Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11503
Resumo: Este relatório tem o propósito de avaliar as vivências do trabalho elaborado ao longo do ano letivo 2019/2020. Na Lecionação destaco diferenciação de ensino para cada aluno (apêndice 5), assim como a metodologia utilizada na atribuição de responsabilidade e cooperação entre os alunos, em que cada aluno foi professor do companheiro, levando à evolução individual e coletiva da turma. Na Direção de turma destaco o trabalho desenvolvido a nível colaborativo, interdisciplinar e integrativo. Mais especificamente, o trabalho e realização conjunta do Relatório Técnico Pedagógico (RTP) com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), bem como o ambiente de interdisciplinaridade no CT, em cuja dinâmica julgo ter tido um papel determinante. No que diz respeito ao Desporto Escolar, o fato do quadro de competição de ginástica acrobática apresentar poucos encontros fez com que criasse a competição interna: considero ser este o meu maior contributo na área. A minha marca mais relevante no externato diz respeito ao seminário, na aplicação do programa de treino intervalado de alta intensidade. Este serviu para ensinar aos alunos e relembrar aos professores a importância do desenvolvimento das capacidades motoras, levando ao compromisso por parte do GEF em aplicar o programa no próximo ano letivo.
id RCAP_02eb192a8bc3d6a794dbb26b6c01e000
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de PauloMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSEste relatório tem o propósito de avaliar as vivências do trabalho elaborado ao longo do ano letivo 2019/2020. Na Lecionação destaco diferenciação de ensino para cada aluno (apêndice 5), assim como a metodologia utilizada na atribuição de responsabilidade e cooperação entre os alunos, em que cada aluno foi professor do companheiro, levando à evolução individual e coletiva da turma. Na Direção de turma destaco o trabalho desenvolvido a nível colaborativo, interdisciplinar e integrativo. Mais especificamente, o trabalho e realização conjunta do Relatório Técnico Pedagógico (RTP) com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), bem como o ambiente de interdisciplinaridade no CT, em cuja dinâmica julgo ter tido um papel determinante. No que diz respeito ao Desporto Escolar, o fato do quadro de competição de ginástica acrobática apresentar poucos encontros fez com que criasse a competição interna: considero ser este o meu maior contributo na área. A minha marca mais relevante no externato diz respeito ao seminário, na aplicação do programa de treino intervalado de alta intensidade. Este serviu para ensinar aos alunos e relembrar aos professores a importância do desenvolvimento das capacidades motoras, levando ao compromisso por parte do GEF em aplicar o programa no próximo ano letivo.The purpose of this report is to evaluate the experiences of the work done during the school year 2019/2020. In the teaching, I highlight the teaching differentiation for each student (appendix 5), as well as the methodology used in the attribution of responsibility and cooperation among the students, in which each student was the companion's teacher, leading to the individual and collective evolution of the class. In the class management, I highlight the work developed at a collaborative, interdisciplinary and integrative level. More specifically, the work and joint implementation of the Technical Pedagogical Report (RTP) with the Multidisciplinary Team to Support Inclusive Education (EMAEI), as well as the interdisciplinary environment in the CT, in whose dynamic I believe has played a determining role. As far as School Sport is concerned, the fact that the acrobatic gymnastics competition board presents few meetings has led me to create the internal competition: I consider this to be my greatest contribution in the area. My most relevant mark in the externality concerns the seminar, in the application of the high intensity interval training program. It served to teach students and remind teachers of the importance of developing motor skills, leading to a commitment by the GEF to apply the program next school year.2020-12-10T17:24:48Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11503TID:202539547porCardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:48.560488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
title Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
Cardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física no Externato Liceal da Casa São Vicente de Paulo
author Cardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreira
author_facet Cardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Margarida e Vieira Caiado Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
description Este relatório tem o propósito de avaliar as vivências do trabalho elaborado ao longo do ano letivo 2019/2020. Na Lecionação destaco diferenciação de ensino para cada aluno (apêndice 5), assim como a metodologia utilizada na atribuição de responsabilidade e cooperação entre os alunos, em que cada aluno foi professor do companheiro, levando à evolução individual e coletiva da turma. Na Direção de turma destaco o trabalho desenvolvido a nível colaborativo, interdisciplinar e integrativo. Mais especificamente, o trabalho e realização conjunta do Relatório Técnico Pedagógico (RTP) com a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), bem como o ambiente de interdisciplinaridade no CT, em cuja dinâmica julgo ter tido um papel determinante. No que diz respeito ao Desporto Escolar, o fato do quadro de competição de ginástica acrobática apresentar poucos encontros fez com que criasse a competição interna: considero ser este o meu maior contributo na área. A minha marca mais relevante no externato diz respeito ao seminário, na aplicação do programa de treino intervalado de alta intensidade. Este serviu para ensinar aos alunos e relembrar aos professores a importância do desenvolvimento das capacidades motoras, levando ao compromisso por parte do GEF em aplicar o programa no próximo ano letivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T17:24:48Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11503
TID:202539547
url http://hdl.handle.net/10437/11503
identifier_str_mv TID:202539547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131255176953856