A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12308
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_c398a9ddd7be0e32db77d60256aa1a22
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grauMúsica de câmaraMotivaçãoDesenvolvimento socialDesenvolvimento musicalSocial developmentMusical developmentChamber musicMotivationRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) Na primeira secção do relatório de estágio, é descrita a actividade pedagógica realizada durante o ano lectivo de 2013/2014 na Escola das Artes do Alentejo Litoral (E.A.A.L.). Para a realização deste trabalho foram escolhidos para análise três alunos de níveis diferentes: Alexandre (10 anos) em regime articulado (1ºgrau) na extensão EB 2,3 Damião de Odemira (Odemira); Sofia (11 anos) em regime articulado (2ºgrau) na extensão EB 2,3 D.Jorge de Lencastre (Grândola); Martim (14 anos) em regime supletivo (5ºgrau) na sede da E.A.A.L. (Sines). Nesta secção é feita uma caracterização da escola onde foi realizado o estágio e uma caracterização de cada aluno escolhido para a prática pedagógica a desenvolver. Também são descritas de forma detalhada as práticas educativas desenvolvidas para cada aluno, apresentando: a estrutura das aulas individuais; o repertório trabalhado ao longo do ano lectivo; a descrição dos objectivos específicos; a descrição da matriz das provas de conhecimentos realizadas em cada período; as competências desenvolvidas; as estratégias utilizadas face aos problemas e a descrição do estilo de aprendizagem de cada aluno. No final da secção é analisada de forma crítica a actividade docente durante o estágio, tendo em conta todos os aspectos anteriormente referidos.Resumo II (Investigação) Na segunda parte do relatório de estágio, são descritos todos os passos realizados durante o ano lectivo 2013/2014 para o tema a investigar. Em primeiro lugar foi realizada uma pesquisa sobre os possíveis temas a explorar e, depois de encontrada uma falha no que anteriormente tinha sido pesquisado, a mestranda chegou a duas perguntas de investigação: Qual a necessidade de criar um repertório original para grupos de classe de conjunto até ao 5ºgrau? Qual a importância e o impacto desta investigação para o aumento da motivação dos alunos? Depois de encontrada a problemática e definidas as perguntas de investigação, foi realizada uma revisão da literatura através de toda a pesquisa bibliográfica anteriormente desenvolvida. Posteriormente, foram descritas todas as metodologias usadas para a obtenção de resultados, como a composição de repertório original português para grupos de música de câmara, os inquéritos realizados a alunos e professores e a organização da 1ª Semana da Classe de Conjunto da E.A.A.L. De seguida, são analisados todos os resultados obtidos durante o presente ano lectivo, que irão apoiar e fundamentar a importância desta investigação. Na conclusão, será apresentada uma reflexão aprofundada relativamente à experiência adquirida pela estagiária, alunos e professores envolvidos e também uma reflexão relativamente aos resultados obtidos no decorrer da presente investigação.Abstract I (Teaching) The teaching activities led all through the academic year of 2013/2014 in the School of Arts of Alentejo Litoral (E.A.A.L.), in the city of Sines, were all described in the first section of the teacher training course final report. There were three students chosen from different levels: Alexandre (10 years old), working in an articulated environment (1st degree) in EB 2,3 Damião de Odemira (Odemira), Sofia (11 years old) working also in an articulated environment (2nd degree) in EB 2,3 D. Jorge de Lencastre (Grândola) and Martim (14 years old), working in a suppletive environment (5th degree) at E.A.A.L., Sines. In this section we can find a description of the school where the teacher training course took place as well as a description of each of the students previously chosen to be the focus of the activities that were developed. There is also a detailed description of the teaching methods that were used with each student in what concerns to individual lesson plans, the repertoire that has been worked throughout the school year, the specific objectives of all the tasks, the test plans for each school term, the skills, all the strategies to deal with the students’ issues and finally a description of the students’ learning process. At the end of this section there is a critical analysis about teaching all through the teacher training course based on every aspect that was mentioned before.Abstract II (Research) In the second part of the teacher training course final report, there’s a description of all the steps that were followed concerning the research work on the theme topic for the school year of 2013/2014. In the first place, a research was made about the possible different topics to be studied and after reaching a conclusion, two questions arose: Why is it important to settle an original repertoire for group music classes under 5th degree? How relevant and important might this research work be to increase the motivation in the students? In the second place, all the bibliography was checked. Then, there was a description of the research method aiming results, like composing original musical pieces, the questionnaires to students and teachers and the organization of the 1st Week of Group Classes of the E.A.A.L. Finally, all the results/objectives that were reached in the current school year are analyzed so that they can prove the importance of this research work. In the conclusion, a detailed analysis will be presented concerning the research work that has been done and the conclusions that can be drawn from it.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséRodrigues, PedroRCIPLMartins, Ana Raquel Ferreira2020-10-30T14:24:51Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12308TID:201706652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:57Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:25.344713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
title A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
spellingShingle A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
Martins, Ana Raquel Ferreira
Música de câmara
Motivação
Desenvolvimento social
Desenvolvimento musical
Social development
Musical development
Chamber music
Motivation
title_short A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
title_full A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
title_fullStr A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
title_full_unstemmed A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
title_sort A importância da música para o aumento da motivação dos alunos: novo repertório português para grupos de câmara da iniciação musical ao 5º. grau
author Martins, Ana Raquel Ferreira
author_facet Martins, Ana Raquel Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massarrão, José
Rodrigues, Pedro
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Música de câmara
Motivação
Desenvolvimento social
Desenvolvimento musical
Social development
Musical development
Chamber music
Motivation
topic Música de câmara
Motivação
Desenvolvimento social
Desenvolvimento musical
Social development
Musical development
Chamber music
Motivation
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
2020-10-30T14:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12308
TID:201706652
url http://hdl.handle.net/10400.21/12308
identifier_str_mv TID:201706652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133473384955904