Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19238 |
Resumo: | O presente estudo propõe estabelecer uma relação entre a evolução da montagem audiovisual contemporânea e a evolução da narrativa clássica. Será analisada a forma como a MTV 1 desenvolveu um género de montagem que foi posteriormente estendido a outras áreas programáticas de televisão e cinema contemporâneo. O videoclip foi um veículo essencial na massificação de narrativas segmentadas e fragmentadas, sobretudo através do uso intensivo de técnicas como jump-cut 2, montagem com pace 3 rápido, fast-motion 4 e slow-motion 5, técnicas que viriam a ser mais tarde adoptadas, no mesmo e em diferentes formatos, noutros meios de comunicação de massas. O cinema comercial de Hollywood serviu de alicerce para a industrialização do meio cinematográfico, apesar de ao longo da história existirem excepções. A premissa de trabalhar com uma lógica onde o produtor tem o poder de decisão veio abrir caminho para que se possa alterar um projeto a meio da sua execução ou substituir um realizador, algo impensável no cinema europeu de autor, onde o realizador tem, normalmente, o poder de decisão sobre o filme que realiza. A produção americana empregue no blockbuster assenta em fórmulas testadas e repetidas ao longo de décadas. A lógica da montagem ao serviço da narrativa, que organiza a continuidade entre os planos e os ritmos, evoluiu para uma linguagem invisível que se insinua nas nossas vidas como espectadores e, salvo algumas excepções, continua a ser a regra adoptada na quase totalidade do cinema contemporâneo. |
id |
RCAP_032b2b7e4745ddda648f886325f58f40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19238 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporâneaCinemaRitmoMontagemVideoclipNarrativaMontageMusic VideoNarrativeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente estudo propõe estabelecer uma relação entre a evolução da montagem audiovisual contemporânea e a evolução da narrativa clássica. Será analisada a forma como a MTV 1 desenvolveu um género de montagem que foi posteriormente estendido a outras áreas programáticas de televisão e cinema contemporâneo. O videoclip foi um veículo essencial na massificação de narrativas segmentadas e fragmentadas, sobretudo através do uso intensivo de técnicas como jump-cut 2, montagem com pace 3 rápido, fast-motion 4 e slow-motion 5, técnicas que viriam a ser mais tarde adoptadas, no mesmo e em diferentes formatos, noutros meios de comunicação de massas. O cinema comercial de Hollywood serviu de alicerce para a industrialização do meio cinematográfico, apesar de ao longo da história existirem excepções. A premissa de trabalhar com uma lógica onde o produtor tem o poder de decisão veio abrir caminho para que se possa alterar um projeto a meio da sua execução ou substituir um realizador, algo impensável no cinema europeu de autor, onde o realizador tem, normalmente, o poder de decisão sobre o filme que realiza. A produção americana empregue no blockbuster assenta em fórmulas testadas e repetidas ao longo de décadas. A lógica da montagem ao serviço da narrativa, que organiza a continuidade entre os planos e os ritmos, evoluiu para uma linguagem invisível que se insinua nas nossas vidas como espectadores e, salvo algumas excepções, continua a ser a regra adoptada na quase totalidade do cinema contemporâneo.This current study aims to establish a relationship between the evolution of contemporary audiovisual montage and the evolution of the classic narrative. It will be analyzed how MTV developed a montage genre that was later extended to other programmatic areas of television and contemporary cinema. The music video was an essential vehicle in the massification of segmented and fragmented narratives, especially through the intensive use of techniques such as jump-cut 6, fast pace 7 editing, fast-motion 8 and slow-motion 9, techniques that would later be adopted in the same and different formats by other mass media industries. The commercial Hollywood cinema served as the foundation for the industrialization of the film medium, although throughout history there were exceptions. The premise of working with a logic where the producer has the power of decision opened the way so you can change any project in the middle of its execution or replace a director, something unthinkable in the European author cinema, where the director has usually the power to decide about the film he is directing. The american production employed in the blockbuster is build around formulas that were tested and repeated over decades. The logic of montage in the service of narrative, which organizes continuity between plans and paces, evolved into an invisible language that insinuates itself into our lives as spectators and, with few exceptions, remains the rule adopted in almost the entire contemporary cinema.Burnay, Catarina do Amaral Dias DuffVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNobre, Bruno Miguel Gaspar2020-02-28T01:30:44Z2016-02-1820152016-02-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19238TID:201336863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:15:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:15:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
title |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
spellingShingle |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea Nobre, Bruno Miguel Gaspar Cinema Ritmo Montagem Videoclip Narrativa Montage Music Video Narrative Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
title_full |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
title_fullStr |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
title_full_unstemmed |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
title_sort |
Um mundo mais rápido : a manipulação de ritmo na montagem audiovisual contemporânea |
author |
Nobre, Bruno Miguel Gaspar |
author_facet |
Nobre, Bruno Miguel Gaspar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burnay, Catarina do Amaral Dias Duff Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Bruno Miguel Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Ritmo Montagem Videoclip Narrativa Montage Music Video Narrative Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cinema Ritmo Montagem Videoclip Narrativa Montage Music Video Narrative Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente estudo propõe estabelecer uma relação entre a evolução da montagem audiovisual contemporânea e a evolução da narrativa clássica. Será analisada a forma como a MTV 1 desenvolveu um género de montagem que foi posteriormente estendido a outras áreas programáticas de televisão e cinema contemporâneo. O videoclip foi um veículo essencial na massificação de narrativas segmentadas e fragmentadas, sobretudo através do uso intensivo de técnicas como jump-cut 2, montagem com pace 3 rápido, fast-motion 4 e slow-motion 5, técnicas que viriam a ser mais tarde adoptadas, no mesmo e em diferentes formatos, noutros meios de comunicação de massas. O cinema comercial de Hollywood serviu de alicerce para a industrialização do meio cinematográfico, apesar de ao longo da história existirem excepções. A premissa de trabalhar com uma lógica onde o produtor tem o poder de decisão veio abrir caminho para que se possa alterar um projeto a meio da sua execução ou substituir um realizador, algo impensável no cinema europeu de autor, onde o realizador tem, normalmente, o poder de decisão sobre o filme que realiza. A produção americana empregue no blockbuster assenta em fórmulas testadas e repetidas ao longo de décadas. A lógica da montagem ao serviço da narrativa, que organiza a continuidade entre os planos e os ritmos, evoluiu para uma linguagem invisível que se insinua nas nossas vidas como espectadores e, salvo algumas excepções, continua a ser a regra adoptada na quase totalidade do cinema contemporâneo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-02-18 2016-02-18T00:00:00Z 2020-02-28T01:30:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19238 TID:201336863 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19238 |
identifier_str_mv |
TID:201336863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546841818923008 |