Deus sabe: a montagem expressiva no cinema narrativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ricardo José da Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9061
Resumo: Este ensaio constitui uma reflexão sobre as duas principais conceções de montagem cinematográfica, a expressiva e a narrativa, ao mesmo tempo que pretende fundamentar as opções de montagem no filme Deus Sabe, como parte integrante do trabalho de Mestrado em Comunicação Audiovisual, na vertente de Produção e Realização. Procuramos também fundamentar a predominância do método de planificação analítica no filme Deus Sabe, não só pela sua adequação a uma montagem expressiva, mas sobretudo pela sua pertinência para a história. Digamos que se procura evidenciar as potencialidades criativas e poéticas da montagem expressiva (que o cinema contemporâneo evita, preferindo o menor risco da montagem alicerçada na relação causal), geradora de um subtexto polissémico, já que ela introduz novos elementos, muitas vezes externos à diegese do filme, sem contudo inviabilizar o propósito da montagem narrativa cujo intuito é ajudar na compreensão da ação dramática por parte do espetador.
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