Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mega,Ana Claudia Chiaratti
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Encinas,José Mário Mangaravite, Blanco,Natasha Pinheiro, Martins,Tatiane Mury
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500010
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Há 100% de prevalência de pneumotórax nos casos de trauma penetrante torácico, sendo que o pneumotórax hipertensivo pode ser desencadeado, entre outras causas, por uma lesão pulmonar não diagnosticada inicialmente, ou associado à ventilação mecânica, apresentando alta taxa de mortalidade. O objetivo deste relato é apresentar um caso de pneumotórax hipertensivo diagnosticado na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 34 anos, estado físico ASA I E, vítima de lesões por arma de fogo. Foi submetido a laparotomia exploradora e exploração de artéria e veia femorais à direita, sob anestesia geral balanceada com indução em seqüência rápida, com estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento cirúrgico. Na SRPA, apresentou instabilidade hemodinâmica, com insuficiência respiratória, sudorese, taquicardia e hipertensão arterial. A tomografia computadorizada de tórax evidenciou hemopneumotórax à direita, sendo imediatamente drenado. Foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva, apresentando melhora progressiva do quadro, com alta hospitalar, sem seqüelas, após 22 dias. CONCLUSÕES: O pneumotórax hipertensivo é uma doença letal que pode ser facilmente reconhecida através dos exames clínico e radiológico; devendo ser sempre suspeitado na presença de traumatismo torácico, e neste caso, deve-se realizar imediatamente a drenagem de tórax antes da ventilação mecânica e de procedimentos cirúrgicos.
id SBA-1_010bf4e0e24f27396dfc1780579ca297
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942004000500010
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de casoCIRURGIA/TraumaCOMPLICAÇÕES/pneumotóraxJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Há 100% de prevalência de pneumotórax nos casos de trauma penetrante torácico, sendo que o pneumotórax hipertensivo pode ser desencadeado, entre outras causas, por uma lesão pulmonar não diagnosticada inicialmente, ou associado à ventilação mecânica, apresentando alta taxa de mortalidade. O objetivo deste relato é apresentar um caso de pneumotórax hipertensivo diagnosticado na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 34 anos, estado físico ASA I E, vítima de lesões por arma de fogo. Foi submetido a laparotomia exploradora e exploração de artéria e veia femorais à direita, sob anestesia geral balanceada com indução em seqüência rápida, com estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento cirúrgico. Na SRPA, apresentou instabilidade hemodinâmica, com insuficiência respiratória, sudorese, taquicardia e hipertensão arterial. A tomografia computadorizada de tórax evidenciou hemopneumotórax à direita, sendo imediatamente drenado. Foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva, apresentando melhora progressiva do quadro, com alta hospitalar, sem seqüelas, após 22 dias. CONCLUSÕES: O pneumotórax hipertensivo é uma doença letal que pode ser facilmente reconhecida através dos exames clínico e radiológico; devendo ser sempre suspeitado na presença de traumatismo torácico, e neste caso, deve-se realizar imediatamente a drenagem de tórax antes da ventilação mecânica e de procedimentos cirúrgicos.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2004-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500010Revista Brasileira de Anestesiologia v.54 n.5 2004reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942004000500010info:eu-repo/semantics/openAccessMega,Ana Claudia ChiarattiEncinas,José Mário MangaraviteBlanco,Natasha PinheiroMartins,Tatiane Murypor2004-11-30T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942004000500010Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2004-11-30T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
title Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
spellingShingle Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
Mega,Ana Claudia Chiaratti
CIRURGIA/Trauma
COMPLICAÇÕES/pneumotórax
title_short Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
title_full Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
title_fullStr Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
title_full_unstemmed Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
title_sort Pneumotórax hipertensivo na sala de recuperação pós-anestésica: relato de caso
author Mega,Ana Claudia Chiaratti
author_facet Mega,Ana Claudia Chiaratti
Encinas,José Mário Mangaravite
Blanco,Natasha Pinheiro
Martins,Tatiane Mury
author_role author
author2 Encinas,José Mário Mangaravite
Blanco,Natasha Pinheiro
Martins,Tatiane Mury
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mega,Ana Claudia Chiaratti
Encinas,José Mário Mangaravite
Blanco,Natasha Pinheiro
Martins,Tatiane Mury
dc.subject.por.fl_str_mv CIRURGIA/Trauma
COMPLICAÇÕES/pneumotórax
topic CIRURGIA/Trauma
COMPLICAÇÕES/pneumotórax
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Há 100% de prevalência de pneumotórax nos casos de trauma penetrante torácico, sendo que o pneumotórax hipertensivo pode ser desencadeado, entre outras causas, por uma lesão pulmonar não diagnosticada inicialmente, ou associado à ventilação mecânica, apresentando alta taxa de mortalidade. O objetivo deste relato é apresentar um caso de pneumotórax hipertensivo diagnosticado na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA). RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 34 anos, estado físico ASA I E, vítima de lesões por arma de fogo. Foi submetido a laparotomia exploradora e exploração de artéria e veia femorais à direita, sob anestesia geral balanceada com indução em seqüência rápida, com estabilidade hemodinâmica durante todo o procedimento cirúrgico. Na SRPA, apresentou instabilidade hemodinâmica, com insuficiência respiratória, sudorese, taquicardia e hipertensão arterial. A tomografia computadorizada de tórax evidenciou hemopneumotórax à direita, sendo imediatamente drenado. Foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva, apresentando melhora progressiva do quadro, com alta hospitalar, sem seqüelas, após 22 dias. CONCLUSÕES: O pneumotórax hipertensivo é uma doença letal que pode ser facilmente reconhecida através dos exames clínico e radiológico; devendo ser sempre suspeitado na presença de traumatismo torácico, e neste caso, deve-se realizar imediatamente a drenagem de tórax antes da ventilação mecânica e de procedimentos cirúrgicos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942004000500010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942004000500010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.54 n.5 2004
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126624767148032