Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11771 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico é o ponto mais alto da formação inicial. É uma unidade curricular que está integrada no plano de estudos do segundo ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo como principal objetivo a integração e transição do estudante para o contexto profissional, oferecendo assim as ferramentas necessárias para o impacto com a realidade e para a resolução de desafios. O meu estágio teve lugar na Escola Secundária das Laranjeiras, em São Miguel, Açores. Este relatório de Estágio pretende ser uma continuidade da prática, complementando as minhas expectativas e objetivos para as quatro áreas de estágio, sendo também apresentada a minha experiência ao longo do ano letivo 2019/2020. É constituído por quatro capítulos, lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo estas as áreas que englobam o processo de estágio. Assim, na lecionação serão definidos os objetivos para as quatro etapas, contendo também as reflexões acerca de todo o processo nas várias etapas, assim como as justificações para as tomadas de decisão, nomeadamente para os planeamentos, avaliações e modelos utilizados nas aulas. Ainda nesta área, será referenciada a atividade de Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma serão apresentados os objetivos para as quatro etapas, sendo também planeada e justificada a saída de campo. Relativamente ao Desporto Escolar, será apresentada uma definição do panorama geral do mesmo a nível Regional, bem como os projetos e objetivos das quatro etapas desta área. Por último, no quarto capítulo, serão apresentados e justificados os três seminários desenvolvidos ao longo deste Ano letivo, sendo estes: “Protocolo de aptidão física - “Relação entre Exercício Físico e Saúde”, “Protocolo de Avaliação Inicial – “Elemento Fundamental nas aprendizagens de Educação Física” e “Futebol de Rua – Um fator inclusivo e motivacional para os alunos” |
id |
RCAP_ff7b7b44ae36e501f53485828f4e5282 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11771 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das LaranjeirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSO Estágio Pedagógico é o ponto mais alto da formação inicial. É uma unidade curricular que está integrada no plano de estudos do segundo ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo como principal objetivo a integração e transição do estudante para o contexto profissional, oferecendo assim as ferramentas necessárias para o impacto com a realidade e para a resolução de desafios. O meu estágio teve lugar na Escola Secundária das Laranjeiras, em São Miguel, Açores. Este relatório de Estágio pretende ser uma continuidade da prática, complementando as minhas expectativas e objetivos para as quatro áreas de estágio, sendo também apresentada a minha experiência ao longo do ano letivo 2019/2020. É constituído por quatro capítulos, lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo estas as áreas que englobam o processo de estágio. Assim, na lecionação serão definidos os objetivos para as quatro etapas, contendo também as reflexões acerca de todo o processo nas várias etapas, assim como as justificações para as tomadas de decisão, nomeadamente para os planeamentos, avaliações e modelos utilizados nas aulas. Ainda nesta área, será referenciada a atividade de Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma serão apresentados os objetivos para as quatro etapas, sendo também planeada e justificada a saída de campo. Relativamente ao Desporto Escolar, será apresentada uma definição do panorama geral do mesmo a nível Regional, bem como os projetos e objetivos das quatro etapas desta área. Por último, no quarto capítulo, serão apresentados e justificados os três seminários desenvolvidos ao longo deste Ano letivo, sendo estes: “Protocolo de aptidão física - “Relação entre Exercício Físico e Saúde”, “Protocolo de Avaliação Inicial – “Elemento Fundamental nas aprendizagens de Educação Física” e “Futebol de Rua – Um fator inclusivo e motivacional para os alunos”The Pedagogical Internship is the highest point of the initial training. It is a module that is integrated with the study plan of the second cycle in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Lusófona University of Humanities and Technologies, having as main objective the integration and transition of the student to the professional working environment, therefore offering the necessary tools for facing reality and for solving challenges. My internship took place at Escola Secundária das Laranjeiras, in São Miguel, Azores. This Internship report is intended to be a continuity of practice, complementing my expectations and objectives for the four internship areas, and my experience throughout the academic year 2019/2020 is also presented. It consists of four chapters, teaching, class management, school sports and seminars, these being the areas that combine the internship process. Therefore, during teaching the objectives for the four stages will be defined, also containing the reflections about the whole process in the various stages, as well as the justifications for the decision making, namely for the planning, evaluations and models used in the classes. Still in this area, the activity of Full-Time Teacher will be referenced. In the class management the objectives for the four stages will be presented and the field trip will be planned and justified. Regarding School Sports, there will be a definition of the general view of it at the Regional level, as well as the projects and objectives of the four stages of this area. Finally, in the fourth chapter, the three seminars developed during this academic year will be presented and justified, namely: “Physical ability protocol - “Relationship between Physical Exercise and Health”, “Initial Assessment Protocol - “Fundamental element in learning of Physical Education” and “Street Football - An inclusive and motivational factor for students”.2021-04-05T15:27:38Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11771TID:202690555porBorges, Frederico Manuel Arrudainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:15Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:39.034823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
title |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras Borges, Frederico Manuel Arruda MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Secundária das Laranjeiras |
author |
Borges, Frederico Manuel Arruda |
author_facet |
Borges, Frederico Manuel Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Frederico Manuel Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESCOLAR DIRETORES DE TURMA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING SCHOOL SPORTS FORM TEACHERS |
description |
O Estágio Pedagógico é o ponto mais alto da formação inicial. É uma unidade curricular que está integrada no plano de estudos do segundo ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo como principal objetivo a integração e transição do estudante para o contexto profissional, oferecendo assim as ferramentas necessárias para o impacto com a realidade e para a resolução de desafios. O meu estágio teve lugar na Escola Secundária das Laranjeiras, em São Miguel, Açores. Este relatório de Estágio pretende ser uma continuidade da prática, complementando as minhas expectativas e objetivos para as quatro áreas de estágio, sendo também apresentada a minha experiência ao longo do ano letivo 2019/2020. É constituído por quatro capítulos, lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo estas as áreas que englobam o processo de estágio. Assim, na lecionação serão definidos os objetivos para as quatro etapas, contendo também as reflexões acerca de todo o processo nas várias etapas, assim como as justificações para as tomadas de decisão, nomeadamente para os planeamentos, avaliações e modelos utilizados nas aulas. Ainda nesta área, será referenciada a atividade de Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma serão apresentados os objetivos para as quatro etapas, sendo também planeada e justificada a saída de campo. Relativamente ao Desporto Escolar, será apresentada uma definição do panorama geral do mesmo a nível Regional, bem como os projetos e objetivos das quatro etapas desta área. Por último, no quarto capítulo, serão apresentados e justificados os três seminários desenvolvidos ao longo deste Ano letivo, sendo estes: “Protocolo de aptidão física - “Relação entre Exercício Físico e Saúde”, “Protocolo de Avaliação Inicial – “Elemento Fundamental nas aprendizagens de Educação Física” e “Futebol de Rua – Um fator inclusivo e motivacional para os alunos” |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-04-05T15:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11771 TID:202690555 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11771 |
identifier_str_mv |
TID:202690555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131243746426880 |