O fenómeno das fake news no contexto das relações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Marlita
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11385
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling O fenómeno das fake news no contexto das relações públicasRelações públicasJornalismoLiteracia mediáticaDesinformaçãoSocial mediaFake newsPublic relationsJournalismMedia literacyDisinformationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.As fake news não são novas. Ao olhar-se para o passado da comunicação, consegue-se perceber que há fenómenos muito semelhantes: a desinformação, o boato, a pós-verdade e os pseudo-eventos. Contudo, atualmente, apresentam uma importância acrescida: têm os social media ao seu dispor, que lhes proporciona uma maior velocidade de propagação e, consequentemente, permite que se multipliquem e se tornem globais. É neste ponto que nos situamos, e é a partir deste contexto que se pretende compreender a natureza da relação entre as Relações Públicas e as fake news. Percebe-se que os profissionais desta área não podem ignorar a existência de fake news, sendo necessário monitorizar, avaliar e delinear estratégias de prevenção e de reação, tal como se torna imperativa a aposta na veracidade dos factos que se transmite aos media e na criação de relações com os stakeholders e públicos. Questiona-se a possibilidade de as Relações Públicas contribuírem para a literacia mediática e explora-se a relação entre os profissionais do setor e os jornalistas, tendo como base o panorama de fake news atual, verificando-se uma maior relevância da mesma. A sustentar a parte empírica desta dissertação estão as visões de 17 profissionais da área das Relações Públicas, que trabalham em agências de comunicação nacionais.ABSTRACT : What we call fake news are not new. Looking at the past of communication, one can see that there are very similar phenomena’s: misinformation, rumours, post-truths and socalled events. Today, however, they have an added importance: they have social media at their disposal, which gives them a faster spread and therefore allows them to multiply and become global. This is where we stand and it is from this context that we want to understand the nature of the relationship between Public Relations and fake news. We realize that professionals in this area cannot ignore on the existence of fake news, with much necessity to monitor, evaluate and outline prevention and reaction strategies, as it is imperative to bet on the truth of the facts transmitted to the media and the creation of relationships with stakeholders and audiences. We question the possibility of Public Relations contributing to media literacy and explore the relationship between industry professionals and journalists, based on the current fake news landscape, with a greater relevance. Supporting the empirical part of this dissertation are the views of 17 PR professionals working in national media agencies.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialJorge, Nuno da SilvaRCIPLCarneiro, Marlita2020-03-31T15:32:18Z2019-12-062019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11385TID:202330125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.870650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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