Clube de Natação da Guarda: avaliação da evolução da prestação desportiva ao longo de uma época desportiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11247 |
Resumo: | Na área do Desporto, na vertente do treino, cada vez mais se procura imprimir e obter o melhor rendimento possível para qualquer atleta ou equipa, independentemente do contexto da modalidade, em que o nível de especificidade e complexidade é (e vai sendo) cada vez maior e mais exigente, no intuito de haver a melhor e maior (e eficaz) capacidade de resposta e rendimento possível (desempenho – perfeição). Neste sentido todo e qualquer treinador deverá estar apto e preparado para trabalhar no contexto da modalidade, conhecer as condições da equipa, e traçar objetivos para atingir ao longo de uma época desportiva tendo em vista (a) uma otimização do rendimento desportivo, quer em termos de treino quer em termos de competição, objetivos estes que deverão ser estabelecidos a curto, médio e longo-prazo. Posto isto, o estágio constituiu-se como um período de aprendizagem, de experiência e de reflexão crítica em que se procurou perceber e deduzir como atuar e decidir perante o contexto em causa (exigências do contexto) e perante as populações-alvo com à qual se interage; Ao longo de estágio os atletas foram avaliados de acordo com o treino facultado pelo treinador do clube, tendendo a parte do estagiário para a idealização e conceção de um planos de treino dos atletas considerados mais jovens (cadetes, infantis e iniciados), com menor potencial e numa vertente mais virada para a boa execução da técnica. O Clube é composto, tal como será comum a clubes/equipas desportivas, por diferentes escalões de formação, sendo os mesmos: Cadetes, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, em que, a média de idades ronda os 15/16 anos (m=15,75), distribuídos por crianças e jovens tanto do sexo masculino como do feminino dos 12 aos 19 anos. Foi desenvolvido também um estudo que se debruça na evolução da prestação desportiva aos atletas ao longo de uma época desportiva, no que toca à temporada 2018/2019, verificando os tempos de nado, as categorias dos atletas e os estilos de nado empregues. Com estes elementos, analisaram-se os resultados no que toca ao período pré a após treino relativamente a variáveis como género dos atletas, dimensão da piscina (piscina curta e piscina longa); melhorias alcançadas com o período de treino (p< 0,001) para as categorias inferiores (cadetes, infantis e juvenis); percentagem de melhoria entre as provas de nado e os valores verificados nas alterações sentidas em cada técnica de nado. Os resultados então, demonstraram que não foram detetadas diferenças significativas entre os nadadores masculinos e femininos nas melhorias conseguidas com o período de treino (p= 0,49); As melhorias ao longo do período de treino demonstraram diferenças entre a piscina de 50m e a piscina de 25m (p = 0.007); Foram observadas diferenças significativas entre as melhorias alcançadas com o período de treino (p <0.001), com valores superiores para infantis, cadetes e juvenis (respetivamente do maior valor para o menos valor de %); Quando comparamos a percentagem de melhoria entre as provas de nado, verificamos a existência de diferenças significativas (p = 0.02); O período de treino não demonstrou provocar diferenças significativas entre as alterações sentidas em cada técnica de nado (p = 0.15). Depois dos resultados apresenta-se a discussão e conclusões acerca do trabalho assim como as referências bibliográficas. |
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Clube de Natação da Guarda: avaliação da evolução da prestação desportiva ao longo de uma época desportivaRelatório de EstágioAnálise de PerformanceCaracterização do TreinoCompetiçãoNatação Pura e DesportivaTreino DesportivoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoNa área do Desporto, na vertente do treino, cada vez mais se procura imprimir e obter o melhor rendimento possível para qualquer atleta ou equipa, independentemente do contexto da modalidade, em que o nível de especificidade e complexidade é (e vai sendo) cada vez maior e mais exigente, no intuito de haver a melhor e maior (e eficaz) capacidade de resposta e rendimento possível (desempenho – perfeição). Neste sentido todo e qualquer treinador deverá estar apto e preparado para trabalhar no contexto da modalidade, conhecer as condições da equipa, e traçar objetivos para atingir ao longo de uma época desportiva tendo em vista (a) uma otimização do rendimento desportivo, quer em termos de treino quer em termos de competição, objetivos estes que deverão ser estabelecidos a curto, médio e longo-prazo. Posto isto, o estágio constituiu-se como um período de aprendizagem, de experiência e de reflexão crítica em que se procurou perceber e deduzir como atuar e decidir perante o contexto em causa (exigências do contexto) e perante as populações-alvo com à qual se interage; Ao longo de estágio os atletas foram avaliados de acordo com o treino facultado pelo treinador do clube, tendendo a parte do estagiário para a idealização e conceção de um planos de treino dos atletas considerados mais jovens (cadetes, infantis e iniciados), com menor potencial e numa vertente mais virada para a boa execução da técnica. O Clube é composto, tal como será comum a clubes/equipas desportivas, por diferentes escalões de formação, sendo os mesmos: