Música de câmara como fator de otimização da performance individual: a tuba em ensemble

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luís Miguel Figueiredo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15112
Resumo: O presente documento descreve todas as etapas, atividades e processos decorridos, ao longo do ano letivo 2018/2019 no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Intervenção, essenciais para a obtenção do Mestrado em Ensino da Música, Instrumento – Tuba, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto. O trabalho divide-se em três capítulos: o primeiro contém a contextualização e caracterização da Academia de Música de Castelo de Paiva, onde foi realizada a prática de ensino supervisionada; o segundo onde podem ser consultadas tabelas de observação, planificações e reflexões de aulas e de todo o processo de estágio; e o terceiro, o projeto de intervenção desenvolvido. O gosto pelo trabalho em música de câmara aliado ao trabalho enquanto docente levaram à criação de dois agrupamentos – ensemble de metais e ensemble de tubas – como forma de compreender quais as implicações da prática regular de música de conjunto. Este projeto foi aplicado em ensembles da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2018/2019 e o plano de ação teve por base a metodologia de investigação-ação, tomando o professor um papel central do desenvolvimento do estudo.
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