Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19073 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_6d8186ed14337597c0fc9be64004c5a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondidaViolênciaBullyingMobbingCyberbullyingHarassmentViolence37.015.3316.647.3316.77:681.324681.324:316.77Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)As transformações produzidas pelas TIC, e particularmente pela internet, de acesso cada vez mais generalizado nos lares portugueses, revolucionaram o nosso quotidiano e penetraram intensamente os comportamentos individuais e colectivos e as relações interpessoais. As extraordinárias virtualidades disponibilizadas pelas TIC trazem consigo potenciais riscos, também eles enormes, se usadas de forma abusiva ou indevida. A nossa investigação inseriu-se nesse potencial de riscos e conflitos de natureza social a que estão expostos os professores. O tema - “Cyberbullying sobre os professores – Uma realidade escondida”- apresentou-se como relevante e inovador, no contexto português, pela gravidade das repercussões no quotidiano emocional e social dos professores e na organização escolar onde estão inseridos. Com o presente estudo, exploratório, descritivo, utilizando uma abordagem do tipo quantitativa, pretendemos contribuir para desocultar o problema e fazer uma primeira aproximação à dimensão e às características deste fenómeno, perceber qual é o seu impacto sobre as vítimas e percepcionar o interesse que o fenómeno suscita. A recolha de dados deste estudo foi realizada através dum inquérito por questionário online, ao qual responderam 3 426 professores. Um terço dos professores declarou já ter sido alvo de cyberbullying (34%), facto comprovado, em termos de conhecimento dos casos, por 14% dos colegas. O Cyberbullying sobre os professores é essencialmente praticado por alunos, mas existe uma elevada percentagem de ocorrências perpetradas por pais ou encarregados de educação e outros docentes. O impacto emocional sobre as vítimas é arrasador e tem enormes repercussões na sua vida familiar e profissional.The changes produced by ICT, and particularly by the Internet, whose access is increasingly universalized in Portuguese households, have revolutionized our daily lives and also penetrated deeply individual and collective behaviour and interpersonal relationships. However, the extraordinary virtues of ICT also bring enormous potential risks, if they are used improperly. Our research analyses part of these potential risks of social conflicts which teachers are exposed to. The theme - "Cyberbullying against teachers - a hidden reality" – presents itself as relevant and innovative in the Portuguese context because of the severity of the impact on the everyday emotional and social development of teachers and school organization where they are inserted. With this exploratory descriptive study, using a quantitative type approach, we intend to contribute to uncover the problem and make a first approximation to the dimension and characteristics of the phenomenon, understand what its impact on the victims is and perceive the interest that the phenomenon raises. The collection of data of this study was conducted through a questionnaire survey online which 3423 teachers responded to. A third of teachers said they had been targeted by cyberbullying (34%), fact proved, in terms of knowledge of the cases, by 14% of their peers. Cyberbullying against teachers is essentially practised by students but there is a high percentage of incidents perpetrated by parents or guardians and other teachers. The emotional impact on the victims is devastating and has huge repercussions on their professional and family life.Gomes, Maria JoãoUniversidade do MinhoMatos, José António Pinto de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:22.988947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
title |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
spellingShingle |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida Matos, José António Pinto de Violência Bullying Mobbing Cyberbullying Harassment Violence 37.015.3 316.647.3 316.77:681.324 681.324:316.77 |
title_short |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
title_full |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
title_fullStr |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
title_full_unstemmed |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
title_sort |
Cyberbullying sobre os professores : uma realidade escondida |
author |
Matos, José António Pinto de |
author_facet |
Matos, José António Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Maria João Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, José António Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Bullying Mobbing Cyberbullying Harassment Violence 37.015.3 316.647.3 316.77:681.324 681.324:316.77 |
topic |
Violência Bullying Mobbing Cyberbullying Harassment Violence 37.015.3 316.647.3 316.77:681.324 681.324:316.77 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19073 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132286316183552 |