Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17681
Resumo: No decorrer do mestrado integrei na Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância na instituição Coopberço, um trabalho a nível da dimensão lúdica respeitante ao desenvolvimento das atividades dramáticas, que irá ser descrito no presente relatório de estágio. Ao longo do relatório à medida que aprofundo o tema “O papel da Expressão Dramática no Brincar”, irei também descrever aspetos relativos à minha conduta enquanto futura educadora, pautados pelo Perfil Profissional do Educador de Infância e a Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Tenciono também demonstrar através dos momentos decorridos na PES em Creche e Jardim de Infância de que formaa expressão dramática esteve presente na brincadeira das crianças; Supervised Teaching practice on Pre-school education: The role of drama expression on the play Abstract: Throughout my master’s degree I have integrated in the Supervised Teaching Practice (PES) both in Daycare Center and Kindergarten on the Coopberço institution, an investigation on the playful dimension concerning the development of drama activities, which will be described in this internship report Throughout this report, while I deepen the subject “The role of scenic expression on the play”, I will also describe matters relative to my conduct as a future educator, aligned by both Preschool Teacher Professional Profile and the Letter of Principles to a Professional Ethics from the Preschool Professional Association (APEI) I also intend to demonstrate through the moments occurred in PES in Daycare Center and Kindergarten how scenic expression was present on child’s play.
id RCAP_03714f3d4e602d8cd0c7917b63a9353c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincarPapelExpressão dramáticaBrincarAção educativaRoleDramaPlayEducative actionNo decorrer do mestrado integrei na Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância na instituição Coopberço, um trabalho a nível da dimensão lúdica respeitante ao desenvolvimento das atividades dramáticas, que irá ser descrito no presente relatório de estágio. Ao longo do relatório à medida que aprofundo o tema “O papel da Expressão Dramática no Brincar”, irei também descrever aspetos relativos à minha conduta enquanto futura educadora, pautados pelo Perfil Profissional do Educador de Infância e a Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Tenciono também demonstrar através dos momentos decorridos na PES em Creche e Jardim de Infância de que formaa expressão dramática esteve presente na brincadeira das crianças; Supervised Teaching practice on Pre-school education: The role of drama expression on the play Abstract: Throughout my master’s degree I have integrated in the Supervised Teaching Practice (PES) both in Daycare Center and Kindergarten on the Coopberço institution, an investigation on the playful dimension concerning the development of drama activities, which will be described in this internship report Throughout this report, while I deepen the subject “The role of scenic expression on the play”, I will also describe matters relative to my conduct as a future educator, aligned by both Preschool Teacher Professional Profile and the Letter of Principles to a Professional Ethics from the Preschool Professional Association (APEI) I also intend to demonstrate through the moments occurred in PES in Daycare Center and Kindergarten how scenic expression was present on child’s play.Universidade de Évora2016-03-02T09:59:36Z2016-03-022015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17681http://hdl.handle.net/10174/17681TID:201122375porDepartamento de Pedagogia e Educaçãojoana_aleixo@sapo.pt673Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:45.548716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
title Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo
Papel
Expressão dramática
Brincar
Ação educativa
Role
Drama
Play
Educative action
title_short Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
title_full Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
title_sort Prática de ensino supervisionada em ducação pré-escolar: o papel da expressão dramática no brincar
author Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo
author_facet Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Joana Miguel Santana Marques Aleixo
dc.subject.por.fl_str_mv Papel
Expressão dramática
Brincar
Ação educativa
Role
Drama
Play
Educative action
topic Papel
Expressão dramática
Brincar
Ação educativa
Role
Drama
Play
Educative action
description No decorrer do mestrado integrei na Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim de Infância na instituição Coopberço, um trabalho a nível da dimensão lúdica respeitante ao desenvolvimento das atividades dramáticas, que irá ser descrito no presente relatório de estágio. Ao longo do relatório à medida que aprofundo o tema “O papel da Expressão Dramática no Brincar”, irei também descrever aspetos relativos à minha conduta enquanto futura educadora, pautados pelo Perfil Profissional do Educador de Infância e a Carta de Princípios para uma Ética Profissional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI). Tenciono também demonstrar através dos momentos decorridos na PES em Creche e Jardim de Infância de que formaa expressão dramática esteve presente na brincadeira das crianças; Supervised Teaching practice on Pre-school education: The role of drama expression on the play Abstract: Throughout my master’s degree I have integrated in the Supervised Teaching Practice (PES) both in Daycare Center and Kindergarten on the Coopberço institution, an investigation on the playful dimension concerning the development of drama activities, which will be described in this internship report Throughout this report, while I deepen the subject “The role of scenic expression on the play”, I will also describe matters relative to my conduct as a future educator, aligned by both Preschool Teacher Professional Profile and the Letter of Principles to a Professional Ethics from the Preschool Professional Association (APEI) I also intend to demonstrate through the moments occurred in PES in Daycare Center and Kindergarten how scenic expression was present on child’s play.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-02T09:59:36Z
2016-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17681
http://hdl.handle.net/10174/17681
TID:201122375
url http://hdl.handle.net/10174/17681
identifier_str_mv TID:201122375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
joana_aleixo@sapo.pt
673
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136580405821440