Resolução de problemas de processo no 1º ciclo do Ensino Básico : estratégias utilizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Filipa da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2832
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática relativamente à resolução de problemas de processo. Este estudo foi desenvolvido com 14 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 2º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e que estratégias utilizam. Para orientar o estudo formularamse as seguintes questões de investigação: 1- Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? 2- Que representações são utilizadas pelos alunos? 3- Que dificuldades mostram os alunos na resolução de problemas? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguindo o método de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução, as representações dos alunos e as dificuldades que os alunos poderiam apresentar. Com os resultados do estudo verificou-se que os alunos resolveram os problemas de processo aplicando as estratégias desenho, que usaram maioritariamente, e a tentativa e erro, a. As representações que usaram maioritariamente foram representações icónicas. As principais dificuldades demonstradas foram ao nível da compreensão do enunciado e na eleição da estratégia a trabalhar. A PES e todo o processo investigativo permitiram-me crescer tanto a nível pessoal como profissional, desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores.
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