida numa investigação sobre a prática. No estudo, estiveram envolvidos doze alunos do terceiro ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. O estudo decorreu durante cerca de semanas. As conclusões do estudo revelam que: (I) o grupo utiliza diversas estratégias para resolver um problema, sendo que a mais utilizada é a adição repetida; (II) na maioria dos problemas, os alunos recorrem apenas às três primeiras fases de resolução propostas por Polya (compreender o problema, pensar numa estratégia de resolução e executar a estratégia); (III) os alunos percecionam que as histórias exploradas contribuíram para a sua capacidade de resolução de problemas. |
id |
RCAP_02cedec4a3d3ccb755772b33bc78fc8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30326 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A resolução de problemas e a literatura infantilResolução de problemasEstratégias de resolução de problemasFases de resolução de um problemaLiteratura infantilProblems solvingProblem solving strategiesProblem solving stagesChildren's literatureEste estudo, realizado no âmbito da Matemática, mais concretamente, na área da resolução de problemas, tem como principal objetivo compreender o contributo da Literatura Infantil no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o estudo, pretende-se caracterizar as estratégias de resolução de problemas que os alunos mais utilizam, identificar as fases de resolução de problemas, propostas por Polya, que os alunos percorrem, bem como entender a sua perceção face à associação da resolução de problemas a histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em duas secções principais. A primeira secção aborda a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de tarefa e de problema. Esclarece as fases de resolução de problemas propostas por Polya e algumas das estratégias de resolução mais utilizadas por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por último, aborda a importância da resolução de problemas na aprendizagem da matemática. A segunda secção da revisão da literatura discute o contributo das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos. O estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa, inserida numa investigação sobre a prática. No estudo, estiveram envolvidos doze alunos do terceiro ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. O estudo decorreu durante cerca de semanas. As conclusões do estudo revelam que: (I) o grupo utiliza diversas estratégias para resolver um problema, sendo que a mais utilizada é a adição repetida; (II) na maioria dos problemas, os alunos recorrem apenas às três primeiras fases de resolução propostas por Polya (compreender o problema, pensar numa estratégia de resolução e executar a estratégia); (III) os alunos percecionam que as histórias exploradas contribuíram para a sua capacidade de resolução de problemas.This study, carried out in Mathematics, specifically in the area of problem solving, has as its main objective to understand the contribution of Children's Literature in the development of problem solving capacity of students of the 3rd grade. The study aims to characterize the problem solving strategies that students use the most, identify the problem solving phases proposed by Polya that students go through, as well as understand their perception regarding the association of problem solving with children’s stories. The literature review is divised into two main sections. The first section deals with problem solving, namely the understanding of task and problem. It clarifies the problem solving stages proposed by Polya and some of the most commonly used solving strategies by students in elementary school and, finally, refers to the importance of problem solving in mathematics learning. The second section of the literature review discuss to the contribution of children's stories in solving mathematical problems. The study is part of a qualitative approach, inserted in an research on the practice. In the study, twelve third year students were involved. Data collection was performed through participant observation, document collection and questionnaire surveys. The study ran for about four weeks. The conclusions of the study reveal that: (I) the class uses several strategies to solve a problem, the most used being the successive addition; (II) in most problems students use only the first three resolution phases proposed by Polya (understanding the problem, thinking of a resolution strategy and executing the strategy); (III) Students realize that the stories explored contributed to their problem-solving ability.Mendes, FátimaRepositório ComumLopes, Filipa Alvito2019-11-27T11:56:02Z2019-102019-112019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30326TID:202298965porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:55:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:01.180970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
title |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
spellingShingle |
A resolução de problemas e a literatura infantil Lopes, Filipa Alvito Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Fases de resolução de um problema Literatura infantil Problems solving Problem solving strategies Problem solving stages Children's literature |
title_short |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
title_full |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
title_fullStr |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
title_sort |
A resolução de problemas e a literatura infantil |
author |
Lopes, Filipa Alvito |
author_facet |
Lopes, Filipa Alvito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Fátima Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Filipa Alvito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Fases de resolução de um problema Literatura infantil Problems solving Problem solving strategies Problem solving stages Children's literature |
topic |
Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Fases de resolução de um problema Literatura infantil Problems solving Problem solving strategies Problem solving stages Children's literature |
description |
Este estudo, realizado no âmbito da Matemática, mais concretamente, na área da resolução de problemas, tem como principal objetivo compreender o contributo da Literatura Infantil no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 3.º ano de escolaridade. Com o estudo, pretende-se caracterizar as estratégias de resolução de problemas que os alunos mais utilizam, identificar as fases de resolução de problemas, propostas por Polya, que os alunos percorrem, bem como entender a sua perceção face à associação da resolução de problemas a histórias infantis. A revisão da literatura encontra-se dividida em duas secções principais. A primeira secção aborda a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de tarefa e de problema. Esclarece as fases de resolução de problemas propostas por Polya e algumas das estratégias de resolução mais utilizadas por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, por último, aborda a importância da resolução de problemas na aprendizagem da matemática. A segunda secção da revisão da literatura discute o contributo das histórias infantis na resolução de problemas matemáticos. O estudo realizado enquadra-se numa abordagem qualitativa, inserida numa investigação sobre a prática. No estudo, estiveram envolvidos doze alunos do terceiro ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada através de observação participante, recolha documental e inquéritos por questionário. O estudo decorreu durante cerca de semanas. As conclusões do estudo revelam que: (I) o grupo utiliza diversas estratégias para resolver um problema, sendo que a mais utilizada é a adição repetida; (II) na maioria dos problemas, os alunos recorrem apenas às três primeiras fases de resolução propostas por Polya (compreender o problema, pensar numa estratégia de resolução e executar a estratégia); (III) os alunos percecionam que as histórias exploradas contribuíram para a sua capacidade de resolução de problemas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27T11:56:02Z 2019-10 2019-11 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30326 TID:202298965 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30326 |
identifier_str_mv |
TID:202298965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551297284407296 |