Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62182
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_035e8ced625481c7bdfc74218c65fc44
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62182
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridadeCooperation, responsibility and autonomy in Science Education: a study with students in 10th gradeAprendizagem cooperativaConhecimentoDesenvolvimento de competênciasEnsino das ciênciasCooperative learningKnowledgeSkills developmentScience teachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA aprendizagem cooperativa é uma metodologia com a qual os alunos se ajudam no processo de aprendizagem atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento sobre um dado objetivo. Foi com esta ideia em mente que defini a minha intervenção pedagógica, após constatar, através de uma análise naturalista da turma, que alguns alunos não estavam totalmente inseridos no seio da mesma, influenciando o comportamento e aproveitamento escolar na disciplina. O projeto de intervenção pedagógica supervisionada foi desenvolvido numa Escola de Ensino Básico e Secundário de uma Cooperativa de Ensino, focalizando-se numa turma do 10 º ano com 27 alunos, na disciplina de Biologia e Geologia do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, na lecionação da unidade didática Distribuição de Matéria. Este projeto de intervenção pedagógica desenvolveu-se com o intuito de: i) averiguar como evolui o conhecimento substantivo e processual durante a aprendizagem cooperativa na unidade didática Distribuição de Matéria no 10º ano de escolaridade; ii) analisar o impacto da intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de autonomia, cooperação e responsabilidade; iii) identificar a valorização atribuída pelos alunos às atividades e aos papéis de aprendizagem cooperativa vivenciados. Os instrumentos de recolha de dados foram diversificados, tendo-se realizado uma abordagem qualitativa, de caráter mais descritivo, mas também quantitativa, no domínio cognitivo. Assim, recorreu-se a um questionário de conhecimentos sobre a unidade de ensino (pré-teste e pós-teste), um questionário final relativamente à perceção dos alunos sobre o trabalho cooperativo, grelhas de autoavaliação e observação naturalista. Os resultados vieram indicar que a aprendizagem em grupos de trabalho cooperativo, proporcionaram positivamente o desenvolvimento de competências nos domínios concetual e atitudinal. reforçando a extrema importância do desenvolvimento de estratégias orientadas para a interação entre alunos. A análise dos dados revelou ainda que os alunos sentiram grande satisfação em aprender em ambiente cooperativo.Cooperative learning is a methodology in which students help themselves in the learning process by acting as partners with each other and with the teacher, aiming to acquire knowledge about a given objective. It is with this awareness in mind that I defined my pedagogical intervention, after noticing through a naturalistic analysis of the class that some students were not integrated in the same, influencing the behavior and academic achievement of the subject. The supervised pedagogical intervention project was conducted in a Basic and Secondary School of a Teaching Cooperative Society, focusing on a 10 grade class with 27 students in the Biology and Geology th subject of the Humanistic Science and Technology course during the teaching of the didactic unit Distribution of Matter. This project of pedagogical intervention was developed with the purpose of: i) ascertaining how substantive and procedural knowledge evolves during cooperative learning in the didactic unit Distribution of Matter in the 10 year; ii) analyzing the impact of the pedagogic th intervention in the development of competences of autonomy, cooperation and responsibility; iii) identifying the value attributed by students to the activities and cooperative learning roles experienced. The data collection instruments were diversified and a qualitative, more descriptive and also quantitative approach in the cognitive domain was carried out. Thus, a questionnaire of knowledge on the teaching unit (pre-test and post-test), a final questionnaire on students perception on cooperative work, grids of self-assessment and naturalistic observation, were used. The results showed that learning in cooperative working groups contributed positively to the development of competences in the conceptual and attitudinal domains, reinforcing the extreme importance of the development of strategies oriented to the interaction between students. The data analysis showed yet that the students felt more satisfaction in learning in a cooperative environment.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoGonçalves, Ângelo Manuel Marques20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62182por202294358info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:14.796120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Cooperation, responsibility and autonomy in Science Education: a study with students in 10th grade
title Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
spellingShingle Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Cooperative learning
Knowledge
Skills development
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
title_full Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
title_fullStr Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
title_sort Cooperação, responsabilidade e autonomia na Educação em Ciências: um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade
author Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
author_facet Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilaça, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ângelo Manuel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Cooperative learning
Knowledge
Skills development
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Conhecimento
Desenvolvimento de competências
Ensino das ciências
Cooperative learning
Knowledge
Skills development
Science teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62182
url http://hdl.handle.net/1822/62182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133030253592576