Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Catarina Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5301
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_033e35ea624b8b579d5f6fd29d6b417f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básicoTecnologias de informação e comunicaçãoRecursos educativos digitaisPrática de ensino supervisionada1º ciclo do ensino básicoInformation and communication technologiesDigital educational resourcesSupervised teaching practice1st cycle of basic educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3º ano que era composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação é tentar compreender os potenciais que a utilização do Software «Pixton» poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo é uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo «Pixton». A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: «Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?» Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB; explorar o recurso digital «Pixton» com vista à sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital «Pixton»; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente às potencialidades do recurso digital «Pixton». Por forma a dar resposta à questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares das turmas da Escola Básica da Boa Esperança. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar o software «Pixton», os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas uma vez que, a sua utilização potenciou níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa ao longo das atividades propostas.This report of training course was held for the fulfilment of the necessary requirements to obtaining the master's degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education. The study was carried out on Escola Básica da Boa Esperança of Castelo Branco, along the practice of Supervised Education (PES), with a third grade class that consisted of 21 students. The objective of this research is trying to understand the potential that the use of the Software «Pixton ' could bring to the teaching/learning process. Tried to see if the use of this educational software is a good tool for teaching and learning through the results obtained from the construction of the cartoons on paper and in digital form in the educational software «Pixton». The central issue in that focused the study was the following: “Can the use of the computer, in the preparation of a digital comic, create better conditions in the teaching/learning process in the field of the study of the Middle?” Starting from this issue-problem, the objectives were: to promote the use of ICT in the teaching-learning process in the 1st CEB; explore the digital resource «Pixton» with a view to their use in an educational context; create better conditions for the teaching/learning in the third year of the 1st CEB, in the study of the environment, through the use of digital resource «Pixton»; collect the opinions of students and teachers with regard to the potential of digital resource «Pixton». To respond to the central question of the research and the objectives set, was developed a qualitative investigation that fell in action research. Therefore, we used data collection techniques as participating observations, field notes, surveys, photographic records and the semistructured interview. This data collection was the direct involvement of the students, the guidance counselor Cooperative and the «Pedagogical Pair» and teachers holders of class in the elementary Escola Básica da Boa Esperança. The results obtained after the analysis and processing of the data, have allowed to conclude that by using the software «Pixton», the students have shown they have acquired the most significant learnings once, use it has boosted levels of greatest interest, commitment, motivation, involvement and sense of initiative along the proposed activities.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAntunes, Ana Catarina Mendes2016-06-28T15:05:44Z2016-04-212016-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5301TID:201204118porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:04.527211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
title Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
Antunes, Ana Catarina Mendes
Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
Prática de ensino supervisionada
1º ciclo do ensino básico
Information and communication technologies
Digital educational resources
Supervised teaching practice
1st cycle of basic education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
title_full Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básico
author Antunes, Ana Catarina Mendes
author_facet Antunes, Ana Catarina Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Catarina Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
Prática de ensino supervisionada
1º ciclo do ensino básico
Information and communication technologies
Digital educational resources
Supervised teaching practice
1st cycle of basic education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
Prática de ensino supervisionada
1º ciclo do ensino básico
Information and communication technologies
Digital educational resources
Supervised teaching practice
1st cycle of basic education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T15:05:44Z
2016-04-21
2016-04-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5301
TID:201204118
url http://hdl.handle.net/10400.11/5301
identifier_str_mv TID:201204118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820866211840