Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barriga, Liliana, Bica, Núria, Gomes, Anatilde, Matias, Filipa, Ricardo, Liliana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8635
Resumo: Introdução: Pneumotórax caracteriza-se pela acumulação de ar no espaço pleural, com colapso parcial ou total do pulmão. Divide-se em pneumotórax espontâneo e hipertensivo, exigindo uma intervenção imediata. O nosso trabalho irá incidir no último acimo referido. Objectivos: Reconhecer as principais manifestações clinicas, identificar as principais causas e referir tratamento terapêutico de eleição. Método: Para responder a esta problemática foram incluídos diversos estudos. Recorreu-se a diferentes fontes de informação nomeadamente bases de dados eletrónicas (EBSCOhost, B-on e WOK). Foram analisados 13 artigos e apenas 6 cumpriam os critérios de inclusão, com anos de publicação compreendidos entre 2010 e 2012. Resultados: As manifestações clinicas mais frequentes são a dor torácica, dispneia, hipoxémia e hipotensão. As causas mais frequentes são os procedimentos invasivos ou o traumatismo torácico. O tratamento terapêutico de eleição tem como medida de atuação emergente a descompressão imediata com abocath e posterior colocação de drenagem torácica. Conclusão: O pneumotórax hipertensivo é uma lesão grave, que coloca em risco imediato a vida do doente e, por isso, deve ser tratado com extrema urgência.
id RCAP_02f49c0a65655a3b0cfe614733e1bed3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem ao Doente com Pneumotórax HipertensivoPneumotóraxEnfermeiroIntrodução: Pneumotórax caracteriza-se pela acumulação de ar no espaço pleural, com colapso parcial ou total do pulmão. Divide-se em pneumotórax espontâneo e hipertensivo, exigindo uma intervenção imediata. O nosso trabalho irá incidir no último acimo referido. Objectivos: Reconhecer as principais manifestações clinicas, identificar as principais causas e referir tratamento terapêutico de eleição. Método: Para responder a esta problemática foram incluídos diversos estudos. Recorreu-se a diferentes fontes de informação nomeadamente bases de dados eletrónicas (EBSCOhost, B-on e WOK). Foram analisados 13 artigos e apenas 6 cumpriam os critérios de inclusão, com anos de publicação compreendidos entre 2010 e 2012. Resultados: As manifestações clinicas mais frequentes são a dor torácica, dispneia, hipoxémia e hipotensão. As causas mais frequentes são os procedimentos invasivos ou o traumatismo torácico. O tratamento terapêutico de eleição tem como medida de atuação emergente a descompressão imediata com abocath e posterior colocação de drenagem torácica. Conclusão: O pneumotórax hipertensivo é uma lesão grave, que coloca em risco imediato a vida do doente e, por isso, deve ser tratado com extrema urgência.2013-07-29T15:16:08Z2013-07-292013-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8635http://hdl.handle.net/10174/8635porFrias, A., Barriga, L., Bica, N., Gomes, A., Matias, F., & Ricardo, L. (2013). Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo. I Jornadas de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes. Beja.simnaosimanafrias@uevora.ptlilianairbarriga@hotmail.comnuriabica@hormail.comanatildejbg@hotmail.comfilipamatias84@gmail.comlilianabricardo@gmail.com745Frias, AnaBarriga, LilianaBica, NúriaGomes, AnatildeMatias, FilipaRicardo, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:53.631047Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
title Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
spellingShingle Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
Frias, Ana
Pneumotórax
Enfermeiro
title_short Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
title_full Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
title_fullStr Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
title_full_unstemmed Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
title_sort Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo
author Frias, Ana
author_facet Frias, Ana
Barriga, Liliana
Bica, Núria
Gomes, Anatilde
Matias, Filipa
Ricardo, Liliana
author_role author
author2 Barriga, Liliana
Bica, Núria
Gomes, Anatilde
Matias, Filipa
Ricardo, Liliana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frias, Ana
Barriga, Liliana
Bica, Núria
Gomes, Anatilde
Matias, Filipa
Ricardo, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Pneumotórax
Enfermeiro
topic Pneumotórax
Enfermeiro
description Introdução: Pneumotórax caracteriza-se pela acumulação de ar no espaço pleural, com colapso parcial ou total do pulmão. Divide-se em pneumotórax espontâneo e hipertensivo, exigindo uma intervenção imediata. O nosso trabalho irá incidir no último acimo referido. Objectivos: Reconhecer as principais manifestações clinicas, identificar as principais causas e referir tratamento terapêutico de eleição. Método: Para responder a esta problemática foram incluídos diversos estudos. Recorreu-se a diferentes fontes de informação nomeadamente bases de dados eletrónicas (EBSCOhost, B-on e WOK). Foram analisados 13 artigos e apenas 6 cumpriam os critérios de inclusão, com anos de publicação compreendidos entre 2010 e 2012. Resultados: As manifestações clinicas mais frequentes são a dor torácica, dispneia, hipoxémia e hipotensão. As causas mais frequentes são os procedimentos invasivos ou o traumatismo torácico. O tratamento terapêutico de eleição tem como medida de atuação emergente a descompressão imediata com abocath e posterior colocação de drenagem torácica. Conclusão: O pneumotórax hipertensivo é uma lesão grave, que coloca em risco imediato a vida do doente e, por isso, deve ser tratado com extrema urgência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-29T15:16:08Z
2013-07-29
2013-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8635
http://hdl.handle.net/10174/8635
url http://hdl.handle.net/10174/8635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Frias, A., Barriga, L., Bica, N., Gomes, A., Matias, F., & Ricardo, L. (2013). Abordagem ao Doente com Pneumotórax Hipertensivo. I Jornadas de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes. Beja.
sim
nao
sim
anafrias@uevora.pt
lilianairbarriga@hotmail.com
nuriabica@hormail.com
anatildejbg@hotmail.com
filipamatias84@gmail.com
lilianabricardo@gmail.com
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136512781058048