A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ruben
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Cátia, Santos, Raquel, Ferreira, Nuno Martins, Jackson, Inês Borges, Matos, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11895
Resumo: A dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.
id RCAP_02fc46d882795bc0371552ab27ff88d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informáticaAnimação socioculturalPatrimónioTecnologias da informaçãoTecnologias da comunicaçãoProjeto de intervençãoEscola Superior de Educação de LisboaSociocultural animationHeritageInformation technologiesCommunication technologiesIntervention projectSuperior School of Education of LisbonA dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.Abstract— The dynamization of historical heritage with the aid of new technologies is currently a practice to be taken into account by future professionals of socio-cultural animation. In the 2nd year of the degree in Sociocultural Animation of the Superior School of Education of Lisbon, the curricular unit Historical, Artistic and Cultural Heritage proposes, as an evaluation element, the construction of an intervention project from the Portuguese heritage, mobilizing it and recognizing it as an important educational, cultural and identity resource. This communication aims to present an intervention project carried out by students in the academic year 2016/2017, taking into account i) the use of new technologies in socio-cultural animation; Ii) the relationship between socio-cultural animation, heritage and new technologies; and iii) the creation of a computer application within the scope of that curricular unit for the dynamization of the patrimony. The work carried out by the group of students allows to affirm that, the new technologies constitute a privileged resource for the dynamization of the heritage by the socio-cultural animator.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLRibeiro, RubenFernandes, CátiaSantos, RaquelFerreira, Nuno MartinsJackson, Inês BorgesMatos, Joana2020-06-19T12:55:05Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11895porRibeiro, R., Fernandes, C., Santos, R., Ferreira, N., Jackson, I., Matos, J. (2017) A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (29-34) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:05.432257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
title A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
spellingShingle A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
Ribeiro, Ruben
Animação sociocultural
Património
Tecnologias da informação
Tecnologias da comunicação
Projeto de intervenção
Escola Superior de Educação de Lisboa
Sociocultural animation
Heritage
Information technologies
Communication technologies
Intervention project
Superior School of Education of Lisbon
title_short A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
title_full A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
title_fullStr A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
title_full_unstemmed A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
title_sort A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática
author Ribeiro, Ruben
author_facet Ribeiro, Ruben
Fernandes, Cátia
Santos, Raquel
Ferreira, Nuno Martins
Jackson, Inês Borges
Matos, Joana
author_role author
author2 Fernandes, Cátia
Santos, Raquel
Ferreira, Nuno Martins
Jackson, Inês Borges
Matos, Joana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ruben
Fernandes, Cátia
Santos, Raquel
Ferreira, Nuno Martins
Jackson, Inês Borges
Matos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Animação sociocultural
Património
Tecnologias da informação
Tecnologias da comunicação
Projeto de intervenção
Escola Superior de Educação de Lisboa
Sociocultural animation
Heritage
Information technologies
Communication technologies
Intervention project
Superior School of Education of Lisbon
topic Animação sociocultural
Património
Tecnologias da informação
Tecnologias da comunicação
Projeto de intervenção
Escola Superior de Educação de Lisboa
Sociocultural animation
Heritage
Information technologies
Communication technologies
Intervention project
Superior School of Education of Lisbon
description A dinamização do património histórico com o auxílio das novas tecnologias é, na atualidade, uma prática a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.º ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular Património Histórico, Artístico e Cultural propõe, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do património edificado português, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitário. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o património e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informática no âmbito daquela unidade curricular para a dinamização do património. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do património por parte do animador sociocultural.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-19T12:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11895
url http://hdl.handle.net/10400.21/11895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, R., Fernandes, C., Santos, R., Ferreira, N., Jackson, I., Matos, J. (2017) A dinamização do património na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informática in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (29-34) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553253022302208