Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Andreia Soraia Cotovio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10993
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_0369243465da40731bfc9d6410f547a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEBEducação para a cidadaniaDesenvolvimento sustentávelTrabalho por projetoConceçõesComportamentosCitizenship educationSustainable developmentProjectsConceptionsBehaviorsRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório aborda, de modo reflexivo, a prática desenvolvida no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES II) do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que esta foi desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, numa turma mista de 5.º e 6.º ano. Este trabalho integra uma investigação realizada no contexto de 1.º CEB, que aborda a temática da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e que visa os seguintes objetivos específicos: i) descrever as conceções iniciais dos estudantes sobre o conceito de sustentabilidade; ii) descrever propostas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iii) descrever práticas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iv) descrever as conceções finais dos estudantes sobre sustentabilidade. Atingindo estes objetivos será possível averiguar se a qualidade da intervenção neste âmbito pode ou não modificar conhecimentos e valores dos alunos relativamente a esta temática. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se a aplicação de questionários e a utilização de notas de campo. A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que os alunos não tinham qualquer conhecimento do conceito antes da abordagem da temática. Os alunos revelam capacidade de mobilização do conceito de sustentabilidade em situações-exemplo. A análise das conceções dos alunos revela que estes demonstram uma forte preocupação com o ambiente, sendo que esta foi a principal dimensão do conceito emergente dos projetos da turma.ABSTRAT The current report tackles, in a reflective mode, the practice developed within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES II) curricular unity of the Master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Teaching (CEB) and Maths and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Teaching, being that it was developed in a context of private teaching in the 1st CEB, in a 4th grade class and in a public teaching context in the 2nd CEB, in a mixed class of 5th and 6th grades. This work integrates a research carried out in the context of the 1st CEB, which adresses the theme of Education for Sustainable Development and aims at the following specific objectives: i) to describe the initial conceptions of students about the concept of sustainability, ii) to describe students' proposals to make for a more sustainable planet; iii) describe students' practices to make for a more sustainable planet, iv) to describe students' final conceptions about sustainability. In achieving these objectives, it will be possible to inquire whether or not the quality of the intervention in this area may modify students' knowledge and values in relation to this theme. In accordance with the object of study, a qualitaive methodoligy was used, favouring questionnaire application and field notes usage. The assessment and debate of the results led to the conclusion that before approaching the subject, students had no knowledge of the matter. Students demonstrate the capacity to mobilize the notion of sustainability through instance scenarios. Analysis of the students' concepts demonstrates a strong concern for the environment as it was the main dimension of the emerging concept of class projects.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaValente, BianorRCIPLBernardo, Andreia Soraia Cotovio2020-01-17T11:07:59Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10993TID:202334988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.119562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
title Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
spellingShingle Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
Bernardo, Andreia Soraia Cotovio
Educação para a cidadania
Desenvolvimento sustentável
Trabalho por projeto
Conceções
Comportamentos
Citizenship education
Sustainable development
Projects
Conceptions
Behaviors
title_short Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
title_full Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
title_fullStr Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
title_full_unstemmed Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
title_sort Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEB
author Bernardo, Andreia Soraia Cotovio
author_facet Bernardo, Andreia Soraia Cotovio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Andreia Soraia Cotovio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Desenvolvimento sustentável
Trabalho por projeto
Conceções
Comportamentos
Citizenship education
Sustainable development
Projects
Conceptions
Behaviors
topic Educação para a cidadania
Desenvolvimento sustentável
Trabalho por projeto
Conceções
Comportamentos
Citizenship education
Sustainable development
Projects
Conceptions
Behaviors
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
2019-07-18T00:00:00Z
2020-01-17T11:07:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10993
TID:202334988
url http://hdl.handle.net/10400.21/10993
identifier_str_mv TID:202334988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459785973760