Resolução de problemas de processo no 1º ciclo do Ensino Básico : estratégias utilizadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2832 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática relativamente à resolução de problemas de processo. Este estudo foi desenvolvido com 14 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 2º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e que estratégias utilizam. Para orientar o estudo formularamse as seguintes questões de investigação: 1- Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? 2- Que representações são utilizadas pelos alunos? 3- Que dificuldades mostram os alunos na resolução de problemas? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguindo o método de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução, as representações dos alunos e as dificuldades que os alunos poderiam apresentar. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas de processo aplicando as estratégias desenho, que usaram maioritariamente, e a tentativa e erro, a. As representações que usaram maioritariamente foram representações icónicas. As principais dificuldades demonstradas foram ao nível da compreensão do enunciado e na eleição da estratégia a trabalhar. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores. |
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Resolução de problemas de processo no 1º ciclo do Ensino Básico : estratégias utilizadasMatemáticaResolução de problemas de processoEstratégias de resolução de problemasRepresentaçõesMathematicsProcess problem solvingProblem solving strategiesRepresentationEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática relativamente à resolução de problemas de processo. Este estudo foi desenvolvido com 14 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 2º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e que estratégias utilizam. Para orientar o estudo formularamse as seguintes questões de investigação: 1- Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? 2- Que representações são utilizadas pelos alunos? 3- Que dificuldades mostram os alunos na resolução de problemas? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguindo o método de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução, as representações dos alunos e as dificuldades que os alunos poderiam apresentar. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas de processo aplicando as estratégias desenho, que usaram maioritariamente, e a tentativa e erro, a. As representações que usaram maioritariamente foram representações icónicas. As principais dificuldades demonstradas foram ao nível da compreensão do enunciado e na eleição da estratégia a trabalhar. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores.This article was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervising Teaching Practice (PES) in the Master’s Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching. This investigation project focused on the Mathematics Area, more properly, on the problem solving. This study was developed with 14 pupils and its main goal was to comprehend how 2nd grade pupils solve process problems and what types of strategies would they use. To guide the study, there were created three different types of research questions: 1- What strategies do the pupils use to solve process problems? 2-What representations are used by the pupils? 3- What difficulties do the pupils revealed in solving process problems? Taking into consideration the problem and the questions used, it was chosen a qualitative research methodology, followed by a action-research method. All the data collection took place through participant observation, audio-visual records, and pupils’ documents. To analyse all the data, categories and some indicators were defined that allowed the evaluation of resolution strategies, student’s representations, and the difficulties that the pupils could show. With the results of the study, it was verified that all the pupils were able to solve all the process problems applying the design strategies, which they mostly use, and by trial and error. The representations that they mostly used were the iconic representation. Their main difficulties were in terms of understating the process problem and choosing the strategy to work with. PES and all the investigative process allowed myself to grow both on a personal and professional level and to develop numerous and uncountable skills – both didactic and specific, those were crucial in my teacher training.2022-11-18T11:52:51Z2022-06-27T00:00:00Z2022-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2832TID:203099214porFerreira, Catarina Filipa da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:12:27Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:12:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática relativamente à resolução de problemas de processo. Este estudo foi desenvolvido com 14 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 2º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e que estratégias utilizam. Para orientar o estudo formularamse as seguintes questões de investigação: 1- Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? 2- Que representações são utilizadas pelos alunos? 3- Que dificuldades mostram os alunos na resolução de problemas? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguindo o método de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução, as representações dos alunos e as dificuldades que os alunos poderiam apresentar. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas de processo aplicando as estratégias desenho, que usaram maioritariamente, e a tentativa e erro, a. As representações que usaram maioritariamente foram representações icónicas. As principais dificuldades demonstradas foram ao nível da compreensão do enunciado e na eleição da estratégia a trabalhar. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores. |
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