As particularidades da gestão de trânsito numa empreitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Filipa Andreia Abobeleira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6630
Resumo: O Decreto – Lei nº 273/2003 de 29 de Outubro procede à revisão da regulamentação das condições de segurança e saúde no trabalho em estaleiros temporários ou móveis, constante no Decreto – Lei 155/95, de 1 de Julho, mantendo as prescrições mínimas de segurança e saúde no trabalho estabelecidas pela directiva nº 92/57 CEE, do Conselho, de 24 de Junho. Este define novos actores no acto de construir, surgindo a necessidade de nomear coordenadores de segurança na fase de obra, sempre que existam duas ou mais empresas a laborar em obra. Tendo estes um papel fundamental na gestão do trânsito durante a execução de uma empreitada. A sinalização em obra é uma questão cada vez mais importante no combate aos acidentes de trabalho. Numa obra rodoviária, onde existe a circulação em simultâneo de automobilistas, os riscos de acidente são muito elevados, havendo assim um especial cuidado no combate dos mesmos, onde um dos meios de prevenção passa pela sinalização temporária, regulamentada pelo Decreto-Regulamentar 22-A/98. O objectivo deste trabalho de investigação consiste na gestão do trânsito numa obra. A obra em estudo é a auto-estrada transmontana, onde se irão analisar os condicionalismos existentes entre a execução da via e a passagem do trânsito automóvel, como é feita essa gestão. Quando, devido à envergadura da obra, é necessário interromper as vias de circulação, num ou nos dois sentidos, tem que haver desvio do trânsito por estradas alternativas como estradas nacionais, municipais ou até construir uma via de desvio. Estes desvios devem ser devidamente sinalizados para que os automobilistas tomem conhecimento das novas condições da via em que passam a circular. Estes desvios levantam uma questão sobre qual a melhor maneira de lidar com o trafego automóvel e pesado e o estudo da viabilidade económica, associados aos custos gerais da obra. Com este estudo pretende-se fazer uma abordagem às particulares da gestão do trânsito na execução de uma empreitada, de maneira a sugerir melhorias ao nível da segurança tendo em vista a redução dos acidentes rodoviários e de trabalho.
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