Aprender a cooperar: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Diana Sofia Arantes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1577
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito de uma intervenção pedagógica, levada a cabo numa turma do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. As razões que levaram à formulação deste projeto de intervenção prenderam-se com o mau comportamento, a falta de interesse/motivação, os conflitos entre os alunos e as dificuldades de aprendizagem evidentes ao longo de todo o processo de observação não-participante. Neste sentido, era essencial proporcionar a estes discentes experiências que os levassem a adquirir competências sociais, necessárias ao seu processo de aprendizagem ao longo da vida, assim como motivá-los para a aprendizagem contribuindo para a melhoria dos resultados académicos. Surge, assim, a ideia de adaptar as atividades sobre a temática a abordar, Diversidade nas Plantas, à aprendizagem cooperativa. Assim sendo, este estudo foi delineado com fins pedagógicos, mas também investigativos, enquadrando-se num paradigma construtivista, tendo-se optado por uma metodologia qualitativa, privilegiando-se como métodos de recolha de dados a observação participante, as notas de campo, os questionários, o focus group, as gravações áudio e a análise dos documentos produzidos pelos participantes. Os resultados obtidos demonstraram uma evolução na aquisição de competências relacionais e de cooperação nos alunos, uma maior motivação e predisposição para a execução das atividades em grupo, bem como uma melhoria nos resultados académicos na disciplina onde o estudo se desenrolou.
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