Narrativas trans em acervos de museus: diálogos com Élle de Bernardini e Lyz Parayzo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11946 |
Resumo: | Este texto apresenta perspectivas sobre a institucionalização de obras de artistas trans em coleções de museus. As contribuições para as análises são das artistas brasileiras Élle de Bernardini (Santa Maria - RS, 1991) e Lyz Parayzo (Rio de Janeiro - RJ, 1994), que possuem obras acervadas em diversas instituições, como Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), Coleção Santander Brasil, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Museu Nacional do Complexo Cultural da República – Honestino Guimarães, Museu da Diversidade Sexual, Embaixada Italiana no Brasil e Pinacoteca do Estado de São Paulo. O objetivo principal deste artigo é compreender o processo de musealização das obras a partir da construção de uma narrativa de si de cada uma das artistas, como um vislumbre das discussões sobre as pautas que envolvem gênero e das condições poéticas inscritas dentro da perspectiva de presença – e ausência – da pauta para as narrativas possíveis a serem enunciadas nas (re)exibições das obras. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as duas artistas no intuito de estabelecer um diálogo sobre a visibilidade trans em acervos de museus. |
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Narrativas trans em acervos de museus: diálogos com Élle de Bernardini e Lyz ParayzoMUSEOLOGIAESTUDOS LGBTMUSEOLOGYLGBT STUDIESEste texto apresenta perspectivas sobre a institucionalização de obras de artistas trans em coleções de museus. As contribuições para as análises são das artistas brasileiras Élle de Bernardini (Santa Maria - RS, 1991) e Lyz Parayzo (Rio de Janeiro - RJ, 1994), que possuem obras acervadas em diversas instituições, como Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), Coleção Santander Brasil, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), Museu Nacional do Complexo Cultural da República – Honestino Guimarães, Museu da Diversidade Sexual, Embaixada Italiana no Brasil e Pinacoteca do Estado de São Paulo. O objetivo principal deste artigo é compreender o processo de musealização das obras a partir da construção de uma narrativa de si de cada uma das artistas, como um vislumbre das discussões sobre as pautas que envolvem gênero e das condições poéticas inscritas dentro da perspectiva de presença – e ausência – da pauta para as narrativas possíveis a serem enunciadas nas (re)exibições das obras. Para tanto, foram realizadas entrevistas com as duas artistas no intuito de estabelecer um diálogo sobre a visibilidade trans em acervos de museus.Edições Universitárias Lusófonas2021-05-17T20:42:53Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11946porISSN 1646-3714Silva, Anna Paula dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:21.662260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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