Do consumo à apropriação dos MMORPGs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Fábio Rafael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barriga, Antónia do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/1359
Resumo: Este artigo visa identificar e caracterizar algumas das grandes mudanças que têm conduzido à necessidade de (re)pensar o papel do jogador face a videojogos como os Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Partindo da crítica ao conceito de círculo mágico e tendo por base os diversos contributos teóricos de quem concebe os MMORPGs como um espaço de negociação que aproxima produtores de consumidores (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; entre outros), pretende-se demonstrar a moldagem a que este tipo de jogos estão sujeitos, particularmente o videojogo World of Warcraft. Para tal, e tendo por base uma análise a um fórum de discussão do videojogo em questão, procura-se evidenciar as situações em que a negociação da realidade de jogo esteja presente. Por fim, apresenta-se uma proposta que sistematiza as contribuições teóricas e estrutura o processo que estará na base da moldagem dos MMORPGs.
id RCAP_035bae205ad99ec2bea4c5573c7f2356
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/1359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do consumo à apropriação dos MMORPGsvideo gamesMMORPGsdiscussion forumsnegotiationvideojogosMMORPGsfóruns de discussãonegociaçãoEste artigo visa identificar e caracterizar algumas das grandes mudanças que têm conduzido à necessidade de (re)pensar o papel do jogador face a videojogos como os Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Partindo da crítica ao conceito de círculo mágico e tendo por base os diversos contributos teóricos de quem concebe os MMORPGs como um espaço de negociação que aproxima produtores de consumidores (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; entre outros), pretende-se demonstrar a moldagem a que este tipo de jogos estão sujeitos, particularmente o videojogo World of Warcraft. Para tal, e tendo por base uma análise a um fórum de discussão do videojogo em questão, procura-se evidenciar as situações em que a negociação da realidade de jogo esteja presente. Por fim, apresenta-se uma proposta que sistematiza as contribuições teóricas e estrutura o processo que estará na base da moldagem dos MMORPGs.This article seeks to identify and characterize some of the major changes that have led to the need to (re)think the role of the player regarding video games such as the Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Based on the criticism of the magic circle concept and on several theoretical contributions pointing out the MMORPGs as a space of negotiation that draws producers and consumers together (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; among others), we intend to demonstrate the molding to which this type of games are subjected, particularly in the video game World of Warcraft. A discussion forum of World of Warcraft was analyzed in order to highlight situations in which the negotiation of the game’s reality is present. Finally, we systematize the theoretical contributions and discuss the process underlying the molding of MMORPGs.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/1359porurn:doi:10.4000/cp.1359http://journals.openedition.org/cp/1359Augusto, Fábio RafaelBarriga, Antónia do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-25T03:45:36Zoai:revues.org:cp/1359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:26.879651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do consumo à apropriação dos MMORPGs
title Do consumo à apropriação dos MMORPGs
spellingShingle Do consumo à apropriação dos MMORPGs
Augusto, Fábio Rafael
video games
MMORPGs
discussion forums
negotiation
videojogos
MMORPGs
fóruns de discussão
negociação
title_short Do consumo à apropriação dos MMORPGs
title_full Do consumo à apropriação dos MMORPGs
title_fullStr Do consumo à apropriação dos MMORPGs
title_full_unstemmed Do consumo à apropriação dos MMORPGs
title_sort Do consumo à apropriação dos MMORPGs
author Augusto, Fábio Rafael
author_facet Augusto, Fábio Rafael
Barriga, Antónia do Carmo
author_role author
author2 Barriga, Antónia do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Fábio Rafael
Barriga, Antónia do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv video games
MMORPGs
discussion forums
negotiation
videojogos
MMORPGs
fóruns de discussão
negociação
topic video games
MMORPGs
discussion forums
negotiation
videojogos
MMORPGs
fóruns de discussão
negociação
description Este artigo visa identificar e caracterizar algumas das grandes mudanças que têm conduzido à necessidade de (re)pensar o papel do jogador face a videojogos como os Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Partindo da crítica ao conceito de círculo mágico e tendo por base os diversos contributos teóricos de quem concebe os MMORPGs como um espaço de negociação que aproxima produtores de consumidores (Jenkins, 2006; Steinkuehler, 2006; Klevjer, 2008; Consalvo, 2009; entre outros), pretende-se demonstrar a moldagem a que este tipo de jogos estão sujeitos, particularmente o videojogo World of Warcraft. Para tal, e tendo por base uma análise a um fórum de discussão do videojogo em questão, procura-se evidenciar as situações em que a negociação da realidade de jogo esteja presente. Por fim, apresenta-se uma proposta que sistematiza as contribuições teóricas e estrutura o processo que estará na base da moldagem dos MMORPGs.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/1359
url http://journals.openedition.org/cp/1359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.1359
http://journals.openedition.org/cp/1359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130598913081344