Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica, levada a cabo numa turma do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prenderam-se com o mau comportamento, a falta de interesse/motivação, os conflitos entre os alunos e as dificuldades de aprendizagem evidentes ao longo de todo o processo de observação não-participante. Neste sentido, era essencial proporcionar a estes discentes experiências que os levassem a adquirir competências sociais, necessárias ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida, assim como motivá-los para a aprendizagem contribuindo para a melhoria dos resultados académicos. Surge, assim, a ideia de adaptar as atividades sobre a temática a abordar, Diversidade nas Plantas, à aprendizagem cooperativa. Assim sendo, este estudo foi delineado com fins pedagógicos, mas também investigativos, enquadrando-se num paradigma construtivista, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, os questionários, o focus group, as gravações áudio e a análise dos documentos produzidos pelos participantes. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, uma maior motivação e predisposição para a execução das atividades em grupo, bem como uma melhoria nos resultados académicos na disciplina onde o estudo se desenrolou. |
id |
RCAP_1971e436d5b71c3fb7f5d6a06094c3d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadeAprendizagem cooperativaEnsino das ciênciasCompetências cognitivas e sociaisSucesso escolarDiversidade nas plantasCooperative learningScience educationCognitive and social skillsSchool successDiversity in plantsO presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica, levada a cabo numa turma do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prenderam-se com o mau comportamento, a falta de interesse/motivação, os conflitos entre os alunos e as dificuldades de aprendizagem evidentes ao longo de todo o processo de observação não-participante. Neste sentido, era essencial proporcionar a estes discentes experiências que os levassem a adquirir competências sociais, necessárias ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida, assim como motivá-los para a aprendizagem contribuindo para a melhoria dos resultados académicos. Surge, assim, a ideia de adaptar as atividades sobre a temática a abordar, Diversidade nas Plantas, à aprendizagem cooperativa. Assim sendo, este estudo foi delineado com fins pedagógicos, mas também investigativos, enquadrando-se num paradigma construtivista, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, os questionários, o focus group, as gravações áudio e a análise dos documentos produzidos pelos participantes. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, uma maior motivação e predisposição para a execução das atividades em grupo, bem como uma melhoria nos resultados académicos na disciplina onde o estudo se desenrolou.This study was developed as part of an educational intervention carried out in a 5th grade class, in the discipline of Natural Sciences, involving children aged 10 to 12 years. The reasons that led to the formulation of this intervention project were related to the misbehavior, lack of interest / motivation, conflicts between students and the difficulties of learning evident throughout the observation process. In this regard, it was essential to provide these students, experiences that would lead them to acquire social skills, which would be required in their learning process throughout life, as well as motivate them for learning, contributing to the improvement of academic achievement. Thus, arose, the idea of adapting the activities on the theme to be addressed, diversity in plants, to cooperative learning. Therefore, this study was designed both for teaching and investigative purposes. It fits in a constructivist paradigm, having opted for a qualitative methodology, privileging as data collection methods participant observation, field notes, questionnaires, focus group, audio recordings and analysis of documents produced by the participants. The results showed an increase in the acquisition of relational skills and cooperation with in students, greater motivation and willingness to carry out the group activities and an increase in academic achievement in the discipline where the study took place.2016-06-22T14:07:17Z2015-12-17T00:00:00Z2015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1577TID:201650754porPires, Diana Sofia Arantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:56Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:22.953075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade Pires, Diana Sofia Arantes Aprendizagem cooperativa Ensino das ciências Competências cognitivas e sociais Sucesso escolar Diversidade nas plantas Cooperative learning Science education Cognitive and social skills School success Diversity in plants |
title_short |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_sort |
Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
author |
Pires, Diana Sofia Arantes |
author_facet |
Pires, Diana Sofia Arantes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Diana Sofia Arantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Ensino das ciências Competências cognitivas e sociais Sucesso escolar Diversidade nas plantas Cooperative learning Science education Cognitive and social skills School success Diversity in plants |
topic |
Aprendizagem cooperativa Ensino das ciências Competências cognitivas e sociais Sucesso escolar Diversidade nas plantas Cooperative learning Science education Cognitive and social skills School success Diversity in plants |
description |
O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica, levada a cabo numa turma do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prenderam-se com o mau comportamento, a falta de interesse/motivação, os conflitos entre os alunos e as dificuldades de aprendizagem evidentes ao longo de todo o processo de observação não-participante. Neste sentido, era essencial proporcionar a estes discentes experiências que os levassem a adquirir competências sociais, necessárias ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida, assim como motivá-los para a aprendizagem contribuindo para a melhoria dos resultados académicos. Surge, assim, a ideia de adaptar as atividades sobre a temática a abordar, Diversidade nas Plantas, à aprendizagem cooperativa. Assim sendo, este estudo foi delineado com fins pedagógicos, mas também investigativos, enquadrando-se num paradigma construtivista, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, os questionários, o focus group, as gravações áudio e a análise dos documentos produzidos pelos participantes. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, uma maior motivação e predisposição para a execução das atividades em grupo, bem como uma melhoria nos resultados académicos na disciplina onde o estudo se desenrolou. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17T00:00:00Z 2015-12-17 2016-06-22T14:07:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577 TID:201650754 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577 |
identifier_str_mv |
TID:201650754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131529045082112 |