Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anabela de Moura
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/530
Resumo: O mundo actual, o da sociedade da informação, é mais exigente, por isso não basta ao indivíduo ter acesso fácil e rápido à informação para que esta se transforme em conhecimento. Esta transformação só se opera se o indivíduo for capaz de interpretar, relacionar e associar essa mesma informação, capacidades que nem todos parecem possuir. Assim, no processo de construção do leitor é crucial a convivência e a cumplicidade com o material impresso para se passar da emergência da leitura ao prazer de ler. É nosso propósito, no presente estudo, reflectir sobre a importância da leitura, competência fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, e sobre o papel da Animação Sociocultural enquanto metodologia activa imprescindível para a criação e aprofundamento de hábitos de leitura sólidos e para a promoção do prazer de ler, a fim de melhorar os níveis de literacia. Com este trabalho pretende-se contribuir para a divulgação de resultados de investigação sobre os hábitos de leitura (obtidos através de inquérito por questionário), designadamente entre os alunos/formandos dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) do Alto Tâmega, de modo a promover a alfabetização, a literacia e a formação contínua dos jovens/adultos. Para além disso, alerta-se para o papel fundamental do professor e do animador enquanto agentes de promoção e animação da leitura.
id RCAP_d122bb1a31f8e1b8a18fdd58c06b0c92
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação da Leitura no Contexto da Animação SocioculturalLeituraAnimação SocioculturalO mundo actual, o da sociedade da informação, é mais exigente, por isso não basta ao indivíduo ter acesso fácil e rápido à informação para que esta se transforme em conhecimento. Esta transformação só se opera se o indivíduo for capaz de interpretar, relacionar e associar essa mesma informação, capacidades que nem todos parecem possuir. Assim, no processo de construção do leitor é crucial a convivência e a cumplicidade com o material impresso para se passar da emergência da leitura ao prazer de ler. É nosso propósito, no presente estudo, reflectir sobre a importância da leitura, competência fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, e sobre o papel da Animação Sociocultural enquanto metodologia activa imprescindível para a criação e aprofundamento de hábitos de leitura sólidos e para a promoção do prazer de ler, a fim de melhorar os níveis de literacia. Com este trabalho pretende-se contribuir para a divulgação de resultados de investigação sobre os hábitos de leitura (obtidos através de inquérito por questionário), designadamente entre os alunos/formandos dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) do Alto Tâmega, de modo a promover a alfabetização, a literacia e a formação contínua dos jovens/adultos. Para além disso, alerta-se para o papel fundamental do professor e do animador enquanto agentes de promoção e animação da leitura.The current world of the information society is more demanding and, requires more than a mere rapid and easy access to information so that this one becomes knowledge. This transformation occurs only if one can comprehend, relate and associate the very same information, and not everyone seems able to use this ability. Thus, in his construction process, the reader needs to be deeply familiar with the printed material, so that he goes from the emergency of reading to the pleasure of reading. With this work we aim at reflecting upon the importance of reading, a fundamental skill for the development of the individual and the society itself. It is also our purpose to reflect on the role of the Sociocultural Animation as an active methodology, necessary to the creation and deepening of solid reading habits as well as to the promotion of the pleasure of reading, in order to improve the levels of literacy. It is our hope to contribute to the disclosure of the research results on the reading habits (which were obtained through a survey based on a questionnaire) among students/trainees of the EFA courses (Education and training for adults) from the “Alto Tâmega” region, so that the literacy and continuous formation of the young/adults can be promoted. Moreover, we must focus on the fact that teachers and animators have a fundamental role as agents for the promotion and animation of reading.2011-09-19T15:38:37Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/530porFernandes, Anabela de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:02Zoai:repositorio.utad.pt:10348/530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:29.999186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
title Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
spellingShingle Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
Fernandes, Anabela de Moura
Leitura
Animação Sociocultural
title_short Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
title_full Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
title_fullStr Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
title_full_unstemmed Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
title_sort Animação da Leitura no Contexto da Animação Sociocultural
author Fernandes, Anabela de Moura
author_facet Fernandes, Anabela de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anabela de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Animação Sociocultural
topic Leitura
Animação Sociocultural
description O mundo actual, o da sociedade da informação, é mais exigente, por isso não basta ao indivíduo ter acesso fácil e rápido à informação para que esta se transforme em conhecimento. Esta transformação só se opera se o indivíduo for capaz de interpretar, relacionar e associar essa mesma informação, capacidades que nem todos parecem possuir. Assim, no processo de construção do leitor é crucial a convivência e a cumplicidade com o material impresso para se passar da emergência da leitura ao prazer de ler. É nosso propósito, no presente estudo, reflectir sobre a importância da leitura, competência fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, e sobre o papel da Animação Sociocultural enquanto metodologia activa imprescindível para a criação e aprofundamento de hábitos de leitura sólidos e para a promoção do prazer de ler, a fim de melhorar os níveis de literacia. Com este trabalho pretende-se contribuir para a divulgação de resultados de investigação sobre os hábitos de leitura (obtidos através de inquérito por questionário), designadamente entre os alunos/formandos dos Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) do Alto Tâmega, de modo a promover a alfabetização, a literacia e a formação contínua dos jovens/adultos. Para além disso, alerta-se para o papel fundamental do professor e do animador enquanto agentes de promoção e animação da leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-09-19T15:38:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/530
url http://hdl.handle.net/10348/530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137109818212352