Cadetes, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, em que, a média de idades ronda os 15/16 anos (m=15,75), distribuídos por crianças e jovens tanto do sexo masculino como do feminino dos 12 aos 19 anos. Foi desenvolvido também um estudo que se debruça na evolução da prestação desportiva aos atletas ao longo de uma época desportiva, no que toca à temporada 2018/2019, verificando os tempos de nado, as categorias dos atletas e os estilos de nado empregues. Com estes elementos, analisaram-se os resultados no que toca ao período pré a após treino relativamente a variáveis como género dos atletas, dimensão da piscina (piscina curta e piscina longa); melhorias alcançadas com o período de treino (p< 0,001) para as categorias inferiores (cadetes, infantis e juvenis); percentagem de melhoria entre as provas de nado e os valores verificados nas alterações sentidas em cada técnica de nado. Os resultados então, demonstraram que não foram detetadas diferenças significativas entre os nadadores masculinos e femininos nas melhorias conseguidas com o período de treino (p= 0,49); As melhorias ao longo do período de treino demonstraram diferenças entre a piscina de 50m e a piscina de 25m (p = 0.007); Foram observadas diferenças significativas entre as melhorias alcançadas com o período de treino (p <0.001), com valores superiores para infantis, cadetes e juvenis (respetivamente do maior valor para o menos valor de %); Quando comparamos a percentagem de melhoria entre as provas de nado, verificamos a existência de diferenças significativas (p = 0.02); O período de treino não demonstrou provocar diferenças significativas entre as alterações sentidas em cada técnica de nado (p = 0.15). Depois dos resultados apresenta-se a discussão e conclusões acerca do trabalho assim como as referências bibliográficas.In the sports’s area, in terms of training, we are increasingly looking to print and obtain the best possible performance for any athlete or team, regardless of the context of the sport, in a specific area in which the level of specificity and complexity is becoming time after time larger and more demanding – in order to have the best and the greatest response capacity (execution of tasks) and possible yield (performance – perfection). In this way, each and every coach should be able and prepared to work in the context of the sport, and get to know the conditions of the team, and set the goals to achieve throughout a sporting season heading the view to an optimizng sporting performance, both in terms of training and in terms of competition. Goals that should be stablished in a short, médium a long term. That said, the internship was constituted as a period of learning, experience and critical reflection in which we seek to understand and deduce how to act and decide before the contexto in question (contexto requirements) and before the target audiences with which interacts; During the internship, the athletes were evaluated according to the training provided by the club’s coach, tending to the trainee to elabode and design plans for the athletes considered younger (cadets, children and initiates), with less potential and more focused on the properexecution of the tecnique. The Club is composed, as will be common to clubs/sports teams, by diferente levels of formation, being the same: Cadets, children, initiates, youths and juniors, whose average age is around 15/16 years (m= 15,75), distributed by children and young people, men and women, from 12 to 19 years old. A study was also developed that analyzes the evoluion of the athletes sports’s performance over a sporting season, with respect to the 2018/2019 season, verifying swimming times, categories of athletes and the swimmingstyles employed. With these elements, the results were analyzed with regard to the pre and post-training period in relation to variables such as sexo f the athletes, pool size (short pool and long pool); improvemets achieved with the training period (p< 0,001) for the lower categories (cadets, children and young people); percentage of improvement between the swimming tests and the values verified in the changes felt in each swimming technique. The results, then, demonstrated that no significant diferences were detected between swimmers and swimmers in the improvements achieved with the training period (p= o,49); the improvements over the training period showed diferences between the 50m pool and the 25m pool (p= 0,007); significant diferences were observed between the improvements achieved with the training period (p< 0,001), with higher values for children, cadets and juveniles (respectively from the highest to the lowest %); when we compare the percentage of improvement between the swimming test, we see the existence of significant diferences (p= 0,02); The training period did not show significant diferences between the changes felt in each swimming technique (p= 0,15). After the results, the discussion and conclusion about the work is presented as well as the bibliographic references.Marinho, Daniel AlmeidauBibliorumGonçalves, Roberto Pablo de Gouveia2021-11-08T17:17:02Z2020-10-282020-09-212020-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11247TID:202558339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:53:40Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:05.544362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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