Bullying: um estudo exploratório das práticas parentais e das atitudes relativas à diversidade de género e etnia na compreensão do fenómeno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35858 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
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Bullying: um estudo exploratório das práticas parentais e das atitudes relativas à diversidade de género e etnia na compreensão do fenómenoCriançasPráticas parentaisEtnia e culturaDiversidade de géneroBullyingChildrenParental practicesEthnic and cultureDiversity of gender37.015.3316.647.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)O bullying carateriza-se por comportamentos negativos recorrentes de vitimação, perpetrada por um ou mais agressores, revertendo em agressões físicas, verbais ou psicológicas, de natureza explícita e direta ou indireta e encoberta, estando subjacente à vitimação o desequilíbrio de poder entre a vítima e o agressor. Muitos são os fatores que podem influenciar a prática destes comportamentos negativos para com os pares. O presente trabalho apresenta um estudo exploratório dos comportamentos de bullying, das atitudes perante a homossexualidade feminina e masculina e da diversidade étnica e cultural, acrescentando questões sobre as práticas parentais e o envolvimento dos pais na aprendizagem dos alunos com o objetivo de investigar a relação destas variáveis com as atitudes e as práticas de bullying.Integraram a amostra 41 alunos de duas turmas do 5º e 6º anos com idade média de 11 anos, composta por 73,8% alunos do sexo masculino e 26,2% do sexo feminino. Os resultados obtidos sugerem que os alunos percecionam positivamente o apoio e o envolvimento dos pais e dos irmãos (sendo que 97,6% recebem ajuda nos trabalhos de casa, dos quais 31,7% recebem apoio dos irmãos).As conclusões de maior relevo são: as crianças de sexo masculino são aquelas que mais perpetram bullying físico para com os pares (4,9%); muitas delas já passaram o recreio sozinhas (26,1%); os participantes do sexo masculino não concordam estabelecer relações de amizade com homossexuais (46,3%) e as participantes do sexo feminino não concordam estabelecer relações de amizade com lésbicas (19%); as crianças de ambos os sexos estariam dispostas a votar num partido racista ou xenófobo (47,5%) e 36,6% consideram positivo que sejam realizadas ações discriminatórias contra grupos minoritários. Em suma, podemos salientar, com base nos dados, a importância de um olhar atento ao fenómeno do bullying bem como ao desenvolvimento de ações para promover a tolerância, junto dos alunos, e a criação de um clima positivo e de segurança no contexto escolar, envolvendo também todos os agentes que podem promover a mudança de clima na escola (alunos, pais, professores e corpo de funcionários).Bullying is characterized by repeated negative behaviors towards a victim, perpetrated byone or more aggressors, through physical, verbal or psychological aggressions which take overtand direct forms of behavior or indirect and covert ones, featuring victimization and imbalance of power between victim and aggressor. Many factors can influence the practice of these negative behaviors towards peers. The present work presents an exploratory study of bullying behaviors, gay and lesbian homophobia and ethnic and cultural biased attitudes. Data collection was gathered among students through a questionnaire survey aiming at studying the relation of these variables with parental practices and investigating the parental involvement in learning of students and its relationship with the school. The sample included 41 students from two classes of 5th and 6th grades, age mean 11 years-old, 73,8% male students and 26,2% female students. The results suggest that the students perceived positively the support and involvement of their parents and brothers (97,6% of students received support to make the homework, of which 31, 7% received support from their brothers).The most relevant conclusions point out boys as those who perpetrate most physical bullying toward peers (4,9%); most of them have already spent school recess alone (26,1%); male participants were not keen to make friend with gays(46,3%) and the female participants were not keen to make friends with lesbians (19%); children of both gender were willing to vote in a racist or xenophobic party (47,5%) and 36,6% considered to be normal making discriminatory actions toward minority groups. Concluding, we can highlight, based on the data, the importance of paying attention to the bullying phenomenon as well as action development at the school level to promote values of tolerance, increase the students bonding enabling a positive and safety environment in school, involving all agents in the school climate change (pupils, parents, teachers and staff).Almeida, Ana Maria Tomás deUniversidade do MinhoCunha, Ana Catarina Rodrigues da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35858por201500566info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:57.144276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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