Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Flávia Souza de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-18012023-125250/
Resumo: Com o objetivo de entender como abordar os temas fake news e negacionismo científico com estudantes da educação básica, esta pesquisa acompanhou a implementação de uma disciplina eletiva sobre esses assuntos em uma escola estadual na cidade de São Paulo ao longo de 2021 no contexto, portanto, da pandemia de covid-19 e do ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada associou elementos da pesquisa-ação e do estudo de caso, com a realização de intervenções, entrevistas e análise de registros. O referencial teórico combina discussões e abordagens das áreas de Educação, Comunicação, Sociologia e Linguagens, com destaque para manuais e publicações da Unesco sobre Letramento Midiático e Informacional (LMI), usados também como base para a estruturação dos conteúdos e debates da disciplina eletiva pelo grupo de professores envolvidos. A análise, que teve como foco os processos de formação e colaboração do grupo docente no contexto da disciplina eletiva, mostrou ser possível a articulação de um grupo multidisciplinar de professores (em serviço e em formação inicial) de forma a combinar a análise da estrutura/discurso das fake news com a mobilização de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas na escola. Essa articulação interdisciplinar, em conjunto com o estabelecimento de objetivos de leitura neste caso, voltados à classificação do conteúdo estudado em categorias mais específicas da ecologia da desinformação , mostrou-se um caminho possível para estruturar os conteúdos e aulas da disciplina. Construiu-se, assim, uma experiência cooperativa e colaborativa em que foram testadas possibilidades para dar conta da complexidade dos temas propostos.
id USP_399a9183a16cccdc01b1207388beaf1c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18012023-125250
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19Pedagogical practices in a course on fake news in basic education: possibilities and challenges in the context of the covid-19 pandemicBasic educationDenialismDesinformaçãoDisinformationEducação básicaFake newsFake newsLetramento midiáticoMedia literacyNegacionismoCom o objetivo de entender como abordar os temas fake news e negacionismo científico com estudantes da educação básica, esta pesquisa acompanhou a implementação de uma disciplina eletiva sobre esses assuntos em uma escola estadual na cidade de São Paulo ao longo de 2021 no contexto, portanto, da pandemia de covid-19 e do ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada associou elementos da pesquisa-ação e do estudo de caso, com a realização de intervenções, entrevistas e análise de registros. O referencial teórico combina discussões e abordagens das áreas de Educação, Comunicação, Sociologia e Linguagens, com destaque para manuais e publicações da Unesco sobre Letramento Midiático e Informacional (LMI), usados também como base para a estruturação dos conteúdos e debates da disciplina eletiva pelo grupo de professores envolvidos. A análise, que teve como foco os processos de formação e colaboração do grupo docente no contexto da disciplina eletiva, mostrou ser possível a articulação de um grupo multidisciplinar de professores (em serviço e em formação inicial) de forma a combinar a análise da estrutura/discurso das fake news com a mobilização de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas na escola. Essa articulação interdisciplinar, em conjunto com o estabelecimento de objetivos de leitura neste caso, voltados à classificação do conteúdo estudado em categorias mais específicas da ecologia da desinformação , mostrou-se um caminho possível para estruturar os conteúdos e aulas da disciplina. Construiu-se, assim, uma experiência cooperativa e colaborativa em que foram testadas possibilidades para dar conta da complexidade dos temas propostos.In order to understand how to debate fake news and scientific denialism with basic education students, this research monitored the implementation of an optional course on these subjects in a public school in the city of São Paulo throughout 2021 in the context of the covid-19 pandemic and emergency remote teaching. The methodology associated elements of action research and case study, with interventions, interviews, and analysis of records. The theoretical framework combines discussions and approaches from the areas of Education, Communication, Sociology, and Languages, with emphasis on Unesco manuals and publications on Media and Information Literacy (MIL), also used as a basis for structuring the contents and debates in the optional course by the group of teachers involved. The analysis, which focused on the processes of training and collaboration of the teaching group in the context of the elective course, revealed that it is possible to articulate a multidisciplinary group of teachers (in service and in initial training) in order to combine the analysis of the structure/discourse of fake news with the mobilization of knowledge discussed in other school subjects. This interdisciplinary articulation, together with the use of reading goals in this case, aimed at classifying examples of fake news into more specific categories of the disinformation-misinformation ecology was considered a viable method to structure the contents and classes of the optional course. It was a cooperative and collaborative experience, in which possibilities to deal with the complexity of the matter were tested.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoSiqueira, Flávia Souza de2022-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-18012023-125250/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-30T17:04:18Zoai:teses.usp.br:tde-18012023-125250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-30T17:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
Pedagogical practices in a course on fake news in basic education: possibilities and challenges in the context of the covid-19 pandemic
title Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
spellingShingle Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
Siqueira, Flávia Souza de
Basic education
Denialism
Desinformação
Disinformation
Educação básica
Fake news
Fake news
Letramento midiático
Media literacy
Negacionismo
title_short Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
title_full Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
title_fullStr Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
title_sort Práticas pedagógicas em uma disciplina sobre fake news na educação básica: possibilidades e desafios no contexto da pandemia de covid-19
author Siqueira, Flávia Souza de
author_facet Siqueira, Flávia Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Flávia Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Basic education
Denialism
Desinformação
Disinformation
Educação básica
Fake news
Fake news
Letramento midiático
Media literacy
Negacionismo
topic Basic education
Denialism
Desinformação
Disinformation
Educação básica
Fake news
Fake news
Letramento midiático
Media literacy
Negacionismo
description Com o objetivo de entender como abordar os temas fake news e negacionismo científico com estudantes da educação básica, esta pesquisa acompanhou a implementação de uma disciplina eletiva sobre esses assuntos em uma escola estadual na cidade de São Paulo ao longo de 2021 no contexto, portanto, da pandemia de covid-19 e do ensino remoto emergencial. A metodologia utilizada associou elementos da pesquisa-ação e do estudo de caso, com a realização de intervenções, entrevistas e análise de registros. O referencial teórico combina discussões e abordagens das áreas de Educação, Comunicação, Sociologia e Linguagens, com destaque para manuais e publicações da Unesco sobre Letramento Midiático e Informacional (LMI), usados também como base para a estruturação dos conteúdos e debates da disciplina eletiva pelo grupo de professores envolvidos. A análise, que teve como foco os processos de formação e colaboração do grupo docente no contexto da disciplina eletiva, mostrou ser possível a articulação de um grupo multidisciplinar de professores (em serviço e em formação inicial) de forma a combinar a análise da estrutura/discurso das fake news com a mobilização de conhecimentos trabalhados em outras disciplinas na escola. Essa articulação interdisciplinar, em conjunto com o estabelecimento de objetivos de leitura neste caso, voltados à classificação do conteúdo estudado em categorias mais específicas da ecologia da desinformação , mostrou-se um caminho possível para estruturar os conteúdos e aulas da disciplina. Construiu-se, assim, uma experiência cooperativa e colaborativa em que foram testadas possibilidades para dar conta da complexidade dos temas propostos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-18012023-125250/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-18012023-125250/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090821483397120