A gamification como ferramenta de gestão de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raquel Filipa Almeida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12639
Resumo: Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
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spelling A gamification como ferramenta de gestão de recursos humanosGamificationGestão de recursos humanosTecnologiaEngagementHuman resources managementTecnologyGestãoVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)A gamification surgiu primeiramente como uma área de interesse em investigação no âmbito da educação, tendo-se destacado mais tarde a possibilidade de utilizar sistemas gamificados no contexto profissional e organizacional, de forma a aumentar a motivação dos trabalhadores. No entanto, são ainda poucos os estudos, sobretudo no nosso país, que dão conta da utilização da gamification como uma ferramenta de gestão de recursos humanos. O estudo desta temática torna-se ainda mais pertinente, visto que as gerações que nasceram e cresceram na era da tecnologia e dos jogos começam agora a dominar a força de trabalho, tornando pertinentes os esforços necessários para gerir os recursos humanos das empresas de forma a implementar medidas que ajudem a alcançar os seus objetivos organizacionais, bem como os objetivos pessoais dos seus colaboradores, tendo em conta as suas características, que se distinguem das gerações anteriores. Desta forma, este estudo foi desenvolvido sob a forma de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de agregar e propor uma organização da informação e teoria existente na área da gamification, sobretudo no âmbito da gestão de recursos humanos, para que o mesmo sirva de mote a possíveis novos estudos e investigações. Dos 136 artigos encontrados no decorrer do processo de pesquisa desta revisão, foram incluídos 37 artigos, e foram excluídos 99 artigos no total, como resultado de duas fases distintas de avaliação dos estudos, tendo sido seguido um protocolo de revisão sistemática da literatura. Finda a realização desta revisão, verificamos que a maioria dos estudos parece ser do tipo teórico ou concetual, havendo lacunas de investigação sobretudo nos efeitos que derivam da utilização de um sistema gamificado na gestão dos recursos humanos das empresas, tanto para a organização, como para os seus colaboradores, destacando as vantagens, bem como as desvantagens dessa utilização.Gamification first appeared as an area of research interest in education, and only later was the possibility of using gamified systems in the professional and organizational context highlighted, in order to increase the motivation of workers. However, there are still few studies, especially in our country, that account for the use of gamification as a human resources management tool. The study of this issue becomes all the more pertinent since the generations that were born and raised in the age of technology and games are now beginning to dominate the workforce, making relevant the efforts needed to manage the companies human resources in order to implement measures that can help achieve their organizational goals, as well as the personal goals of their employees, taking into account their characteristics, which are different from previous generations. Thus, this study was developed in the form of a systematic literature review, in order to aggregate and propose an organization of information and theory in the area of gamification, especially in the scope of human resources management, so that it serves as a starting point for possible new studies and investigations. Out of the 136 articles found during the research process of this review, 37 articles were included, and 99 articles were excluded in total, as a result of two distinct phases of study evaluation. After completing this review, it was possible to verify that most of the work conducted so far seems to be theoretical or conceptual in nature, and there is a gap of knowledge on the effects of the use of a gamified system in order to manage the companies human resources, as well as its employees, highlighting the advantages as well as the disadvantages of this use.Martins, Maria Helena GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Raquel Filipa Almeida de2019-01-14T09:09:36Z2018-12-032018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12639TID:202105016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:55.333556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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