O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40658 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
id |
RCAP_02d0a65102b9382c3c3fb4ba8deb9b5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitárioThe role of road public transport in mobility patterns in acess to a university campusMobilidade sustentávelTransporte público rodoviárioAutocarroUMinhoSustainable mobilityPublic transportTransitBusEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilO conceito de sustentabilidade pode ser aplicado em diversas áreas, nomeadamente na mobilidade, com o objetivo de melhorar o funcionamento do sistema de transportes, diminuindo o uso de recursos energéticos, fazendo com que se minimize os impactos ambientais, sociais e económicos salvaguardando a oferta das mesmas oportunidades para as gerações futuras. O funcionamento de um campus universitário pode ter implicações negativas e positivas no sistema de mobilidade dos territórios onde se inserem, nomeadamente dos tecidos urbanos consolidados como sejam as cidades ditas universitárias. Deste modo, importa estudar e caraterizar os padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário e analisar se os mesmos são sustentáveis ou se existe a necessidade de promover determinados modos de transporte em detrimento de outros, especialmente do automóvel. Assim, o principal objetivo desta dissertação consiste na avaliação da utilização do transporte público coletivo rodoviário (autocarro) na mobilidade de acesso a um campus universitário, que é um modo de transporte considerado mais sustentável do que o transporte individual motorizado (carro). Para testar e validar o modelo de avaliação será apresentado um estudo de caso para o Campus de Gualtar da UMinho. Este modelo é constituído por dois módulos onde primeiramente é realizada uma recolha de dados através de inquéritos realizados em 2013 e determinadas as distâncias, tempos e custos de viagens para o campus através da utilização de websigs. No segundo módulo é avaliada a competitividade cada meio de transporte e analisada a possibilidade de realizar mudanças nas principais opções de transporte. Dos resultados do estudo de caso é possível aferir que o transporte público será sempre o transporte menos competitivo que o automóvel privado numa avaliação tendo por base a relação distância-tempo, embora para a relação distância-custo, o transporte público já se torna mais competitivo para distâncias superiores a 5,0 km, uma vez que a partir dessa distância passará a ser mais económico que o carro. Por último, importa destacar que o tempo de viagem, as condições climatéricas e a inexistência de linhas que passam perto do campus são as principais razões que levam os utentes a não se deslocarem de autocarro até ao campus de Gualtar. Embora o uso do carro seja maior que o autocarro para longas distâncias torna-se necessário promover o uso do transporte público dado as suas enormes vantagens a nível ambiental, social e económico, já que o autocarro é reconhecido como o mais sustentável dentro dos modos motorizados.The sustainability concept can be applied in several areas, on of it mobility, in order to improve transportation systems, reducing the use of energy resources by minimizing environmental, social and economic impacts and at the same time safeguarding the future generations supply. University Campus can have positive and negative implications for mobility system in the territories where they are based, especially when they are well consolidate, like university cities. Therefore, it is important to study and characterize the mobility patterns in access to university campuses, and analyze whether they sustainable or if there is a need to promote certain modes of transportation above others, especially concerning the use of automobile. So, the main goal of the present dissertation consist in evaluating the use of public transportation (Bus) in the mobility of access to University Campus being a more sustainable way to travel comparing to automobile. To test and validate the evaluation model it will be present a case study of Gualtar Campus of Minho University. This model is divided in to parts where in the first the data are collect using a survey realized in 2013 and, using Websigs, calculate distances, times and travel costs. On the second part, the competitiveness of each transport mode is evaluated and it is investigate the possibility of some changes in the first choice of transport mode. From the results it is possible to conclude that public transportation will always be less competitive than private transport considering a distance-time ratio, while considering a distance-cost ratio, public transport became more competitive for distances above 5,0 km, once above this distance, is less expensive traveling in public transports. Ultimately, is important to refer that time travel, climate and the lack of public transportation near the university campus are the principal reasons that made users to prefer others mode of transports besides public transport. In longer distances, the use of the car is more significant than the automobile, this way is necessary promote this mode of transportation because of its advantages in environmental, social and economics level, since this is the most sustainable choice of transport considering all motorized modes of transport.Ribeiro, PauloUniversidade do MinhoSá, Pedro Afonso Lima de20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:37.880250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário The role of road public transport in mobility patterns in acess to a university campus |
title |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
spellingShingle |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário Sá, Pedro Afonso Lima de Mobilidade sustentável Transporte público rodoviário Autocarro UMinho Sustainable mobility Public transport Transit Bus Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
title_full |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
title_fullStr |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
title_full_unstemmed |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
title_sort |
O papel do transporte público nos padrões de mobilidade no acesso a um campus universitário |
author |
Sá, Pedro Afonso Lima de |
author_facet |
Sá, Pedro Afonso Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Paulo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Pedro Afonso Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade sustentável Transporte público rodoviário Autocarro UMinho Sustainable mobility Public transport Transit Bus Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Mobilidade sustentável Transporte público rodoviário Autocarro UMinho Sustainable mobility Public transport Transit Bus Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40658 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132670655987712 |